Marketing de Afiliados: 11 Estratégias para Começar a Vender

Athylla Bastos
13 min readMay 14, 2018

--

Você que se associou ou pretende participar de um programa de afiliados, sabe quais são as melhores formas de vender o produto que representa?

Com o uso da internet é possível apostar em uma série de ferramentas de marketing de afiliados eficientes para atingir os seus objetivos.

Mas para que funcionem como esperado, é preciso ter em mente alguns cuidados.

Entre eles, é de extrema importância que antes de colocar em práticas as melhores estratégias de venda você já conheça muito bem o seu público alvo.

Isso porque é a partir desse conhecimento que é possível definir as ações do marketing de afiliados mais assertivas para chegar até ele e conquistá-lo.

Além disso, é também imprescindível que você saiba tudo sobre o produto digital ou os produtos digitais que esteja promovendo.

É necessário, inclusive, identificar todas as suas vantagens, pois essas informações consistem no grande trunfo que você tem para aumentar a sua conversão de vendas.

Afinal, os benefícios são os principais avaliados na hora da compra.

Estratégias infalíveis para começar a vender

Já as melhores e mais infalíveis estratégias para começar a vender por meio do marketing de afiliados variam de acordo com o seu público alvo e com os infoprodutos que promove.

Isso significa que não existem fórmulas prontas, sendo necessário avaliar de maneira particular cada caso.

Da mesma forma, se você vende mais de um produto, pode ser que eles possuem públicos alvos diferentes e, assim, terá que criar estratégias de marketing individuais.

A vantagem, entretanto, é que elas podem se assemelhar, permitindo que você torne mais eficiente o tempo investido nessa tarefa.

E mais, não adianta começar divulgando os produtos sem foco, apostando em todos os tipos de marketing de afiliados.

É de extrema importância que determinar um plano estratégico para cada infoproduto.

Avalie quais as melhores opções e crie um cronograma de atividades, para registrar a periodicidade com que vai usar cada ferramenta.

Isso ajuda você não só a potencializar o seu trabalho, ao organizar as suas atividades, como também a visualizar a sua estratégia.

Isso é fundamental para ajustar possíveis mudanças que devam ser feitas para melhores os seus resultados.

E para que você apostar no marketing de afiliados, confira a seguir quais são as principais estratégias infalíveis para começar a vender.

1# Crie um site para promover os infopodutos

O primeiro passo para divulgar o seu produto digital é criando um site.

Ele vai funcionar como a sua vitrine e, por isso, deve ser atrativo para o público alvo, daí da importância de conhecê-lo muito bem.

Dessa forma, é possível conferir a sua mídia o layout perfeito e chamativo para conquistar os seus consumidores em potencial.

Hoje em dia, ter um site é uma tarefa muito mais simples do que era há alguns anos, sendo que mesmo com um investimento baixo é possível contar com um site com os recursos suficientes para as suas vendas.

Você mesmo pode, inclusive, desenvolvê-lo, embora exija um pouco de conhecimento avançado de informática.

Mas para dar mais dinamismo a sua atividade, basta escolher entre as diversas opções existentes.

Existe, atualmente, um grande número de empresas que oferecem sites gratuitos com recursos básicos, mas que podem ser o suficiente em um primeiro momento.

Eles são bastante personalizáveis, assim, você pode dar a ele a cara que deseja.

No entanto, como você vai vender um produto, mas não precisa necessariamente de uma loja virtual, é preciso conferir se o site escolhido dispõe do que você precisa, como um botão que leve para a página de vendas.

De acordo com o infoproduto que esteja promovendo podem ser necessários mais itens.

Certifique-se disso tudo antes.

2#Tenha iscas digitais no seu site para gerar leads

Quando se aposta no marketing de afiliados para promover um produto, é preciso ter em mente que a relação com os consumidores em potencial é desenvolvida em etapas.

Ou seja, embora não seja impossível, são poucas as chances de um internauta visitar o seu site pela primeira e já adquirir o que você vende.

De forma geral, até chegar na venda existe todo um procedimento e sabendo, como ele funciona, fica mais fácil de você entender o que deve ser feito em cada momento.

Dessa forma, assim que a pessoa acessa o seu site, é preciso que ela se interesse pelo se produto, para tanto, é necessário dispor de informações relevantes a seu respeito.

Por uma série de motivos, entretanto, ela pode não, naquele momento, se deter no seu site e ler tudo o que precisa.

Ou até pode ler, mas sair em seguida porque não foi estimulada o suficiente para realizar a compra.

De qualquer forma, se você conseguir o seu e-mail para enviar informações posteriormente, essa visita não será em vão.

É nessa hora que entra em cena as iscas digitais, que são brindes que você pode oferecer ao visitante do seu site em troca do seu e-mail.

Com isso, o internauta vai ter uma razão para fornecer o seu e-mail, podendo ser a isca digital um e-book, templates, webinars, podcasts, quiz, vídeos, cursos e outros materiais que sejam relevantes a ele.

Já para o visitante cadastrar o seu e-mail, é preciso que haja um formulário no seu site, para o qual ele deve ser encaminhado.

Nele, você pode solicitar outras informações, sendo essa uma forma de obter mais dados a respeito dos seus consumidores em potencial.

Além disso, quando você consegue o e-mail de um visitante ele se torna um lead, palavra bastante usada.

3# Tenha um blog para ganhar autoridade

Outra estratégia de marketing de afiliados que, cada vez mais, é usada por quem promove infoprodutos é apostar no marketing de conteúdo.

Uma das maneiras de fazer isso é criando um blog que esteja atrelado ao seu site.

Enquanto o site divulga o seu produto com todas as informações necessárias, o blog deve contar com conteúdos relevantes ao seu público alvo.

Embora existam outros conteúdos que possam enriquecer um blog, como vídeos, áudios, animações e outros, o mais usual são os artigos informativos.

Mas neles você não vai escrever sobre o seu produto, mas sim, a respeito de assuntos similares e interessantes aos seus visitantes.

Ou seja, se você vende um e-book sobre como conquistar as mulheres, nesse blog é preciso que os artigos abordem esse tema.

Com dicas de conquista, técnicas para se aproximar da mulher desejada, quais os principais erros a se evitarem, como ser um homem charmoso para conquistar o sexo oposto, etc.

Um blog contendo esse material vai fazer com que você ganhe autoridade no assunto, sendo que se tiver uma qualidade elevada pode até mesmo se tornar uma referência no mercado.

Embora você mesmo possa escrever os artigos, é preciso que sejam profissionais e, se o seu forte não for a escrita, uma alternativa é contratar redatores freelancer para fazer o trabalho.

4# Aplique SEO no seu blog

A principal ideia do blog é promover o seu produto de forma indireta, ou seja, não se trata de um anúncio que fala sobre o que você vende.

Mas ao final de cada artigo é possível citar o seu infoproduto, como no exemplo anterior do e-book sobre conquista, incluir uma frase indicando que nele é possível encontrar mais informações sobre o tema.

Assim, é possível que muitos dos visitantes do seu site o acessem por meio do blog.

Então, para aumentar a conversão de vendas outra estratégia de marketing de afiliados é investir nas técnicas de SEO — otimização de sites para os mecanismos de busca.

Consiste em usar alguns recursos para que o seu blog e mesmo o seu site fiquem bem posicionados nas pesquisas.

Dessa forma, quando um internauta escrever no campo de pesquisa do seu buscador uma palavra chave associada ao seu produto, as chances do seu site aparecer entre as primeiras posições dos resultados são maiores.

Entre tantas técnicas, uma delas consiste em, justamente, fazer o que já foi dito, escrever textos de qualidade.

Também é preciso usar com alguma frequência as palavras-chaves que se relacionam ao seu negócio.

Pode ser o nome do produto e mesmo o que ele oferece, como relacionamento, conquista, emagrecimento, perder peso e demais termos que estejam estreitamente associados.

Outras formas de apostar no SEO é sempre usar imagens de qualidade com legendas apropriadas para ilustrar o conteúdo do seu site e/ou blog.

Já os artigos devem ter títulos e subtítulos com a palavra-chave, sendo importante que os textos contenham vários subtítulos e listas, para se tornar mais atrativo à leitura.

5# Desenvolva campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing é mais uma ferramenta indispensável a quem participa dos programas de afiliados.

Com uma estratégia voltada a ela é possível dar prosseguimento às etapas de relacionamento com os seus clientes em potencial.

Assim como foi dito anteriormente, não necessariamente o consumidor vai adquirir o produto assim que entrar no seu site.

É preciso ser convincente e paciencioso, mas é importante também conseguir o seu e-mail, como já foi explicado.

Esse e-mail, por sua vez, vai fazer parte da lista de e-mails que serão enviados por meio dessa ferramenta.

Hoje em dia, é possível encontrar diferentes delas, sendo que muitas possuem versões gratuitas.

Mesmo quando não é preciso pagar pelo envio de e-mail marketing conseguem-se funções suficientes para colocar em prática a sua campanha de marketing de afiliados.

Essas ferramentas permitem que você remeta a um grande número de internautas, sem que seja considerado spam, o que certamente iria ocorrer se você o enviasse do seu e-mail particular.

Essas ferramentas de e-mail marketing possuem ainda outros recursos, como a função de auto responder, programação de data e hora para os envios, possibilidade do remetente cancelar o recebimento dos e-mails e outras opções.

Conhecer várias opções e optar pela que mais combina com as suas necessidades é a melhor atitude.

Eu indico Lead Lovers ou Get Response, pois tive excelentes experiências com elas.

6# Dicas para um e-mail marketing bem produzido

O e-mail marketing em si deve conter as informações necessárias e persuasivas para levar o destinatário a adquirir o seu produto.

Para tanto, é preciso que haja um botão que o encaminhe para o seu site ou a página de vendas.

Mesmo assim, entretanto, pode não ser suficiente enviar um único e-mail.

Uma estratégia de marketing de afiliados muito usada é enviar uma sequência de e-mails, sendo que os primeiros devem ser pouco persuasivos, apenas oferecendo informações úteis sobre o segmento ao qual pertence o seu produto.

Em um segundo e-mail pode apresentá-lo e falar a respeito das suas vantagens e assim por diante.

Em um próximo e-mail, entretanto, chega a hora de convidar o leitor a realizar a compra.

Gosto de aplicar a seguinte extratégia: 80% conteúdo e 20% vendas.

Essa estratégia é eficiente porque se preocupa primeiro em criar uma relação com o possível cliente, para então, oferecer o produto.

Além disso, toda a sequência de e-mails oferece uma ampla variedade de informações, criando não só autoridade, como também confiança.

Vender também consiste em persistência e, por isso, mesmo que com essa estratégia você não atinja o objetivo de venda, é possível repetir a dose.

Ou seja, depois de um tempo começar uma nova campanha de e-mail marketing, com conteúdo novo.

Outra dica na hora de fazer uso dessa forma de marketing de afiliados é segmentar o seu público alvo.

Quanto mais um público é segmentado, maiores são as chances de sucesso, assim, é preciso dividi-lo de acordo com as suas características.

Se o seu público é formado por homens e mulheres, por exemplo, pode criar uma campanha direcionada a um e, outra campanha, ao outro.

Assim, em cada uma é possível destacar determinadas vantagens do produto.

7# Aposte nas redes sociais para divulgação

As redes sociais são outras grandes aliadas do marketing de afiliados, uma vez que além de ser possível usá-las de sem que haja custo, atingem uma parcela bastante grande do mercado consumidor.

Isso significa que as chances do seu público alvo usar as redes sociais são grandes, mesmo assim, vale a pena pesquisar para avaliar em quais é preciso apostar.

Ou seja, mesmo sendo gratuitos esses canais de comunicação, pode ser perda de tempo usar todas elas com o objetivo de alcançar consumidores para o seu produto.

Além disso, você perde o foco, porque gerenciar diversas contas não é fácil.

Dessa forma, é recomendado usar em torno de três redes sociais.

Pesquise para saber quais são as preferidas do seu público alvo e, então, crie um plano de postagens, para que todas recebam publicações com periodicidade.

No entanto, assim como o blog, você não deve utilizá-las apenas para vender o seu produto diretamente, mas também para criar autoridade no assunto.

Para tanto, assim como nos blogs, a dica é postar conteúdo interessante e relevante para os consumidores em potencial da sua mercadoria.

É possível ainda interligar os seus canais de comunicação e, sempre que publicar um novo artigo no seu blog, por exemplo, publicar um link chamativo na rede social, convidando o internauta para ler mais acessando o blog.

8# Dicas para usar as redes sociais na promoção do seu produto

É importante adaptar o seu conteúdo a cada rede social.

No Instagram e em outras que têm foco principal em imagens, por exemplo, você pode postar imagens relacionadas ao seu produto.

Se ele for um e-book sobre emagrecimento, as publicações podem conter belas fotografias de pessoas se exercitando no pôr-do-sol.

Ou fotos de deliciosos pratos só com alimentos saudáveis, etc.

Conquistar um consumidor por meio de imagens é também bastante eficiente.

Além das redes sociais que fazem uso de imagens ou apenas de textos ou ainda das duas formas de comunicação, há aquelas que priorizam os vídeos, como o YouTube.

Cada vez mais, o uso comercial dessa rede social é praticado, pois nem todo mundo vai ler um artigo do início ao fim, mas conforme o seu perfil, pode estar mais aberto a conferir um vídeo, por estar associado ao entretenimento.

De acordo com o seu infoproduto, é possível criar um vídeo falando sobre as suas vantagens, objetivos, diferencias, etc.

Também é importante investir na criatividade. Além de você falando, é possível inserir animações, imagens, fotografias, gráficos e demais recursos visuais que tornem o conteúdo mais interessante.

A questão é que existem infinitas opções de fazer marketing de afiliados na internet e cabe a você avaliar quais delas são mais potencialmente favoráveis ao seu negócio.

9# Divulgue os infoprodutos em outras mídias

Como você pode ver, são muitas as opções na hora de desenvolver ações voltadas ao marketing de afiliados, mas existem ainda outras maneiras de promover o seu infoproduto.

Sites e blogs, que não sejam os seus, são alguns exemplos, sendo preferencialmente melhor fazer parcerias com mídias do mesmo segmento de mercado ao qual você pertence.

Voltando ao exemplo do e-book de emagrecimento, é possível desenvolver artigos bem trabalhados e enviar a sites que abordem assuntos como dieta, vida saudável, bem estar, saúde, alimentação saudável, prática de exercícios e outros para que sejam publicados.

A ideia aqui é que nesse artigo exista um link para o seu site ou blog.

A estratégia de possuir em outras mídias links que direcionem para o seu blog é, principalmente, relevante como técnica de SEO — otimização de sites para os mecanismos de busca, já citado anteriormente.

Ou seja, quando existem links em outros sites que direciona para o seu, o buscador, como o Google, embora existam outros, o prioriza.

Isso acontece porque a sua presença em outras mídias confere notoriedade.

Porém, para dar certo, é preciso que os sites que publiquem os seus artigos sejam de qualidade e também otimizados para SEO.

Com os sites que você fizer parceria, pode, inclusive, postar artigos deles, como uma troca que beneficie ambas as partes.

10# Como e quando anunciar o seu infoproduto

Quando você avaliar que é um investimento com garantia de retorno, é possível pagar por algumas maneiras de dar publicidade ao seu infoproduto, como é o caso de anúncios em sites de relevância no seu segmento.

Embora existam muitas formas de fazer marketing de afiliados que não exija dinheiro, investir financeiramente também pode ser uma boa estratégia.

Você pode optar por essa modalidade de propaganda em um segundo momento, quando já tiver obtido lucro, para que não haja prejuízos.

É preciso ter ainda mais cuidado ao escolher as mídias com potencial para as suas vendas.

Nesse sentido, vale a pena anunciar em sites de renome, com um imenso número de visitantes por dia.

11# Acompanhar resultados e desenvolver poder de adaptação

Mesmo que você aposte em diferentes estratégias de marketing de afiliados, entretanto, de nada vai adiantar se você não acompanhar e mensurar os resultados.

Não é porque você promoveu o seu produto em todos os canais de comunicação que vai começar a vender como nunca.

A questão é que quantidade não é sinônimo de qualidade, sendo que a melhor maneira de saber se você está tendo bons resultados com o que está fazendo é avaliando cada um.

Para tanto, existem muitas ferramentas, como é o caso Google Analytics, bastante popular entre os internautas.

Com ele, você pode verificar quais são as páginas do seu site mais visitadas, quanto tempo cada leitor permanece em cada página, em que momentos do dia ele é mais acessado, etc.

Esse é apenas um exemplo e há muitos outros, sendo que todos eles podem ajudar a mostrar o que pode ser feito para melhorar a sua conversão de vendas.

Como acompanhar resultados de modo eficiente

Pode ser vantajoso, ainda, fazer um levantamento das pessoas que estão adquirindo o seu produto, para identificar mais especificamente as suas características e até mesmo confrontar com os atributos iniciais do seu público alvo.

Com isso, é possível perceber erros que são cometidos para seguir pelo caminho mais adequado.

Por uma série de motivos, aliás, é você pode, em um dado momento, perceber que deve se adaptar ao mercado.

Pode ter iniciado com uma determinada abordagem e constatar que está na hora de promover mudanças.

Esse poder de adaptação é essencial a quem atua no segmento e vendas, independente do seu nicho.

Portanto, é preciso ainda desenvolver o poder de adaptação.

Ajuda muito sempre se manter aberto a novas possibilidades, ações diferenciadas de publicidade e demais recursos do marketing de afiliados.

Se você é iniciante e quer criar um negócio sério como afiliado, indico o curso do Alex Vargas que se chama FNO ( Fórmula Negócio Online).

Foi o curso que fiz para me aprofundar como afiliado esse é o que indico para quem quer começar um negócio lucrativo e afiliados.

Depois de conferir tudo o que pode ser feito para promover o seu infoproduto por meio de estratégias infalíveis, está pronto para começar a vender?

Me fala como tem sido sua experiência como afiliado.

Um grande abraço!

Athylla Bastos

Compartilhe com seus amigos

Originally published at athyllabastos.com.br on May 14, 2018.

--

--