This is a transcription of my keynote at the event
Living Tomorrow: The Caring City, organized by swissnex Boston.
—
Good afternoon,
As designer, artist, researcher, teacher, and creative coder, I work with data. These practices and my research in media art led me to enroll in the curatorship of two exhibits about data in Rio de Janeiro, Brazil.
I would like to acknowledge that I’m inspired by Giorgia Lupi’s Data Humanism Manifesto [1]. She and Stephanie Posavec created this beautiful project called “Dear Data”.
They created personal data visualizations and shared them weekly in drawings on postcards. They learned…
A compreensão do que é um dado foi se alterando ao longo dos tempos. Inicialmente ele surge enquanto descrição da nossa forma de percepção e organização do mundo. Hoje, de modo geral, os vemos de uma forma essencialmente técnica: o conjunto de dados se aglomera em uma massa passível de armazenamento e processamento por computadores.
Quando os dados se tornam base de diferentes processos como pesquisa científica, decisões corporativas e até o jornalismo, é essencial entender cada uma das etapas e métodos que os utilizam: descobrir, capturar, estruturar, interpretar e representar. Esperamos que cada visitante possa entender melhor esse percurso…
Em 2017, participei do seminário Cultura de Dados e Gestão Cultural no Oi Futuro, organizado por Daní Dantas e Hugo Bianco. Nesse dia, diversas pessoas se reuniram para falar sobre diferentes abordagens, temáticas e etapas do emprego de dados na produção cultural.
Um dos pontos que discutimos ao longo do dia e que destaquei em minha palestra sobre visualização de dados foi a dificuldade de se demonstrar a relevância da cultura dentro da lógica dos números. A qualidade do impacto que você pode gerar em um pequeno grupo de pessoas com a experiência estética pode ser mais relevante do que…
Brazilian data artist and creative coder. Driven by body awareness and environment consciousness. Creative Director at Ambos&& Studio. www.ambos.art.br