Guia de linguagem de tom de voz (Case UX Writer)

Barbara Finelli
6 min readDec 20, 2021

--

Olá, este material é um Guia de linguagem. Ele serve para te ajudar a entender como, o que e porque falamos.

O desafio

  • Desenvolver um manual de tom e voz
  • Uma persona
  • Uma régua de comunicação que inclua push com título, corpo do texto, 1 e-mail, 1 sms e 1 mensagem via WhatsApp

Resolvendo o desafio

Com a vasta experiência adquirida na área de atendimento ao cliente, é imprescindível não olhar para a dor do usuário ao criar um produto ou serviço. Hoje, como futura UX Writer, entendo que é mais UX do que Writing. Dessa forma, a primeira etapa no processo de criação do manual, foi conhecer o público alvo.

O Processo para a criação

  • Conhecendo o público da Cooko
  • Pesquisa Quantitativa
  • Criando a persona
  • Matriz CSD
  • Benchmark
  • Criar uma Régua de Comunicação para o fluxo
  • Criação do manual

Apresentação

Desenvolvi esse manual de tom e voz para a Cooko, (empresa fictícia) com a intenção de facilitar a maneira como a marca se expressa em seus diferentes canais de comunicação.

Lembrando que, essa foi a forma que encontrei para criar um manual, espero que possa ajudar quem se encontra nesse processo. O link do para o projeto no figma e no google docs esta ao final da leitura.

Sobre a Cooko

A Cooko é uma marca que tem como objetivo ser forte e consolidar-se no Brasil. O propósito da Cooko é conectar pessoas que são chefes ou cozinham por passatempo com quem deseja desfrutar da alta gastronomia dentro do conforto da sua casa.

Manifesto

Antes de tudo, apresento aqui o Manifesto. O material mostra o que buscamos ao oferecer comida de qualidade para cada um dos nossos clientes de forma única. Esse manifesto traz a base da nossa atuação.

Olha que “top”!

Se você, que nem eu quer migrar para a área de UX Writer e não conhece todos os termos desse "universo", o manifesto nada mais é do que a apresentação da missão, motivações e valores da nossa marca.

Às vezes nos pegamos refletindo como a rotina e os afazeres do dia-a-dia impactam a vida dos seres humanos, principalmente, na alimentação. Quando não queremos cozinhar, recorremos ao bom e velho delivery.( não julgo, pois, as vezes sou assim também) o que por muitas das vezes acaba prejudicando a nossa saúde se for consumido constantemente. A Cooko quer disponibilizar comida de qualidade feita por um chefe, e que, não caiba somente na mesa do restaurante, mas também, na sua sala de jantar.

QUALIDADE

Quando alguém nos perguntar qual será o próximo passo, responderemos: queremos entregar qualidade de atendimento para os chefs e também para os usuários dos nossos serviços. Na prática, isso quer dizer que, queremos conectar o máximo de pessoas possíveis que desejam desfrutar da alta gastronomia, dentro do conforto da própria casa, tornar acessível o valor e ainda mais: criaremos uma rede de pessoas que cozinham somente por passatempo, para assim, auxiliar no aumento da renda.

Acreditamos que a gastronomia é um agente essencial de mudanças. Que une preservação de identidade cultural a impacto social!

Queremos promover o conhecimento da nossa própria culinária, muitas vezes desvalorizada ou até mesmo esquecida.

Essa é a nossa razão de ser. É para isso que a Cooko “existe”.

Acreditamos que para preservar a cultura brasileira é essencial conhecer as matérias-primas, registrar e redescobrir formas tradicionais.

Vamos produzir conteúdo e receitas que valorizem os ingredientes nacionais e garanta sua acessibilidade ao público.

Queremos celebrar a nossa cultura. Produzir desenvolvimento sustentável e claro, com muito sabor.

Sabemos que isso é só o começo. Vem conosco também !

PERSONALIDADE/BRAND PERSONA

“ Se a marca Cooko fosse uma pessoa, como ela seria?”

Fiz uma pesquisa quantitativa para entender melhor os usuários e confirmar se realmente fazia sentido o projeto que a Cooko pretende desenvolver. A minha base para a pesquisa foram grupos de WhatsApp de UX Writing e grupos de Facebook para pessoas cozinheiras.

Insights:

Após ter feito a pesquisa quantitativa e ter um vislumbre inicial do público da Cooko fiz uma matriz CSD,(Certezas Suposições e Dúvidas) para organizar as ideias , ao lado das minhas certezas e suposições para entender o modelo de negócio ideal.

Matriz CSD

Agora vamos à persona.

Com os dados obtidos, se a marca Cooko fosse uma pessoa ela seria assim:

Isso significa dizer que…

Nossa persona é um jovem apaixonado por comida e inovação, busca sempre a praticidade e o conforto de sua residência. Está sempre disposto a simplificar sua vida com soluções para os mais diferentes problemas e situações.

Jovem, leve, confiante e inteligente.

O benchmak nada mais é do que a comparação das empresas que atuam no mesmo segmento que o meu.

Como aplicar o tom de voz na página de destino e nas mídias sociais de Cooko

Linguagem simples e atual, prezamos pela simplicidade e credibilidade.

Deixe as formalidades para outro momento, seja simpático, amigável, e use linguagens e referências atuais, como memes e gírias (apropriadas), por exemplo. Procure comunicar de forma simples e leve, mas sem excessos.

Essas características estão presentes em tudo o que dizemos, mas nunca esquecemos que, além disso, sempre consideramos o perfil do interlocutor ou público para encontrarmos o tom certo.

Por fim, mas não menos importante, demonstrei como a Cooko falaria em sua landing page e redes sociais:

Mensagem do WhatsApp

Mensagem do e-mail

Mensagem do push e do SMS

Conclusão:

Com o intuito de migrar para a área de UX Writer traçado desde abril de 2021, desenvolvi esse manual de tom e voz para a Cooko (empresa fictícia), para esse, ser o divisor de águas em minha carreira e eu realmente ter um projeto direcionado para Writing. Bom, digamos que não foi tão simples desenvolver esse case, no entanto, foi um desafio excepcional e, o qual, me tirou totalmente da zona de conforto.

Agradeço imensamente a atenção e se gostou do projeto entre em contato comigo.

Através do meu perfil no Linkedin ou, através do meu portfólio .

--

--