VERDADES DE (E PARA) UM EMPREENDEDOR QUE ESTÁ COMEÇANDO

Augusto Rabelo
3 min readMay 29, 2017

--

Esse texto — feito por um empreendedor em começo de jornada — quer dialogar com você que também está iniciando seu negócio ou que ainda não começou.

Qual é o “porquê” do seu negócio? O que ele significa para você? O quão (teoricamente) preparado você está?

Perguntas iniciais. Bobas a priori. Mas profundas como um Oceano.

Tendo iniciado minha jornada há 1 ano e meio, em busca de um “projeto de vida”, trago alguns insights para compartilhar.

fonte: mvcblog.com.br

No começo, você está solto num grande oceano. Muitas perguntas, muitas opções, muito o que fazer e aprender. Demorei até aprender que o importante é começar a nadar. Braçada por braçada.

1) VEJA SEUS PASSOS, SEMPRE, COMO PARTE DE UM APRENDIZADO. NÃO SE TORTURE OU SE JULGUE DEMAIS PELOS ERROS. ELES VÃO ACONTECER.

Pergunte-se: você é o profissional que sua empresa precisa? Se sim, menos mal. Mas cuidado com a arrogância. Se a resposta for não, ótimo. Você tem uma boa caminhada pela frente. Mapeie, desde o início, seus “gaps” e desafios.

Para alguns assuntos, chame um sócio, ou terceirize. Mas para outros, 2) VOCÊ PRECISA BOTAR A MÃO NA MASSA. APRENDER-FAZENDO. Saber como funciona cada processo e cada dificuldade é importante.

Após algumas braçadas, vem a pergunta: “Tá. Mas para onde estou indo?” Isso vai te perseguir o tempo inteiro. Mas tem de ser assim. Nunca deixe de se perguntar para qual direção está indo. Faça isso toda semana.

Há manuais, guias, fórmulas por aí. Mas, às vezes, o seu negócio não se encaixa nisso ou naquilo. Pode parecer que o fracasso é o caminho natural do seu negócio. Quer saber? Faça o seguinte: 3) DUVIDE. DUVIDE DAS FÓRMULAS PRÉ-CONCEBIDAS.

Converse com quem entende do assunto. Mas converse também com sua vó, seu pai, sua prima.

4) CONVERSE E OUÇA. SERÁ VALIOSO. MAS NÃO DEIXE DE CONVERSAR E OUVIR VOCÊ MESMO. Você é quem sabe das dores e da visão de futuro. Empodere-se. Mas seja flexível. Pivote.

Então você nadou, nadou. Foi pra cá e pra lá. Uma hora você vai sentir que está nadando, mas engolindo água, afundando. É normal no início.

O que está pesando seus braços e pernas? Mapeie isso. Modifique ou se livre deles. Filtre o que é importante e o que é urgente.

Mas, antes de se estressar e desanimar, olhe o “Big Picture”. Olhe com a lupa cada braçada e depois distancie-se. Aprenda com serenidade.

A jornada não é retilínea. Não é homogênea. Tem baixos e baixos. E altos. E decisões vão ser feitas a todo momento. 5) ACOSTUME-SE A DECIDIR RÁPIDO PARA COISAS OPERACIONAIS. MEDITE SEMPRE ANTES DAS IMPORTANTES.

Eu não sei ainda se meu negócio (O Somos Carnaval: queremos ajudar os Foliões de todo o mundo a terem o melhor carnaval da vida e criar uma grande comunidade interativa de Foliões) vai dar certo.

Será que vai ser tudo o que eu quero que seja?

O caminho é seu

Não me importo com isso. A resposta não está “lá”, em algum lugar. Você é quem vai construir essa resposta, guerreir@.

E se o seu negócio, ao fim, não vingar? Veja o tanto que você amadureceu. E sabe o que você deve fazer? Persistir. Continuar. Outro negócio, outro rumo? Que seja.

Augusto Rabelo é sócio-fundador do Somos Carnaval e quer Carnavalizar o Mundo com esse projeto. Mostrar pro Mundo o Brasil, Melhorar os Carnavais e Dar voz ao Folião.

Parcerias e Contato: contato@somoscarnaval.com

Instagram: www.instagram.com/somoscarnaval

Youtube: http://www.youtube.com/c/SomosCarnaval

--

--