EMPATIA VENCE

Rapha Avellar
Aug 23, 2017 · 3 min read

Eu odeio vendedores. Fato esse que é muito engraçado, afinal de contas, sou o maior deles. Mas a questão é mais profunda. Eu simplesmente não entendo a maioria dos agentes comerciais. Ou melhor, entendo sim. Nenhum deles tem EMPATIA.

Todo vendedor fora da curva é capaz de se colocar no lugar do outro. Fato é que todos nós sabemos o que queremos quando vamos para um debate comercial, mas é ridiculamente pequena a quantidade de pessoas que se importam com o que o outro quer.

Se tratando do futuro da Lince e da LinceRadio é claro que eu sei o que eu quero, mas a razão de sermos um outlier e estarmos crescendo tanto, em um período onde todas as empresas a nossa volta estão fechando, tem a ver com a nossa mentalidade. Nós não empurramos produtos, ou tentamos pressionar comercialmente as oportunidades. Nós não somos nada. Não somos ninguém quando comparados aos gigantes com os quais fazemos negócios. É fundamental ter empatia. É fundamental ter perspectiva. Perguntar-se o que será que eles precisam? Não como fachada. Com propósito.

Empatia é o jogo.

Empatia gera relacionamentos. Relacionamentos vencem o jogo. Fazer a coisa certa sempre vence. É você lá no fundo querer a grana sim, ninguém está fazendo caridade aqui, mas é se importar mais com o impacto do que com o resultado de curto prazo. É você entender como o mundo funciona. Entender que…

..“karma” não é bruxaria, é real, é sociologia..

E com isso, toda vez que entro em uma negociação, eu deixo minhas vontades, meu sonhos, meus anseios.. na recepção.Mas perceba que eu..

..não sou o papa Francisco, faço isso pelo ROI gigantesco que essa estratégia trás..

As pessoas não são estúpidas, mas incrivelmente a maioria dos empreendedores acha que está enganando alguém. Faça cada decisão sua mapear para o que o cliente quer e veja seu negócio se transformar aos poucos. Gaste cada minuto do seu tempo buscando entender quais são os problemas que seu cliente enfrenta e quais sonhos ele tem. É um giro de 180 graus do que a maioria das pessoas faz, mas te garanto, eu estou vencendo, e você vai vencer também.

Se você quer vender valor você precisa desconstruir, fazer a engenharia reversa dos objetivos da pessoa com que você está lidando. Só quando você for capaz de conversar nesses termos, você terá uma chance de converter uma venda. Lembre-se que na maioria das vezes você não tem ideia do contexto onde ele opera. Será que você de fato conhece os objetivos de negócio dele? Sabe quais são seus planos de vida? Se está se aposentando e quer tomar menos risco? Tem um filho doente e não quer trabalho extra? Se o chefe dele está a beira de ser demitido e a área está sob pressão? Você não sabe.

É preciso aplicar uma quantidade desproporcional de empatia. Quer que seu negócio tenha sucesso? Me mostre demonstrando um volume de sensibilidade as necessidades dos outros que ninguém no seu nicho tem. Ninguém é estúpido. Você não está enganando ninguém com esse papinho.

  • Muito obrigado por ler! Eu acho fantástico que você tenha se importado o suficiente pra investir o seu tempo aqui.
  • Se alguma coisa nesse artigo ressoou contigo, ou se você acha que alguém que você conhece vai se beneficiar de passar um olho nessas palavras, envia pra ele ou compartilha com seus amigos. Isso significaria muito pra mim, de verdade.
  • Além disso, se você tiver interesse em acompanhar insights e dicas exclusívas sobre empreendedorismo, além de dar uma espiada no dia a dia de alguém que está na jornada de construir suas empresas, não deixa de seguir meu instagram @avellarrapha e o facebook @avellarrapha.
  • Vamo que vamo!

)

Rapha Avellar

Written by

Business, Business, Business! CEO/Founder @AvellarMedia @LinceRadio, IronMan apaixonado por negócios, triathlon, e treinando para escalar o Everest.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade