Breve apresentação

Histórias, descobertas e um novo começo como UX Designer

Paulo Roberto
4 min readDec 14, 2018

Pensei em vários jeitos de começar esse texto. De me apresentar, falar sobre meu trabalho ou tratar de algum assunto interessante. Depois, busquei motivos para tomar essa decisão de escrever aqui no Medium.

É estranho, porquê agora sinto um vazio na cabeça e praticamente não tenho mais nada a dizer.

Poderia encerrar aqui mesmo meu texto no bloco de notas e desistir mais uma vez. Porém como forma de me provocar a sair da zona de conforto, decidi continuar.

Começo a sentir um pouco de prazer nesse simples exercício de parar, refletir e conceber.

Por muito tempo estive no meu mundo, isolado, distante. As vezes feliz, as vezes triste, mas sempre desligado, desplugado. Hoje sinto vontade de pertencer, opinar, de ouvir e me mostrar.

Essa vontade chegou depois de alguns chacoalhões que a vida me deu, que me fizeram sair do marasmo que me prendia, e agora, me fazem querer conhecer outros mundos.

Trabalhei por 8 anos em uma grande empresa e por motivos pessoais e um certo comodismo, acabei deixando o tempo passar, sem me preocupar com meu futuro.

Confesso que cheguei até aqui sem correr muitos riscos, mas agora, sinto a necessidade de buscar algo que nunca vivi. Quero correr atrás do meu sucesso, minha verdadeira felicidade, que ainda nem sei exatamente o que é. Talvez ainda esteja longe, porém finalmente acredito que estou no caminho.

Em 2017 decidi mexer na minha carreira e comecei a procurar por palestras e workshops, com intuito de entender o mercado e buscar um novo objetivo.

continuo frequentando o máximo de eventos possíveis

Me apaixonei pela possibilidade de trabalhar com interação, estudar comportamentos humanos e atuar na descoberta de novos produtos e serviços.

Logo em seguida, corri atrás de uma especialização e as coisas começaram a mudar. O curso foi muito importante de fato, mas não foi o conteúdo do curso que me abriu novamente as portas do mercado. Foram as pessoas que estavam ao meu lado buscando conhecimento e os excelentes professores, profissionais renomados da área de UX que me fizeram abrir os olhos e me deram uma nova injeção de ânimo.

Sempre tive vontade de ter um blog, mas nunca o fiz. Como muitas outras coisas na minha vida, acabei postergando e nunca efetivamente coloquei em prática.

Uma nova provocação, comecei a estudar lettering

Minha rotina acabou se tornando uma sucessão de desculpas e empecilhos que eu mesmo criava para fugir de compromissos ou possíveis grandes mudanças. Fui sendo moldado pelo medo de ser julgado ou criticado.

As coisas que eu gosto, de certa forma foram sendo deixadas de lado. Amigos, desejos, sonhos… tudo em prol da rotina, do trabalho, contas para pagar e tudo mais que se faz somar a esse pensamento classe média, culturalmente imposto, onde se você não segue a maioria, você não conquista nada.

Por que estou aqui?

Nesses últimos dias me descobri conhecendo pessoas novas, com tanta capacidade e paixão pelo que fazem que era nítido no olhar delas a satisfação e o orgulho que tinham de serem quem são.

Hoje começo minha jornada no Medium escrevendo um pouco sobre mim, não de maneira convencional. Chego apresentando minhas angustias, bloqueios e ao mesmo tempo me despedindo da minha antiga “persona” não pertencente a nada.

Pretendo utilizar este canal para apresentar os meus processos e descobertas, minha nova rotina como UX Designer e trazer também, minhas opiniões, visões e expectativas com relação ao mercado de trabalho que pertenço.

Espero que com isso, outras pessoas também se provoquem a sair dessa tal zona de conforto, se mostrem mais e que tenham coragem de falar. Anseio que encontrem seus caminhos e digam com orgulho como hoje eu posso dizer:

Olá, meu nome é Paulo, sou designer e amo o que eu faço.

Obrigado por ler o que eu tinha para escrever.

Amo também fotografia e trabalho como UX Designer

--

--

Paulo Roberto

Amo fotografia, trabalho como UX Designer no Bradesco com foco em agências, vindo de empresas como CCEE, BRQ, Editora Globo e Guia de Motéis.