Você já ouviu falar em “Embedded Finance”? Ou “Finanças Embutidas”?

Confira o material que preparamos para nos aprofundarmos mais nesse conceito, isso ajudará a esclarecer algumas dúvidas sobre essa revolução que está atravessando o mercado.

Image for post
Image for post

O Embedded Finance ou no português propriamente dito, Finanças Embutidas, é o conceito que diz respeito a empresas que não necessariamente oferecem serviços bancários como seu core business, mas que podem ter sua proposta de valor totalmente transformada com este tipo de oferta.

Veja!

Há algum tempo, para que qualquer um de nós pudesse ter acesso a serviços financeiros como uma simples conta bancária, o caminho natural seria: escolher o banco certo depois de muito pesquisar e caminhar até a agência mais próxima com a cópia de alguns documentos separados em uma pasta, enfrentar uma fila de horas para solicitar a abertura da conta e esperar para ser aprovado. …


O mercado financeiro do país tem passado por muitas mudanças, principalmente, agora no mês de novembro, por conta do lançamento oficial do PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central.

Image for post
Image for post

A partir dessa alternativa será possível realizar transações financeiras em poucos segundos, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, válido para qualquer instituição financeira, o que terá como resultado um grande impacto na economia nacional.

E você deve estar se perguntando: o que vai mudar com o PIX?

Do ponto de vista do consumidor, citamos alguns benefícios, mas o comerciante também terá avanços, isso porque o processo é muito menos burocrático, o que resulta em maior agilidade e um sistema mais transparente. …


Image for post
Image for post

O que é e como proteger sua empresa

A era digital traz cada vez mais benefícios para o dia-a-dia de todos. É inegável que com essas mudanças ocorra também a transformação na forma de se relacionar e fazer negócios. Por isso, é importante destacar a relevância da segurança da informação para garantir o futuro de sua empresa.

Quer entender melhor a importância da segurança da informação? Confira este artigo.

O que é a segurança da informação?

Muitas empresas não davam muita atenção para esse fator, por isso acabaram tomando medidas ineficazes ou até mesmo não adotaram nenhuma. Para essas situações é importante repensar sobre isso, uma vez que há muito a ser feito em termos de segurança para proteger processos, pessoas e tecnologia. …


A tecnologia a favor do seu negócio

Ao abrir esse conteúdo, você deve estar se perguntando: por que eu devo saber o que é p2p? Vamos do início o que é? A sigla “peer to peer”, vem do inglês na tradução: pessoa para pessoa.

Image for post
Image for post

O sistema, de forma básica, possibilita a transferência de qualquer dado sem necessidade de um intermediário, ficando tudo mais simples e rápido. Seja de uma pessoa para outra ou mesmo entre empresas.

E qual a intenção desse modelo de negócio? É realizar transferências a qualquer momento e no formato que o usuário desejar, preferencialmente por dispositivos móveis. A partir disso, um indivíduo poderia enviar dinheiro de sua conta corrente para o cartão de crédito de outra pessoa a qualquer dia da semana, incluso finais de semana e o custo desta operação é baixo. …


Image for post
Image for post

Entenda como a plataforma afeta esse modelo de pagamento

Uma nova maneira de realizar pagamentos e transferências de forma instantânea foi anunciada e regulamentada pelo Banco Central. Sem dúvidas, o PIX tem sido o tema mais comentado das últimas semanas e continuará em evidência até o final do ano, quando ocorrerá, de fato, o lançamento e implementação.

O que muitas pessoas andam se perguntando é: o PIX significa o fim dos boletos ou TEDs?

Trouxemos aqui uma visão de negócio para esclarecer essa dúvida que você já pode ter se perguntado ou conhece alguém que gostaria de saber.

Acredita-se que o mercado de cartões está muito mais ameaçado em comparação com as TEDs e boletos, afinal pense na seguinte situação: aos finais de semana ou feriados, a única forma de você realizar um pagamento em algum estabelecimento é por meio do cartão. Mas, com a chegada do PIX, esse método de pagamento não será mais o único, já que irá “competir” com o pagamento instantâneo. …


Como esse modelo transformou o mercado de pagamentos

O open banking é um conceito que está ganhando cada vez mais adeptos, principalmente, após a regulamentação do sistema pelo Banco Central do Brasil, o procedimento garante agilidade, inovação e o que todos buscam na hora de fazer negócios: segurança.

Mas, vamos entender como teve início esse conceito de “Banco Aberto ou Sistema Financeiro Aberto”?

Image for post
Image for post

O continente onde existe a maior presença do Open Banking é a Europa. Em 2015, o Parlamento Europeu regulamentou a Diretiva de Serviços de Pagamento, reconhecida como PSD2, ou Nova Diretiva de Serviços de Pagamento, que busca criar um mercado único de serviços por meio metodologia de pagamento integrado, fornecendo segurança e eficiência. …


Sistema de pagamentos é oficialmente autorizado pelo Banco Central do Brasil

O Open Banking consiste em um sistema que compartilha dados, informações e serviços financeiros detidas por operadoras, como bancos tradicionais, para permitir que o recebedor escolha qual solução utilizar e com isso ter maior controle sobre seus próprios dados bancários, dessa forma conseguem ter acesso a melhores taxas, prazos e serviços.

Image for post
Image for post

No primeiro semestre do ano, o Conselho Monetário Nacional, junto com o Banco Central do Brasil (BACEN), anunciou a regulamentação do Open Banking no país. …


Image for post
Image for post

O mercado financeiro está atravessando uma revolução tecnológica que veio para envolver e conectar todos, mas como isso? Por meio do open banking, que é um sistema bancário que permite o compartilhamento de informações de forma segura, feito através de APIs.

Já mencionamos com maiores detalhes o que são cada um dos termos mencionados anteriormente, você pode conferir nossos outros artigos para entender com maiores detalhes, o que é o “open banking” e o que são “APIs”.

As APIs permitem conectar sistemas e criar conexões entre softwares e plataformas, facilitando as transações entre quem compra e quem vende.

API TED

O que é a nossa API TED? É uma API Open Banking que permite que você realize transferências externas para contas de pagamentos e correntes. No Bankly além de fazer o básico em feito, vamos além: também é possível realizar as transferências para contas poupança. …


Nos artigos anteriores falamos sobre o que é o PIX e quais as principais vantagens desse novo meio de pagamento para o mercado. Mas na prática, como ele funciona?

Image for post
Image for post

Antes de falar sobre como a plataforma do Bankly pode fazer com que qualquer empresa possa oferecer o PIX aos seus clientes, é essencial revisarmos alguns conceitos importantes:

Participante Direto: Instituição de pagamentos ou financeira que possuirá conexão direta ao PIX, sendo a liquidação financeira dos pagamentos instantâneos sua principal responsabilidade, sua integração direta é obrigatória à todos que possuem hoje mais de 500 mil contas (correntes, de pagamentos e etc) ativas. …


Image for post
Image for post

Já ouviu falar na sigla API, mas você efetivamente sabe o que é? Como funciona e quais são as suas funções? Se para alguma das perguntas a respostas foi “não”, a partir desse material ficará mais claro como as APIs estão presentes em nosso dia-a-dia e como são usadas para melhorar a funcionalidade dos sistemas.

O que é API?

Começando do início, vamos entender o que é API: a expressão vem do inglês “Application Programming Interface, traduzido para o português: Interface de Programação de Aplicativos.

É um conjunto de códigos e linguagens do desenvolvimento que permite ao usuário final utilizar sites ou aplicativos consultando, alterando ou armazenando dados. Sua principal vantagem é oferecer informações e/ou funcionalidades desenvolvidas em outro sistema, sem necessidade de acessá-los diretamente. …

About

Bankly

Somos uma plataforma de tecnologia financeira oferecendo produtos de Banking as a Service e open banking.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store