Introdução alimentar: como começar?

Baby Care Store
Mar 26, 2019 · 3 min read

O momento ideal para o desmame do bebê ainda é um momento de dúvidas para muitos pais. A OMS, Organização Mundial de Saúde, recomenda que esse processo comece a partir dos 6 meses de idade, porém não existe um consenso nessa afirmação já que a necessidade de começar a ingerir alimentos sólidos varia de criança para criança.

O desmame é ideal acontecer nessa época porque o leite materno deixa de ser suficiente para compor uma dieta completa para o bebê. A partir desse momento, ele precisa receber mais calorias, maior quantidade de ferro e vitamina, proteínas, zinco, magnésio, sódio, entre outros.

Mas como começar?

O bebê dá alguns sinais quando ele já está pronto para receber alimentos sólidos na sua dieta e passar a ter uma dieta mista (leite materno, ou artificial, e alimentos sólidos). Estar com mais fome que o normal, fazer movimentos de mastigação, mostrar interesse pela sua comida e conseguir fechar a boca em torno da colher são alguns desses sinais.

Todo esse processo demanda tempo e paciência, sempre respeitando o desenvolvimento individual de cada bebê. Levar a região onde se vive em consideração também é de extrema importância, como por exemplo, aqui no Brasil, um país tropical, começar a introdução alimentar com frutas é uma ótima ideia. As primeiras comidinhas devem ser macias, de consistência pastosa e sabor suave, sem muitos temperos, e a quantidade que vai na colher é mínima.

Esse momento do dia, o momento de alimentação do bebê, deve ser feito de forma tranquila, calma e com paciência. Escolha uma hora do seu dia em que não esteja com pressa e que o bebê não esteja cansado, normalmente por volta do meio dia. No início, é normal que ele não coma mais de duas colheres de chá, lembre-se que essa alimentação é um complemento, não o foco principal.

Dicas

1- A regra dos 15

Ofereça de 12 a 15 vezes o mesmo alimento para a o bebê! Não desista de primeira, é natural que ele empurre os alimentos para fora da língua, até porque ele está imitando o movimento de sucção.

2- Método BLW

Do inglês baby-led weaning esse método consiste em deixar as frutas, legumes, alimentos sólidos no geral picados a disposição da criança, deixando que ele se alimente sozinho a partir do interesse, apetite e curiosidade.

3- Não misture!

Evite misturar os alimentos! Quando eles são servidos separadamente, a criança consegue identificar o sabor e a aparência de cada um deles.

4- Pê-efinho

É uma versão menor e mais simples do que os pais estão comendo, quando a introdução alimentar acontecer ao mesmo tempo que a refeição dos adultos. Ajuda na representação e na integração da criança.

5- Papinha

A tradicional papinha consiste em pegar alimentos sólidos e bater no liquidificador deixando com uma consistência pastosa, podendo misturar diversos tipos de alimento. Porém, mude o método, porque pela papinha a criança não sabe ao certo o que está ingerido.

Existem diversos acessórios que auxiliam na introdução alimentar do bebê, como tigela com ventosa que grudam na mesa, colheres especiais e babadores, além de papinhas de diversos sabores.


Nos siga nas redes sociais (Facebook e Instagram)e fique por dentro de todas as novidades da nossa loja Baby Care Store.

Baby Care Store

Written by

Olá mamães e papais, a Baby Care Store é uma loja com produtos e acessórios para os cuidados do bebê e das mamães, garantindo o bem-estar de toda família!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade