IMPULSIONE O SEU NEGÓCIO: COMO TRABALHAR A ESTRATÉGIA DE VOLANTE DE MARKETING

Estabeleci um plano de marketing digital, trabalhei o SEO, mas os resultados ainda não são bons. Tenho poucas visitas, não estou conseguindo captar Leads, poucas vendas e pouco engajamento nas redes sociais, as coisas estão acontecendo de forma muito lenta, como não era o esperado. Será a hora de parar? A resposta é: NÃO, não é hora de parar, e neste texto vou explicar o porquê.

Um volante precisa de impulso

Estratégias de SEO são fundamentais para posicionar bem seu negócio nas buscas orgânicas, mas demandam tempo para que você apareça nas primeiras páginas dos mecanismos de busca. Isso pode desanimar quem está começando um negócio online, mas utilizar outras ferramentas e canais ajudam a dar o empurrão que você precisa.

Pense na sua estratégia de marketing como um volante. No início ele é pesado e difícil de girar,ele precisa de um grande impulso para começar, quanto mais impulso, mais rápido ele gira, até que de repente a velocidade aumenta e ele tem o impulso necessário para continuar sozinho. Com o marketing digital acontece a mesma coisa. No início pode parecer difícil e lento, mas com o tempo a rede vai se formando, se conectando e o plano acaba seguindo cada vez de forma menos trabalhosa e com mais resultados. Este é o conceito Flywhell Marketing ou Volante de Marketing ou Marketing de Impulso, desenvolvido por Jim Collins. Quer um exemplo prático? Vamos lá.

No início investir em conteúdo, blog, Facebook, Instagram, Twitter, e-mail marketing, vídeos e etc, pode parecer cansativo e repetitivo. Mas aos poucos os clientes vão aparecendo, as curtidas vão aumentando, os seguidores vão surgindo, os Leads são capturados e quando você menos espera, acontece “O Momento”. O engajamento acontece de forma rápida e os resultados aparecem. As pessoas vão se conectando e falando de você cada vez mais e agora sua empresa é vista como uma expert naquele assunto, as curtidas, Leads e seguidores que eram tão difíceis de alcançar, aparecem espontaneamente.

Para que este volante não perca a rotação, você deve seguir 3 pontos importantes:

  • Invista, sempre!

A estratégia de Marketing de Volante necessita de mais tempo, recursos e dinheiro do que outras estratégias como os links patrocinados. Mas ela tornará o seu esforço muito menor a longo prazo.

  1. Explore, erre e aprenda!

Não tenha medo de explorar novos canais e não desista no primeiro resultado negativo. Persista, as redes sociais mudam o tempo todo, o consumidor usa novas formas de comunicação a todo momento, acompanhe sem medo e dê tempo para que a estratégia aconteça, em algumas casos elas irão fracassar. O importante aqui é não desanimar com o erro e seguir em frente.

  1. Veja o Impulso em todo lugar!

Novos canais surgem a todo instante, não tenha medo ver um volante de impulso em novas oportunidades. Explore novas formas de comunicar. A tentativa é sempre válida, pois nunca sabemos onde pode dar certo. E se não der, volte ao item 2.

Conclusão:

Você precisará de mais investimento, tempo e trabalho em uma estratégia de Marketing de Volante, mas a longo prazo ela vai exigir menos trabalho, mais clientes e o custo de investimento sem grandes flutuações.

Veja mais no vídeo de Rand Fishkin.

https://www.youtube.com/watch?v=aNdgSxLVarc