Antes de descobrirmos se é possível, é fácil chegarmos no consenso de que é necessário. Enquanto escrevo, temos mais de 7.260 empresas autorizadas pela ANATEL por todo o país a oferecerem o serviço de internet. Para empresas que estão iniciando suas atividades, até atingirem os primeiros 5 mil clientes não é necessária a autorização da agência governamental para operar. No entanto, temos 80% do mercado concentrado em 6 empresas, sendo duas estrangeiras. Como poderia o usuário brasileiro saber se em seu domicílio ou em seu escritório há outros fornecedores de banda larga além dos nacionalmente conhecidos?

Na manhã de hoje recebi o alerta do serviço de monitoramento BGPMon que o bloco 1.1.1.0/24 havia sido alvo de sequestro de BGP (BGP Hijack) a partir do AS58879. Isso significa que enquanto o sequestro perdurou, o tráfego de consultas DNS que deveria ser destinado aos servidores da CloudFlare foram desviados para a empresa chinesa envolvida no incidente.

As redes que compõem a malha da internet são chamadas de Sistemas Autônomos, em inglês Autonomous System (AS). Cada AS possui um número único global de identificação. Os endereços IP são recursos de numeração sob concessão de sistemas autônomos. O seu provedor…

Na semana passada recebi com o mesmo espanto de muitos a notícia que o Banco Inter teria sofrido uma invasão e dados financeiros de seus correntistas (protegidos pelo sigilo bancário) foram vazados, disponibilizados para venda no mercado negro e apresentados com um manifesto de 18 páginas ao site TecMundo. Farei aqui uma proposta para validarmos se as alegações feitas pelo TecMundo são verdadeiras e se realmente estamos diante do maior incidente de segurança da informação envolvendo dados bancários do país.

O banco se deteve em assumir que foi extorquido mas nega que o “houve comprometimento da segurança no ambiente externo…

Foto de uma claquete (fotógrafo: Max Pixel)

Prever o futuro é uma atividade sedutora e arriscada. Uma astróloga fazendo mapa astral, um apostador das seis dezenas da Mega-Sena da virada, um economista projetando a taxa SELIC do próximo trimestre: muitos tentam tornar dessa atividade seu ganha-pão. Farei aqui um exercício de previsão, não por ser meu ganha-pão nem por estar seduzido por ele e sim por temê-lo: como seria o futuro sem a neutralidade da rede?

Nesse ramo, guardo mais respeito pelos cineastas do que pelos astrólogos (e até pelos economistas). Obras-primas como O Exterminador do Futuro (1984) RoboCop (1987), Matrix (1999), Minority Report (2002), Eu sou…

T. Ayub

Me chamo Ayub e "Eu faço a internet funcionar", nome do meu canal no YouTube: http://youtube.com/c/ayubio

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store