O ÚNICO CONSELHO QUE VOCÊ VAI PRECISAR NA SUA VIDA

É triste. A maioria das pessoas lendo esse texto infelizmente vai passar os próximos 30–40 anos tentando corrigir todas as suas falhas, ou melhorar as coisas nas quais elas não são tão boas. Pera ai, vou até me corrigir aqui. Eu não acho isso triste. Acho assustador. A ideia de aplicar sua energia em coisas que você, não só não tem talento natural pra fazer, mas que provavelmente também não gosta, pra mim é simplesmente inaceitável.
Eu não acho, eu tenho certeza de que pra vencer na vida a gente tem que lutar. Todas as minhas conquistas até hoje tem a ver com meu talento é óbvio, mas não é esse o fator determinante. Eu, sem dúvida alguma, sei que eu simplesmente me empenhei mais que todo mundo ao meu redor. Tão simples quanto isso. E pelo amor de deus, não me venha com esse papo de trabalhar de forma inteligente, isso me dá ânsia de vômito. Eu também trabalho de forma inteligente, e além disso executo por 16, 17, 18 horas por dia em cima dos meus sonhos.
“Mas pera ai, eu também dou um duro miserável e não estou nem feliz, nem avançando!”
É óbvio. Você é um empreendedor nato e está praticando advocacia, você é um atleta fenomenal e está trabalhando no mercado financeiro, você é um artista criativo e está tentando ser um empreendedor. Olhar de fora é fácil. Parece burro não é? Quem faria uma coisa dessas? Quase todo mundo. Quando colocamos desta forma parece tão óbvio que o caminho é apostar com tudo nas suas forças, mas mesmo assim eu tenho certeza de que a maioria de vocês não irá agir assim. 99% das pessoas vão descobrir no que são bons, vão descobrir o que amam fazer, e vão optar por seguir os “conselhos” dos mais velhos, a “voz da razão”. Só para acordar aos 50 tristes, deprimidos, e descarregar seu rancor na sua família que não teve nada a ver com a sua falta de coragem aos 20 anos.
Queria só deixar uma coisa muito clara. Não estou dizendo que você vai ser milionário, que vai ser bem sucedido, que vai viver o que a sociedade chama de uma “boa vida”. Seu sucesso vai ser proporcional ao seu talento. Federado e jogando futebol pelo flamengo aos 10 anos de idade, minha mãe me fez escolher entre parar de estudar e focar no futebol, ou largar o treino e me dedicar na escola. Adeus futebol. Sabe o porquê ? Pois mesmo sendo muito pequeno pra mim era muito claro que não importava o quanto eu treinasse, eu nunca ia ser tão bom quanto os outros moleques. Tive que arranjar outra maneira de vencer. Meu DNA simplesmente não me permitia ser o bom o suficiente no futebol. Talento é real, e se você não misturar sua paixão com uma visão real dos seus talentos, você vai perder.
Com 20 anos na cara você precisa reconhecer que sua única vantagem frente a todo mundo é que você tem mais tempo e energia. Se você não traduzir isso em uma ética de trabalho anormal, e muita paciência, você vai morrer na praia.
