Lula, PT e as eleições 2018

Lula, infelizmente, está fora das eleições em 2018. Em minha visão, o melhor para o país seria ele participar do pleito e ser derrotado no voto. Desconfio de sua invencibilidade. Lula não tem a maioria do eleitorado. Tem uma parte expressiva, mas não é maioria, isso é inflar os números. De engenharia de narrativas o PT é mestre.
Um exemplo de como as narrativas são introduzidas como doutrina, especialmente às classes desfavorecidas que tem muita gratidão pelas políticas de erradicação da pobreza dos mandatos do Lula:
(Esta não deixa de ser também uma narrativa sobre as narrativas do PT, esclarecendo.)
Segundo a investigação minuciosa do ministro relator Hermann Benjamin, Dilma usou de caixas dois e três, com esquemas envolvendo acordos de dezenas de milhões de reais que turbinaram sua campanha e financiaram os ataques sucessivos a base de mentiras e falácias que dilapidaram a candidatura da Marina Silva. Vamos argumentar sobre o que veio depois disso sem mencionar este ‘fato corriqueiro’ que definiu o rumo das eleições de 2014? Para mim este foi o real golpe no estado democrático brasileiro, revelando os arranjos estruturais de corrupção junto às empreiteiras. O que veio depois é consequência deste golpe.
Daí vem o impeachment. O petismo impõe uma narrativa do golpe, parece querer se apropriar da democracia ditando o que é e o que não é democracia. Enquanto isso, o ‘golpe’ derrubou Dilma, mas o acordo com o supremo e tudo foi que ela sairia sem perder seus direitos políticos. Um ano depois, Lula estava de mãos dadas com o líder dos golpistas Renan Calheiros em sua caravana pelo nordeste preparando a sua volta triunfal em 2018, na qual usaria da narrativa da vítima, mas comandando as alianças com os partidos do golpe em 15 estados! Eunício de Oliveira, um dos principais articuladores do ‘golpe’, está com seu bottom estampado no peito do Haddad. Santa hipocrisia!
O PT hoje, em minha interpretação, é uma enorme disfunção política. Não está nem aí se suas escolhas e atitudes farão bem à nação, desde que façam bem ao partido e seu projeto de poder!
Ah, mas não posso falar isso, pois serei rotulado de golpista que apoio uma candidata golpista. E é isso, cada um escolhe a narrativa que lhe faz sentido. Pobre da população desfavorecida que abraça Lula por gratidão e não tem desenvolvimento intelectual para uma análise crítica sobre o que se passou nos últimos oito anos.