“Me diga um lugar onde isso existe!”

Essa é a pergunta que já espero encontrar ao iniciar um debate sobre liberdade.

Image for post
Image for post

Mesmo sem saber, o indivíduo que critica a liberdade o faz apoiado no animal político de Aristóteles complementado por invocações ao conceito dos filósofos Thomas Hobbes, John Locke e Rousseau, esses legitimam a existência de governos acima da liberdade dos governados, o crítico da liberdade utiliza o conceito do contratualismo ao afirmar que um indivíduo não é escravo, pois esse optou estar sob a égide de um contrato social — algo como: é o preço que se paga por viver em sociedade. …


Image for post
Image for post
caridade obrigatória não é caridade

Qualquer proposta de convivência social que entre em conflito com ela mesma deve ser entendida como uma proposta falha.

O imposto serve para ajudar?

Se assim fosse, no ato de “contribuir” com o imposto, o indivíduo que “contribuiu” teria de, necessariamente e sempre, obter o benefício da ajuda de forma mutua. O filantropismo pode trazer benefício ao doador, mas a caridade forçada não. Não existe caridade forçada.

Estado de bem-estar social, é um tipo de organização que coloca o estado como agente da promoção social do coletivo. Nesta orientação, o estado é o agente regulamentador da felicidade, satisfação e o prazer social do indivíduo.


Image for post
Image for post

Eu e outros indivíduos, dotados de toda benevolência acreditamos que temos a receita para o bem-estar social. O WhatsApp agora é nosso. É tudo nosso!


Image for post
Image for post

Antes, o problema era a pobreza, com o capitalismo, o problema passou a ser a riqueza. Quem vai entender isso?


O economista Adolfo Sachsida publicou um artigo sobre a validade do imposto, concluindo que, se for justo, imposto não é roubo. O artigo pode ser lido aqui: http://bdadolfo.blogspot.com.br/2017/07/sera-que-imposto-e-roubo.html

“ao taxar o indivíduo o governo toma dele algo que é do indivíduo, mas lhe dá em troca algo que não lhe pertencia antes (bens públicos).”


A escravidão é boa?


Image for post
Image for post

Ano 2019. O governo brasileiro, representando os anseios sociais, amparado no artigo 5º da Constituição Federal Brasileira de 1988 que versa sobre os direitos essenciais e fundamentais decreta o seguinte:


Nascemos propensos à incompetência ou assim somos porque fomos transformados em um processo social violento?


A Teoria da Caixa de Tomates discorre sobre as ações humanas e diz que toda ação política, por mais que pareça ser boa, ao ser aberta, surgirá o lado podre.

Image for post
Image for post

Desconfie de toda ação política, tente um olhar mais profundo e verás o problema oculto na beleza…


Sociologicamente, sociedade significa a “associação amistosa com outros”, Isso representa o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.

Sociedade é a “associação amistosa comigo e comigo mesmo”, é o conjunto de pessoas que possuem seus propósitos, gostos, preocupações e costumes, e não interagem com os demais para constituir uma comunidade.

Comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico. …

About

Jefferson Banks Miranda

Novato no gosto pela filosofia e economia

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store