Escorpião e a Morte de Órion

Astro Coeli
2 min readNov 7, 2015

--

Órion era um caçador gigante filho de Poseidon, que lhe deu o dom de caminhar sobre as águas. O Mito do caçador é explicado de duas maneiras. Na primeira, é um caçador amado e protegido da deusa Artémis, também conhecida como Diana, que era a deusa da caça e que ao nascer ajudou sua mãe Leto a fazer o parto de seu irmão gêmeo Apolo, e por isso era invocada e cultuada pelas parteiras. Artémis era uma das mais famosas e cultuadas deusas da antiguidade. Por ciúmes da aproximação da irmã com o caçador, Apolo, sem controle de suas emoções, envia um escorpião gigante para matar Órion, que ao ver que não conseguiria vencer o animal se joga no mar e foge junto de seu cão Sírius. Apolo sabendo que não teria outra oportunidade, e sabendo do orgulho que a irmã sentia de sua própria pontaria, a desafia a acertar um pequeno ponto no mar. A deusa dispara sua flecha certeira que atinge e mata Órion, e quando a maré traz o corpo do caçador à praia, a deusa condoída de remorso o transforma juntamente com seu cão nas constelações de Órion e Cão Maior, para nunca mais os perder de vista, e Apolo transforma em constelação o Escorpião criado para perseguir o caçador.

Em outra versão, Órion consumido pelo desejo persegue e tenta estuprar as Plêiades, filhas de Pleione, todas protegidas e seguidoras do culto de Artémis. A deusa que era grande defensora das mulheres envia um escorpião que pica o caçador no calcanhar e o mata. Após isso a deusa os transforma em constelação para que o caçador passe a eternidade fugindo do escorpião que lhe matou.

A constelação de Órion parece seguir o rastro das plêiades e em seu encalço está a constelação de Cão Maior como seu fiel companheiro. No extremo oposto do céu, fica a constelação de Escorpião que parece seguir o caçador. Quando Órion aparece no céu oriental, Escorpião desce no ocidente, e quando Órion mergulha no ocidente, Escorpião nasce no oriente.

O mito da morte do caçador Órion, em ambas as versões, retrata a intensidade de sentimentos do signo de Escorpião. Sua capacidade de se deixar levar pela luxúria, ciúmes e vingança. Escorpião é o signo da transformação e governante das paixões.

--

--