O amigo do seu amigo é meu amigo também.

Para startar bem, nada mais justo que propor uma reflexão sobre a importância de ser um cara bem relacionado.

Uma vez em um bate-papo em uma roda de bar (o mais puro e legítimo brainstorm, para quem gosta desses termos modernos) um amigo questionou a importância de ser bem relacionado e ainda foi além, disse que a vida profissional se resume em 70% relacionamento e 30% conhecimento. Risadas, deboches e tudo que mais se espera da vida boemia rolaram após o comentário. Mas um dia pensei e entendi que não só a profissional, mas a vida da gente como um todo é basicamente 70% relacionamento e 30% conhecimento.

Uma pessoa bem relacionada é uma pessoa benquista. Aquele (a) que tem um círculo muito grande passará por menos dificuldade dos que os pouco agraciados por relações. E isso começa lá na escola. Raramente aqueles que eram cercados de amigos sofriam algum tipo de represália (o que hoje chamam de bullying, e eu não gosto do termo.), pois tinham seus próprios amiguinhos e eram bem quistos ao ponto de não serem alvos. E quando eram (porque ninguém passava ileso) tinham uma “estrutura social” ao seu redor tão rija que nem sequer se abalavam. Estruturas sociais, familiares e de todos os tipos, são frutos maduros e suculentos que conquistamos com puramente relacionamento.

Grandes movimentações na nossa vida são feitas por relacionamentos, sejam elas profissionais (indicações), matrimoniais ou até mesmo familiares.

Agora pensem no mundo corporativo. Extremamente competitivo, onde detalhes são por vezes determinantes para demissões ou contratações. Ser um cara bem relacionado, conhecido ou quem dirá influente, é sem dúvida uma forma de ter certa vantagem nessa selva chamada mundo corporativo.

Seja na escola, rede social ou vida profissional, sempre é bom poder usar a frase: Se eu não sei, eu sei quem sabe.

Augusto Wyrvalski Duarte

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade