Qual o glamour em ser CEO?

The Wolf of Wall Street (2013)

Antes de entrar no assunto do titulo vou contextualizar o porque estou escrevendo esse blogpost.

Eu (Avelino) a anos acompanho minha rede de contato no LinkedIn e via que muitas pessoas estava como (ou se tornou à pouco tempo) CEO (Chief Executive Officer, que significa Diretor Executivo) de empresa, isso me surgiu curiosidade em saber qual empresa essas pessoas tinham se tornado CEO, para minha surpresa a maioria tinha se tornado CEO de uma empresa e continuava trabalhando em outra empresa, muitas sendo assalariado.

Com isso surgiu algumas dúvidas dentro da minha cabeça:

  • “Como ser Diretor Executivo de uma empresa e ocupar um cargo em outra empresa?”
  • “Como ter tempo para ser Diretor Executivo e ocupar um cargo em outra empresa?”
  • “Como fazer relacionamento com sociedade, acionistas, sócios, funcionários, clientes, governo e etc?”

Analisando esse comportamento eu acho que seria interessante compartilhar meu pensamento sobre o falso glamour de empreender e ser CEO.

O que é CEO e qual seu papel?

CEO é a sigla para Chief Executive Officer, que significa Diretor Executivo. É o cargo de mais alto nível a ser ocupado em uma companhia, o responsável pelo gerenciamento de toda a organização.

O seu papel é, além de aplicar as decisões na prática ser aquele que lidera as discussões, promove novas maneiras de pensar e que é o comunicador por excelência de uma organização. É também sua função trabalhar a relação com a imprensa e com tudo que envolva a companhia, mas que aconteça fora dela.

O CEO, no entanto, não tem "passe livre" (você acha que vai colocar o seu salário de R$ 70.00,00 por ser CEO?) para fazer o que quiser. Ele executa as decisões, mas responde diretamente ao conjunto de diretores da empresa. Na maior parte das companhias, existe um diretor que supervisiona o trabalho do CEO (pensando em grandes companhia), a quem o executivo normalmente se dirige preferencialmente.

Glamour

Glamour tem sua origem na palavra "Grammar", e significa uma qualidade extraordinária em um determinado indivíduo, fazendo com que ele pareça muito atraente.

sonho não é realidade

Trazendo o termo "Glamour" para dentro do contexto do blogpost, estamos falando de uma pessoa que tem qualidade extraordinária de se relacionar com sociedade, acionistas, sócios, funcionários, clientes, governo e etc, qual quer pessoa é apta a ter esse perfil? Respondendo esse questionamento eu diria que “Sim, mas precisa de experiência e isso só vem com o tempo”.

Meu caso em particular

Para quem não me conhece sou CTO (e fundador) da Nuveo (nuvem inteligente que revolucionará a forma como as pessoas guardam, utilizam e encontram informações) fundada em 2015. Após passar por uma crise em uma das empresas que eu tinha resolvi tirar algumas semana para pensar como sair do buraco que estava, depois de alguns dias pensando como resolver os problemas financeiros (mas nunca pensando a curto prazo e sim a logo prazo) cheguei na ideia base da Nuveo.

Eu sei que não tenho (e não quero ter) perfil para ser CEO de uma companhia, dado esse cenário liguei para o atual CEO da Nuveo (José Flavio Pereira) comentando a ideia e como imaginaria monetizar (lógico que essa ideia mudou depois de alguns meses pois percebemos que não era possível tracionar no mercado e muito menos escalar), Flavio me pediu alguns minutos para pensar e iria me retornar a ligação. Aproximadamente 30 minutos depois, ele me retorna com duas pessoas querendo investir na empresa (que nem tinha nascido), ou seja, eu tinha achado o CEO da Nuveo (bastava ele aceitar), logicamente ele aceitou e segue na empreitada até hoje.

Responda para você mesmo

  • O que adiantaria assumir o cargo de CEO sendo que não tenho perfil?
  • Ou você quer viver de aparencia em ser chamado de CEO?
  • O que lhe motiva continuar empreendendo?
  • Quantas vezes você já pensou em desistir?

Empreender é viver no risco, precisamos minimizar ao máximo nosso risco.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.