Avenida Hippie #15

Avenida Hippie
Aug 27, 2017 · 2 min read

Bloco Y, barraca 32

O relato de hoje é uma receita de lição de vida e persistência. Feliciano Caetano de Souza está na Feira Hippie há 29 anos, desde a época da Praça da Liberdade. Apesar de vender doces, sua trajetória na Feira teve passagens bem amargas. A feitura dos doces não começou por hobby, mas por necessidade. Ao se mudar com a esposa, Lêda Oliveira, para um novo bairro, percebeu que uma das vizinhas vendia doces e foi até ela para aprender.

Acabou que ela só passou o que gastava em cada receita e, na curiosidade, a gente criou os nossos próprios doces. Fomos levando muita cacetada, apanhamos bastante e até hoje a gente continua aprendendo. Aqui a gente vende cocada, pé de moleque, os bombons caseiros, docinhos, bala delícia e pirulito de chocolate.

De lá pra cá, Feliciano avalia que o conhecimento apreendido ao longo do tempo na fabricação dos docinhos foi fundamental para o sucesso da barraca. Hoje eles, além de venderem na Feira Hippie, trabalham com encomendas e em eventos. Não há dúvidas de que foi e continua sendo trabalhoso “encontrar o ponto certo” da vida.

Um dos casos foi que a gente não vendeu muito bem aqui na Feira e era dia de Nossa Senhora da Piedade. Aí a gente arriscou, eu não conhecia nada, menininha tava no colo ainda praticamente, com um aninho. Chegamos lá na Serra da Piedade, o pessoal tava descendo e a gente tava subindo, aquele frio. Sei que foi um tiro no pé, chegamos com as pessoas indo embora da igreja e fizemos pelo menos nossa passagem de volta. Só que nesse voltar, aconteceu dos ônibus não pararem porque estava de noite e era perigoso parar naquela hora. Até que um ônibus parou, só que apareceu uma outra pessoa também e o motorista falou que só dava pra levar uma, aí eu falei pra minha esposa com minha filha subirem no ônibus. Acabou que o motorista liberou nossa família, a outra pessoa ficou pra trás.

)
Avenida Hippie
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade