Como lavar pratos de forma eficiente

Um guia prático para ser usado no seu dia-a-dia

Eu nunca ouvi uma pessoa dizer que gosta de lavar pratos. Eu mesmo odeio lavar pratos, mas escolhi fazê-lo em vez de pagar para que alguém faça por mim. Acredito que é uma habilidade importante na vida.

Há 5 minutos estava lavando a louça do jantar e resolvi escrever esse texto, compartilhando minha experiência. Sou novato na área: tudo começou há 5 anos, quando vim morar no Rio de Janeiro, longe da casa dos meus pais, mas principalmente fora dela. Aprendi bastante convivendo com outras pessoas e repetindo várias vezes essa atividade tão indesejada.

Vamos aos passos:

Ocupe a mente

Essa é uma tentativa de deixar a coisa menos chata. Geralmente eu ponho uma música. Quando tenho companhia, dá pra bater um papo e até dividir a tarefa. Meu roomy Bernardo Lemgruber costuma ouvir podcasts, transformando um tempo que seria desperdiçado em conhecimento! Como geralmente ele usa fones de ouvido, é uma ótima oportunidade pra dar uns sustos nele. :)

Organize a cozinha

Esta parte é extremamente importante. Se você simplesmente começar a lavar a louça sem se preocupar com o ambiente, corre o risco de precisar lavar mais e interromper a lavagem mais vezes.

Minha avó materna costumava dar uma geral na cozinha antes de começar a lavação. Continuava tudo sujo, porém lindo.

A dica mais básica nessa etapa é separar a louça por tipo (panelas, pratos, copos, talheres) e por nível de sujeira. Existe uma forma diferente de lavar cada coisa. Separando por categoria, você vai usar uma técnica de cada vez, sem misturá-las.

Excessos e joio longe do trigo

Jogue todos os restos de comida na sua lixeira de lixo orgânico. Raspe aqueles excessos dos pratos. Deixe-os o mais limpos possível antes de receberem água.

Evite colocar em contato a louça que está engordurada com a que não está. Nem sempre isso é possível, mas se puder fazê-lo, vai precisar lavar menos coisas. Um bom exemplo desse erro é quando recolhemos pratos da mesa e empilhamos todos eles. A parte inferior dos pratos, que estava limpa e provavelmente só precisaria de uma aguinha, agora vai ter que ser lavada com mais cuidado.

Molho

Deixar aquelas panelas mais encrostadas de molho vai te ajudar a remover a sujeira mais tarde. Água quente ajuda bastante a soltar! Outra dica boa é eleger a pior e deixar dentro da pia. Dessa forma, a medida que você vai lavando as coisas, a água vai acumulando dentro panela suja. Dependendo da situação da dita cuja, vale a pena deixar de molho pro dia seguinte. Vai ficar molezinha, literalmente. Se a situação estiver muito complicada, você pode usar a vassourinha pra dar aquela raspada — se a panela aguentar!.

Costumo também pegar o copo maior e mais sujo, enchê-lo de água e colocar os talheres dentro, com os cabos para cima. Assim a sujeira já vai começando a sair e o cabo fica livre da gordura.

Escorredor

Essa parte é simples. Libere o escorredor. Tire tudo que estiver seco. Você vai precisar de espaço para ir colocando a louça e fazer isso no meio da lavação é um saco.

Preste atenção também no melhor lugar para colocar cada coisa e tome cuidado para não criar uma pilha muito grande, fazendo com que coisas de vidro caiam. Eu costumo deixar algumas panelas secando em cima do fogão quando o escorredor não dá vazão.

Mãos à obra!

Agora que tá tudo arrumadinho e de molho, chegou a melhor hora. Infelizmente, a única forma de aumentar significativamente sua eficiência no momento da lavação é praticando muito e prestando atenção nos detalhes. Mas valem umas dicas:

Material

Com pouco dinheiro dá pra lavar bem os pratos. Eu mesmo costumo comprar os materiais mais baratos no mercado:

  • Esponja amarela e verde
  • Sabão pastoso (meu preferido!)
  • Detergente
  • Vassourinha
  • Paninho de pia, também conhecido como Perfex
  • Rodinho

Tenha sempre esponja, detergente e paninho sobrando. Quando você menos perceber, vai estar na hora de trocá-los!

Economize água

Eu sempre fico nervoso quando vejo alguém lavando louça com a torneira aberta o tempo inteiro. Tá errado, muito errado.

Se você respeitou a etapa do molho, já tá com meio caminho andado. Agora É o momento que você ensaboa a maior quantidade possível de louça antes de começar a enxaguar (às vezes é preciso passar uma água antes de ensaboar, mas uma abridinha rápida de torneira resolve). Só depois de ensaboar tudo que puder, você abre a torneira e manda ver no enxágue. Com o tempo você vai adquirindo destreza para buscar uma louça com uma mão enquanto põe outra no escorredor.

Comece pelos não-engordurados

Se você começar lavando a louça engordurada, sua esponja vai ficar cheia de gordura e a probabilidade de engordurar as não-engorduradas é maior. Comece pelos mais simples e mais rápidos: aquele prato com migalhas, os copos, alguns talheres… Geralmente esses itens menores já tem lugar certo no escorredor — começando por eles também vai ser mais fácil organizá-lo.

Saiba usar a esponja amarela e verde

Eu achei o máximo quando descobri como funciona a esponja. É bem simples, na verdade: a parte amarela é para absorver a gordura; a verde é quase como uma esponja de aço e serve para raspar a sujeira que está grudada.

Cuide bem da sua panela de teflon: não use a parte verde da esponja.

É importantíssimo não raspar com a parte verde panelas com teflon, senão vai estragá-las! Geralmente a sujeira não fica grudada nesse tipo de panela, mas se ficar, deixe-a de molho e use apenas a parte amarela da esponja.

Finalizando

Depois de tudo bem esfregado e enxaguado, a sujeira deve estar toda espalhada pelo balcão e pela pia. Passe a esponja pelo balcão, jogando os restos na pia, recolha toda a sujeira da pia e jogue no lixo. Passe a esponja na pia também, pra ela ficar limpinha (se preferir, use uma esponja diferente da que usa na louça).

Finalize com o rodinho e/ou o paninho para remover o excesso de água do balcão. Desligue a música e repita tudo de novo na refeição seguinte. :)