Testes de Aceitação em aplicações Angular usando Protractor e CucumberJS — Parte 2

Bárbara Cabral
2 min readSep 10, 2018

--

Parte 2: Instalando o CucumberJS

Instalação

Se você ainda não instalou e configurou o protractor, você pode ler o post anterior que fala justamente sobre isso.

Agora, com o protractor instalado, rodando em cima do selenium-server, vamos então partir para instalar e configurar o cucumber.

$ sudo npm install -g cucumber

$ npm install — save-dev protractor-cucumber-framework

Daí, eu acabei me deparando com o seguinte erro:

Depois de pesquisar, resolvi procurar nos fóruns de protractor… um deles foi o Gitter, onde encontrei uma espécie de chat da comunidade Protractor/Angular e2e Tests.

E, mais fácil do que eu imaginava, a Trisha me respondeu o seguinte:

Bom… resumindo, eu fui dentro da pasta do projeto e executei o cucumber de uma forma “não global”, ou seja, para ele ser instalado no package.json do projeto. Assim:

$ npm install cucumber

$ npm install --save-dev protractor-cucumber-framework

As duas instalações precisam ser dentro da pasta do projeto, alguns tutoriais não explicavam isso, porque é a base do NodeJS… bom agora funcionou!!! =D

Obs: é importante criar local porque mais para a frente eu vou explicar com containerizar os testes com Docker. Aguarde!

No próximo post vamos começar a desenvolver os testes usando Protractor e CucumberJS.

--

--