Um pouco fora de timing

Relutei um pouco para postar esse texto primeiramente por causa do hype, quantos posts sobre 13 Reasons Why passaram por você nessas últimas semanas? Aposto que eles podem ser facilmente divididos em:

  • Não seja um motivo para a pessoa se matar.
  • Finalmente estão abordando esse tema que é tão tabu.
  • Não tomaram cuidado o suficiente para abordar o tema, a série é perigosa.

Ok, para quem estava em outro planeta e não sabe do que eu estou falando, 13 Reasons Why é a série do momento (quer dizer, era até semana passada) e o plot é basicamente uma menina que comete suicídio e deixa fitas k7 contendo os “motivos para ela ter se matado", que no caso são pessoas. Ah sim, possivelmente esse texto vai ter spoilers.

E aí vem o meu segundo ~motivo~ que me fez pensar duas vezes antes de escrever esse texto. Suicídio é um tema complicadíssimo pra mim. Me alertaram mais de uma vez para não assistir a série, não existe “ex-suicída”, quando uma pessoa tenta se matar uma vez as chances de ela tentar de novo só aumentam, é bom evitar “gatilhos”.

A curiosidade me venceu, mas a série me decepcionou. Não vou entrar no mérito de ter achado as atuações fracas, ou algumas cenas desnecessárias e colocadas ali apenas para o choque(uma cena em específico, vocês sabem do que eu estou falando). Eu não sei se estava esperando ficar realmente perturbada, o que aconteceu em duas cenas apenas.

Eu acho importante falar dos motivos. Ninguém é motivo para outra pessoa se matar, na minha opinião. Ninguém deveria precisar de uma série para aprender a ser decente e perceber as pessoas que estão ao redor.

As atitudes de um ser para com o outro podem sim afetar e desencadear uma série de conflitos internos e é com isso que uma pessoa com depressão convive. A série falha ao mostrar esses conflitos e 2 coisas acontecem:

  1. Pessoas que assistem a série começam a se sentir “salvadoras da pátria” porque tratam os outros bem
  2. Muitas pessoas pensam que os motivos da Hannah são pueris. Gerando até memes do tipo Hannah pede um lápis emprestado, a pessoa nega e ela faz uma fita sobre essa pessoa.

E sobre esse segundo ponto eu tenho outra coisa a acrescentar: a cena do estupro da Hannah parece que só foi colocada ali para justificar a tristeza dá protagonista. Como se todas as outras coisas já não fossem o suficiente para um pessoa entrar em colapso. Aliás qualquer “fita” já seria motivo o suficiente porque tudo depende de como a pessoa absorve aquilo.

13 Reasons Why funciona como série sim, tanto que eu devorei em 2 dias os 13 episódios, mas falha na conscientização que prega estar fazendo.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Fernanda Clas’s story.