Por que sou fascinado por “Abaixo de Zero: Hello Hell”

Augusto
4 min readOct 21, 2023

--

Em 2019, Black Alien lançou seu terceiro álbum solo, quatro anos depois de Babylon By Gus — Vol. II. Afirmando estar em uma das melhores épocas da sua vida, Gustavo de Almeida Ribeiro teve o disco consagrado como o melhor do ano pela APCA e pelo Prêmio Multishow. O rapper voltou aos holofotes sem tentar parecer o que não é. Num ano em que o trap ditava boa parte do estilo dos adolescentes e bombava de visualizações no YouTube, ele preferiu fazer aquilo que sabia fazer. E acertou.

Parte da capa do álbum ‘Abaixo de Zero: Hello Hell’

Com uma capa chamativa e confusa, o álbum reflete principalmente sobre o momento de tranquilidade, porém tomado por batalhas diárias, da vida do cantor. Tirando as faixas românticas, Gustavo fez um álbum para celebrar sua sobriedade. Após um longo período de vício em álcool e cocaína, ele mostra como melhorou como ser humano se afastando das drogas e focando em crescimento pessoal. Me lembro das primeiras vezes que ouvi o disco e de ficar arrepiado com a poesia das letras de Black Alien e os beats do Papatinho.

2019 foi um ano amargo. Tive decepções, frustrações e vivi a estranha transição da adolescência para a vida adulta. Estava mudando de ideia sobre conceitos e pessoas, revendo valores e amizades e sem saber qual rumo minha vida tomaria nos próximos anos. Posso afirmar que esse disco foi fundamental para ajudar na minha rotina. Gus me trouxe de volta o interesse pela poesia e reviveu minha criatividade e autoestima quando eu mais precisava. Nas próximas linhas, reflito sobre as principais faixas desse, que considero meu álbum de rap preferido.

Carta pra Amy

Minha música preferida. Nela, Black Alien se dirige diretamente à Amy Winehouse. Ele mostra a importância de ter largado o vício. Abstêmio, ele diz que agora a coragem não é mais “líquida”, ou seja, não precisa mais da bebida para enfrentar a vida. Gustavo reflete sobre como a mente solitária do alcoólatra o induz ao erro, dizendo que “Sozinho eu tô em má companhia”, mostrando como muitas vezes, somos nosso maior inimigo e como ter alguém de confiança por perto nos salva de fazer bobagem. Amy morreu sozinha em sua casa por consumir uma quantidade de álcool cinco vezes maior do que a taxa de permissão para dirigir.

Que Nem O Meu Cachorro

A mais confusa do álbum. Gustavo convida o público a refletir sobre o que é realmente importante nas nossas vidas. Ele relembra suas origens e sua infância, ressalta a importância do rap para sua existência e sua paz interior atual. O último verso “Eu sou o agora” é a concretização do que o disco inteiro prega: a superação de problemas do passado e o amor pelas vitórias diárias da atualidade.

Mr. Black ainda critica aqueles que pisaram nele em momentos difíceis, porém, optando muito mais pelo deboche do que pela ira. A canção é focada em comemorar vitórias, não em derrotar críticos.

Gustavo e o animal citado em ‘Que Nem o Meu Cachorro’

Aniversário de Sobriedade

Talvez, o som mais literal do álbum. Em entrevista, Black Alien já disse que passou anos sem escrever sóbrio e isso diminuía sua produtividade. Nos versos “Me olho no espelho, mas Gustavo, o que fazes? / Cadê as letras? / Esqueceu da caneta. / Fica só cheirando em cima do CD de bases.”, ele tem uma conversa com si mesmo sobre ter perdido o hábito de compor. As drogas acabaram tirando de Gustavo, que sempre quis trabalhar com música, a oportunidade de se destacar ainda mais. No lançamento de seu segundo álbum, em 2015, ele estava internado voluntariamente em uma clínica de reabilitação. A música é melancólica do começo ao fim: um artista que não consegue fazer arte e que só é apresentado a mais drogas e diversões superficiais.

Vai Baby

Em meio a tanto papo sério, Black Alien acha espaço para ser romântico. ‘Vai Baby’ é erótica na medida certa, sem apelar para a vulgaridade. Gustavo faz uma declaração de amor sem pudores, expondo seus desejos mais íntimos e brincando com as palavras para falar de sexo de forma romântica e ousada ao mesmo tempo. A letra, unida a voz única do rapper, entra para a lista dos seus melhores ‘love songs’, batendo de frente com clássicos como ‘Como Eu Te Quero’ e ‘Falando do Meu Bem’, por exemplo.

O álbum ainda conta com vários outros clássicos. Gustavo fala mais de seus vícios, suas dores, de sexo e de coisas que eu não entendi. ‘Abaixo de Zero: Hello Hell’ é um álbum de celebração, de apresentação de um Black Alien maduro vencedor para um público que conheceu um Black Alien menino que nem sabia que estava errando. O disco seduz apaixonados, alivia angustiados, fideliza fãs e converte haters.

4 anos depois, Black Alien permanece sóbrio e saudável. Produzindo músicas com parcerias inéditas e ao mesmo tempo, reencontrando velhos amigos para lançar novos sons, Gustavo não está na época de mais sucesso na sua carreira. Mas certamente, está na época mais feliz.

--

--