Startup Weekend — parte 2 : upping

atmosmps
3 min readAug 9, 2017

--

Bom, depois que nossa ideia foi por água a baixo. Tudo que restava pra mim e Guilherme, era ficar ali parados sem norte e sem rumo no canto escuro da sala de compressão.

Nós até ficamos assim por uns minutos, mas depois vimos que o melhor a fazer era aprender com os outros mentores e participantes. Saímos da sala e conversamos com alguns organizadores, trocamos ideias com alguns mentores, dentre eles Rômulo Martins e Glaucia Peres.

Depois disso eu fui dar uma olhada nas equipes e no que estavam trabalhando. Foi aí que eu tive um segundo feedback incrível. Todas as equipes presentes ali naquela tarde, tinham um dev. Todas, sem exceção de nenhuma. Todas tinham um dev, ou alguém inscrito como desenvolvedor pelo menos. Isso me deixou muito contente. Alguns eu já conhecia, conversei com eles e com outros que não conhecia, colhi o feedback deles para saber o que estavam achando da experiência e todos me disseram que estava sendo incrível. “Nunca tive um laboratório como este na faculdade”, me disse um dev. “Ano que vem eu venho de novo”, me disse outro. Startup Weekend, pode ser um laboratório muito bom para devs, nem que seja pra prototipar uma ideia… já vale muito apena.

Saí das salas de compressão aliviado por não ouvir queixas do tipo: “ta faltando dev”, ou como: “onde estão os programadores?”. As equipes que visitei estavam satisfeitas. Todas desenvolvendo e prototipando, ou fazendo mockups dos seus produtos.

Em um dado momento estavamos sentados lá e vários mentores surgiram na nossa frente do nada. Nos puxaram e nos levaram pelo do corredor, eu pensei: “Eles vão nos enterrar em algum buraco agora”.

Brincadeiras a parte, não era nada disso. Nós fomos até uma equipe a Help Now. Uma galera que estava trabalhando em um serviço/plataforma que liga pessoas que precisam contratar babás ou cuidadores de idosos a profissionais que prestem esse tipo de serviço. Os mentores nos apresentarem, explicaram porque estavamos ali e porque eles tinham nos levado até lá. Era 17:00 horas de sábado. Bom, eramos devs e apesar de ter um inscrito como dev na equipe, a forma de se pensar o negócio ainda não estava totalmente fechada. Demos nossos pitacos e equipe ouviu bem, boa parte da equipe pelo menos, todos que tinham alguma tarefa voltaram ao trabalho e agora nós também. Tinhamos uma equipe e uma ideia com problema e mercado validado.

Começamos com o simples: fazer a ligação entre contratantes e prestadores de serviço, o mentor Michel Cordeiro foi essencial e nos deu umas dicas muito boas de como fazer isso. Eu e Guilherme demos pitacos na forma de cobrança, criamos um formulário que poderia ser apresentado aos solicitantes. Fizemos o mockup do produto. Ajudamos a ajustar algumas coisas sobre o foco do serviço e etc… As coisas estavam se ajustando. Boa parte de equipe também estava engajada e seguindo com os trabalhos. Tivemos que nos preocupar bastante com a confiabilidade da plataforma, fornecer segurança era essencial: Validação de antecedentes criminais via API, validação de cursos exigidos pelo MEC, experiência na áera confirmada (nós faríamos a confirmação), código dos certificados de estudo ou cursos na área de humanas. Tudo isso contaria pontos para o prestador de serviço que se cadastrasse na plataforma(até a data deste artigo, somente idealizada).

O Pitch estava sendo montado, alinhado, ficando redondinho (levando em consideração tudo o que tinhamos, claro). A ideia era boa e estava pronta pra ser apresentada para os jurados.

Depois de algumas informações muito boas. Hora do pitch. Muitos pitchs bons. Deu pra ver que os times realmente trabalharam nas suas ideias e foram buscar validar suas hipóteses. Para mim todos estão de parabéns sem exceção de nenhum, pelo trabalho que fizeram.

Na hora de anunciar os vencedores eu estava tirando foto do painel que tinha a foto dos participantes(com 1% de expectativas). Um dos jurados fez o anúncio do terceiro lugar: “Help Now!”. “Sério?”, eu pensei. Caramba, vou confessar, fiquei feliz, recebemos as palmas da galera e fomos até lá receber o nosso prêmio. Confesso que gostei do resultado, de fato achei que ideias campeãs mereceram suas colocações. Valeu apena pelo aprendizado, horas antes nós não tinhamos nada. Estavamos parados e perdidos, agora estavamos no palco recebendo o prêmio, junto com a nova equipe.

Subimos em todos os sentidos, inclusive no pódio.

Agora que o evento terminou é hora de pensar e relatar sobre toda essa incrível experiência.

--

--