Como ter tido um burnout me fez repensar minha relação com a carreira e o design.

Carolina Torres
4 min readFeb 28, 2020

Infelizmente saúde mental ainda é um tabu no meio corporativo, mas é um assunto que precisamos cada vez mais debater e ter abertura pra falarmos sobre. Cada vez mais alta performance é cobrada, mas o que as empresas fazem pra cuidar da saúde mental de seus colaboradores?

Photo by Jacqueline Day on Unsplash

Em meados de Outubro do ano passado comecei a ter os meus primeiros sinais de Burnout, logo já acendi meu alerta, sabendo que já tinha enfrentado problemas com ansiedade e depressão anteriormente. Mas nesse momento sabia que o trigger era completamente diferente.

Pensei muito antes de escrever esse artigo pois ele poderia me colocar em um ponto de vulnerabilidade, afinal de contas, quem é que quer colocar a cara a tapa e falar de um assunto tão delicado assim?

Antes de falar mais sobre a minha experiência pessoal, colocarei aqui informações retiradas do site do Dr. Drauzio Varella:

Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.
O sintoma típico da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em…

--

--

Carolina Torres

Product Designer Lead, passionate by human-machine relationship. Enthusiast of new technologies and astrophysics.