Sobre dar certo
Quando um relacionamento acaba é comum ouvir as pessoas dizendo coisas do tipo “não deu certo” no momento em que são questionadas sobre a razão do término. Suponho que essa resposta seja uma fuga automática de explicações extensas e detalhadas a respeito de uma ferida que ainda não cicatrizou. Só que pra muitos, com o tempo, essa se torna a única verdade. Não deu certo.
Mas afinal o que é dar certo? Dar certo é manter um relacionamento sólido por anos? É “fazer durar”? Construir uma história, casar e formar uma família? O mundo tá cheio de casais que estão juntos a anos, mas não dão certo. São relacionamentos construídos com base em aparências e sustentados pelo comodismo mútuo onde ambos são infelizes mas permanecem envoltos por uma teia de mentiras que eles mesmos construíram.
A gente cresce ouvindo histórias de contos de fadas, achando que amor é uma coisa eterna, que vamos ser felizes para sempre. Mas o que ninguém nos contou é que o amor acaba sim. Interesse, paixão (ou seja lá qual for a palavra que você queira colocar aqui) acaba sim. Sentimentos acabam e não existe fórmula exata pra isso porque nós somos humanos complexos cheios de desejos e vontades que vem e vão. A gente muda constantemente e porque isso seria diferente em relação ao que sentimos?
Você pode encontrar alguém muito especial e se apaixonar por essa pessoa e ela por você e ficarem juntos até o último dia de suas vidas, mas isso tem muito mais a ver com dedicação do que sentimento em si.
Mês passado voltei a conversar com meu ex e é incrível como depois de tanto tempo a amizade que temos permaneceu exatamente como era antes mesmo do namoro. A gente deu certo, mas acabou. E o que eu quero dizer com isso é que você pode dar certo sim com alguém, mas isso não significa que vocês vão ficar juntos pra sempre. Um dia quem sabe você vai perceber que já não é mais isso que quer pra si e então é hora de seguir em frente e viver outras histórias, inclusive com outras pessoas. E isso não é triste, tão pouco significa que vocês “não deram certo”. Significa que vocês foram felizes juntos, mas que um dia decidiram seguir caminhos diferentes, o que é bom porque respeitaram a si mesmos e um ao outro. Mais vale um relacionamento que termina com ambos felizes do que um relacionamento frustrado que permanece sustentado por aparências.
A gente fala muito rápido que gosta e demora demais pra falar que deixou de gostar. Deveria ser o contrário.