Tony Robbins, palestrante de fama mundial, tem uma frase que diz o seguinte: “Ou você está crescendo, ou está morrendo”. Acredito que isso valha tanto em âmbito pessoal quanto para o seu negócio.

Para que sua empresa cresça, ela precisa de novos projetos. A grande dificuldade é que o capital é limitado e as possibilidades infinitas. Surge aí um dos grandes dilemas que tiram o sono de muitos empresários: qual a melhor forma de alocar meus recursos limitados, para gerar o maior crescimento possível?

Já vou adiantar um ponto: não sou eu quem tem esta resposta. Mas eu sei quem provavelmente a tenha. E sei de um método para chegarmos a estas respostas.

Façamos uma analogia. Imagine que você é dono de uma empreiteira, especializada em reformas. Um novo cliente procura sua empresa, querendo reformar sua casa. Para este projeto, quem você procuraria entender melhor, para ser mais assertivo? Os donos…


Em maio de 2020, Donald Norman, referência mundial em design e usabilidade, ao falar sobre o design no século XXI, disse o seguinte: “O design de serviço é uma disciplina relativamente nova. Mas, para mim, é meio que a base do futuro, porque o design de serviço traz dois novos componentes maravilhosos. O Journey Map ou Jornada do Consumidor, que apresenta todos os diferentes passos pelos quais devo passar e o que eu devo fazer. …


Não são todas as empresas que vendem seus produtos ou serviços diretamente ao consumidor final. Na verdade, uma boa parte delas não faz isso. Mas, em diversas ocasiões, o maior beneficiário é o consumidor final. Um exemplo são os fabricantes de peças de vestuário. Eles fabricam produtos e os vendem para distribuidores, atacadistas e lojistas. Contudo, não são estes distribuidores e lojistas que usarão as peças, mas sim, consumidores que comprarão destes.

A experiência de uso é destes consumidores. Não lhe parece óbvio que, quanto melhor entendermos estes consumidores, mais assertivos seremos no desenvolvimento destes produtos e, consequentemente, em nossos…


Existem diversas definições para este importante processo do mundo dos negócios. Frequentemente, inovar está associado à tecnologia — adquirir uma máquina que faça algo mais rápido, melhor e mais barato. Em um mercado com lógica predominante de produto, como é o nosso, essa definição é uma que muito provavelmente vêm à cabeça dos empresários.

Acredito que estamos no momento de inovar a forma como vemos a inovação. A melhor definição de inovação, segundo minha avaliação, é: criar novas formas de gerar valor a alguém. “Mas e quem seria este alguém e o que é valor para este alguém? …


A cada nova conversa que temos com um empresário, escutamos uma história diferente. Cada empresa possui uma trajetória distinta, baseada em uma sequência de decisões que foram tomadas ao longo do tempo. Nosso papel, comercialmente, é definir a melhor estratégia, de acordo com a “personalidade” de cada negócio. Quando digo “personalidade do negócio”, me refiro à cultura da empresa, que, na quase totalidade dos casos, reflete valores e princípios dos proprietários.

Quando falamos do perfil destes gestores, identificamos cinco. São eles:

O IMITADOR. Acredita que investimentos só devem ser realizados quando trouxeram resultados positivos para alguém. Entende que investimentos em…


Muitas das conversas que tenho com empresários começam assim:

“Qual é o seu maior desafio?” — pergunto eu.

“Preciso de uma forma para aumentar as minhas vendas.” — respondem eles, quase que em uníssono.

Mas e você, já se perguntou por que isso acontece?

Existem dois processos antagônicos, que são responsáveis por aumentar a percepção de valor (customização) ou diminuí-la (comoditização).

A medida que mais empresas entram no mercado e passam a produzir, muitas delas enxergam no preço como único diferencial competitivo. Com isso, veem a otimização de processos e a consequente redução de custos como único caminho. Isso resulta em produtos menos diferenciados ou comotidizados chegando ao mercado.

Atria Design Studio

Somos uma consultoria de design estratégico focada em design de serviço e branding que vai além para você estar mais próximo de quem importa: as pessoas!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store