Aproveite o futuro

Criatividade é uma característica da evolução humana. Essa herança vem de um período em que nossa raça, diante da caça, predadores ou condições climáticas, era tão frágil e desengonçada que garantiu sua sobrevivência utilizando paus, ossos e pedras para criar ferramentas e compensar essa desvantagem. Todos nós descendemos de criativos e criar é uma condição humana.

Se a evolução da espécie nos poupa de resolver nossa sobrevivência na paulada, toda criatividade pode agora ser canalizada a atender necessidades de um futuro cada vez mais presente.

A sobrecarga de informação, estresse e o tempo escasso trás consigo a exigência de produtos e serviços mais práticos e prazerosos de usar, consequentemente um universo com menos burocracias onde a experiência de uso ganha peso na escolha. Ainda sobre esse “futuro presente”, existe uma nova geração que sabendo usufruir melhor que ninguém da tecnologia ao seu redor, são influenciados e influenciadores ao mesmo tempo. São formadores de opinião e começam a ganhar seu próprio dinheiro cada vez mais jovem.

A estabilidade, amiga das gerações passadas, assume o segundo plano e vem à tona a busca por aliar boas experiências ao meio de ganhar dinheiro. Fazer o que gosta e se necessário, permitir-se criar sua própria profissão.

Motorista de Uber, youtuber, blogueiro, anfitrião de airbnb, CEO de startup, são evidências de um novo mercado de trabalho formado por várias ocupações profissionais distintas durante a vida ao invés de uma única profissão. A nova mesa de trabalho já não se configura necessariamente em um escritório, mas por um dispositivo conectado a web em algum lugar do mundo.

Isso exige mudanças no modelo mental do mercado, principalmente empresas mais antigas, que para não sofrerem com a mudança, precisam se mostrar adaptáveis e criativas. Segundo nossa genética, todos temos condições para isso (:

HBR. Bureaucracy must die. Disponível em: <https://hbr.org/2014/11/bureaucracy-must-die>. Acesso em: 05 fev. 2016.

TAB UOL. Futurismo. Disponível em: <http://tab.uol.com.br/futurismo/>. Acesso em: 30 nov. 2015.

UPDATE OR DIE. Você vai ser demitido. Disponível em: <http://www.updateordie.com/2016/01/27/voce-vai-ser-demitido/>. Acesso em: 05 fev. 2016.

*Referências formatadas em: menthor.co