“Me diga um lugar onde isso existe!”

Essa é a pergunta que já espero encontrar ao iniciar um debate sobre liberdade.

Querendo fazer uma crítica definitiva, o argumentador que possui restrições à liberdade invoca imediatamente a questão: “Me dê um exemplo de um país onde isso funciona”. Ora, o argumento é por completo contraditório, essencialmente, é como perguntar em qual fazenda de escravo a liberdade funciona e vou explicar o por quê.

Mesmo sem saber, o indivíduo que critica a liberdade o faz apoiado no animal político de Aristóteles complementado por invocações ao conceito dos filósofos Thomas Hobbes, John Locke…


Qualquer proposta de convivência social que entre em conflito com ela mesma deve ser entendida como uma proposta falha.

O imposto serve para ajudar?

Se assim fosse, no ato de “contribuir” com o imposto, o indivíduo que “contribuiu” teria de, necessariamente e sempre, obter o benefício da ajuda de forma mutua. O filantropismo pode trazer benefício ao doador, mas a caridade forçada não. Não existe caridade forçada.

Essa contradição passa despercebida e sequer é questionada. Uma verdade precisa ser verdade o tempo todo e se aplicar em todos os casos, jamais existirá uma círculo quadrado.

Estado de bem-estar social, é um tipo de organização que…


Eu e outros indivíduos, dotados de toda benevolência acreditamos que temos a receita para o bem-estar social. O WhatsApp agora é nosso. É tudo nosso!

Todos serão obrigados a utilizar o WhatsApp, a foto do perfil deverá conter um número de registro. O número pode ser obtido comigo ou com meu amigos, você receberá esse número gratuitamente, para isso pagará uma taxa diária de R$ 1 para o resto da sua vida. Como pensamos em qualidade, segunda vias poderão ser solicitas, basta pagar a taxa de R$ 350.

Em nome da coerência, o uso do WhatsApp passará a ser permitido…


Antes, o problema era a pobreza, com o capitalismo, o problema passou a ser a riqueza. Quem vai entender isso?

Os críticos do capitalismo defendem um modelo onde o estado forneça o bem-estar, para isso, produtos e serviços. Tudo de “graça”. Já um outro tipo de crítica, afirma que o capitalismo se serve do estado, e por isso, só existe capitalismo se existir estado.

Tudo errado. Essas afirmações são originadas pelos seguintes grupos:

Grupo 1: O que toma vantagem com o confisco do patrimônio alheio;

Grupo 2: O iludido pelo primeiro grupo.

O primeiro grupo são os grandes empresários que…


O economista Adolfo Sachsida publicou um artigo sobre a validade do imposto, concluindo que, se for justo, imposto não é roubo. O artigo pode ser lido aqui: http://bdadolfo.blogspot.com.br/2017/07/sera-que-imposto-e-roubo.html

O texto a seguir é minha resposta a tal artigo.

Apesar d’eu discorrer aqui sobre cada “verdade” descrita no texto do Sachsida, é preciso dar sentido a palavra, até mesmo sem buscar complicados sentidos etimológicos ou em dicionários. Imposto é algo que se impõe, imposto é o contrário de optativo.

Tendo em mãos meu conceito de imposto, vamos ao contra-argumento.

Primeiro ponto.

“ao taxar o indivíduo o governo toma dele algo que…


A escravidão é boa?

Antes de responder considere algumas questões. De que lado está seu ponto de vista, do escravo ou do liberto? Se fosse possível justificar através de um direito a posse de escravos você utilizaria tal direito positivado?

Direito positivado são direitos que alguém lhe concedeu e podem ser removidos a qualquer momento, o contrário seria o direito natural, aquele que ninguém pode lhe tirar, tal como o direito à vida. Um direito positivado possui condição de justificar moralmente a existência da escravidão?

Justificar significa “dar razão para valorizar”, entretanto, valorizar é algo vago, as pessoas valorizam o…


Ano 2019. O governo brasileiro, representando os anseios sociais, amparado no artigo 5º da Constituição Federal Brasileira de 1988 que versa sobre os direitos essenciais e fundamentais decreta o seguinte:

Art. 1º É direito fundamental do trabalho poder limpar o bumbum.

A composição da complexa lei foi assunto de acalorados debates sociais, o povo foi às urnas e, por defender o trabalhador, o Sindicato dos Trabalhadores das Fábricas de Papel Higiênico venceu com a melhor proposta no referendo.


Nascemos propensos à incompetência ou assim somos porque fomos transformados em um processo social violento?

O homem da caverna habitou essa bola de ferro há 350 000 anos, até aproximadamente 29 000 anos, e a palavra caverna faz todo sentido, era lá que eles viviam, dormiam e comiam, incluindo a fêmea da caverna. Foram milhares de anos evoluindo nosso DNA entre preguiça e a necessidade de comer. …


A Teoria da Caixa de Tomates discorre sobre as ações humanas e diz que toda ação política, por mais que pareça ser boa, ao ser aberta, surgirá o lado podre.

As ações políticas são como bandeja de tomates no mercado. Ao consumidor só é apresentado na bandeja, de forma premeditadamente, os tomates amassados, estragados e podres. E esses podem contaminar todos os bons.

Assim são as ações políticas. São apresentadas ao cidadão, apenas a versão boa, quando damos conta da verdade, já é tarde, o problema estará dentro de nossas casas.

Desconfie de toda ação política, tente um olhar mais…


Sociologicamente, sociedade significa a “associação amistosa com outros”, Isso representa o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.

Mas conseguimos dar nosso jeitinho. Fizemos nossa adaptação.

Sociedade é a “associação amistosa comigo e comigo mesmo”, é o conjunto de pessoas que possuem seus propósitos, gostos, preocupações e costumes, e não interagem com os demais para constituir uma comunidade.

Comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e…

Jefferson Banks Miranda

Novato no gosto pela filosofia e economia

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store