7 Cuidados Indispensáveis para a Sua Barba

Tudo que fazemos, do trabalho até atividades pessoais, pedem por cuidados indispensáveis. E claro que com a barba não é nem um pouco diferente: se você quer ter um visual top com seus pelos faciais, precisa seguir algumas tarefas que tomam tanto tempo do dia quanto ficar parado sem fazer nada. Vamos te mostrar esses cuidados, para que eles sejam parte da sua rotina tanto quanto escovar os dentes ou tomar banho.

O legal dessas dicas é que você adaptar fácil para sua realidade, ou apenas aplicar do seu jeito. E se você quiser mais detalhes para cada uma delas, vamos separar alguns artigos bem específicos para te ajudar. Essa é a hora para acabar com os maus hábitos, e deixar sua barba no jeito.

Os 7 Cuidados Indispensáveis para cuidar na barba

1 — Aparação Constante

Os pelos faciais não vão parar de crescer mesmo depois de você escolher o estilo e o tamanho ideal para eles. Por isso é importante manter uma boa aparação da barba. Além de fazê-la para manter o visual escolhido, aparar a barba serve para evitar algumas inconveniências que seu crescimento descontrolado causa.

Bem, aqui você deve se atentar com dois pontos. O primeiro é a frequência: cada parte da barba cresce em seu próprio ritmo. As laterais, por exemplo, crescem muito mais rápido do que o restante, enquanto o bigode cresce num ritmo menor, mas lentamente toma sua boca. Depois de escolher o seu estilo, faça uma aparação a cada duas ou três semanas, vai ser o suficiente para não causar problemas.

O segundo ponto são as ferramentas. Procure variar entre a tesoura e a navalha, para que não perca o estilo escolhido. Ou, em caso de dúvidas, prefira o barbeiro.

2 — Deixe o Estilo bem definido

Toda barba tem um estilo bem definido, inclusive o hipster que não quer se adequar aos padrões. Por isso é bom já tê-lo em mente quando escolher o visual, para não ficar perdido durante a aparação e período de crescimento. A ideia aqui não é apenas a aparência: com um estilo bem definido, você consegue manter uma boa limpeza, e deixar claro até onde você quer quer a barba cresça.

Basicamente, para a barba ter um desenho legal, você precisa aparar o queixo, tirar a parte abaixo do pescoço, e acertar nas bochechas. A forma exata varia tanto com os tipos de rosto, como o próprio visual que deseja.

3 — Faça uma limpeza regular

Limpar a barba é um cuidado indispensável, para não dizer obrigatório se você quiser uma barba de respeito. E não, você não pode deixar só para quando ela sujar em jantares e coisas do tipo: se você quiser um estilo bonito e fácil de trabalhar, a barba precisa ser limpa com frequência. Se não for todos os dias, faça dia sim e dia não.

Para fazer a limpeza, basta usar um bom shampoo para barba durante o banho. A falta de cuidado com a limpeza da barba pode gerar alguns problemas bem desagradáveis, como a proliferação de doenças de origem bacteriana ou ainda a temida seborreia.

Se fizer tudo corretamente, os efeitos para o corpo serão totalmente contrários, com uma barba capaz de proteger o corpo de várias doenças.

4 — Mantenha a barba macia

A barba não precisa ser obrigatoriamente macia, mas pode gerar ótimas vantagens tanto para a saúde como para o visual se você cuidar a esse ponto. Os pelos faciais são grossos por natureza, sendo um pouco desafiador no começo para chegar a maciez. Além disso, você precisa de uma barba cheia para trabalhar melhor esse aspecto.

Para deixar a barba macia é um tanto simples. Faça uso constante do balm para barba, ou de uma loção pós-barba. De preferência, após o banho para criar uma boa frequência. As propriedades presentes nesses produtos vão estimular os bulbos capilares no rosto a crescerem mais saudáveis.

5 — Hidrate com frequência

Hidratar a barba é uma das tarefas menos frequentes, mas essencial se você quiser evitar as espinhas e outros efeitos de uma barba seca. Além de ser um processo fácil e sossegado, hidratá-la pode garantir outro ótimo efeito: cheiro. Não pense que isso é bobagem, tem muitos caras por aí que ficam bem na fita com uma barba cheirosa, sendo um segredo até bem sutil para quem não consegue os mesmos resultados.

Você pode hidratar a barba de duas formas. Enquanto o óleo para barba é o mais indicado para evitar caspas e outros efeitos causados pela limpeza regular, o pós-barba é o selo de garantia para evitar efeitos mais nocivos quando apara a níveis quase rentes ao rosto.

Recentemente, fizemos um post só falando dos cuidados que você pode e deve tomar para conseguir uma barba bem hidratada, dá uma olhada lá, e depois volte para contar se ajudou.

6 — Garanta um cuidado específico para o Bigode

O bigode é quase um elemento à parte na barba. Ela tem seu próprio ritmo de crescimento, sua própria forma de aparar, e se você for criativo, escolher um estilo completamente diferente do restante dos pelos faciais. Não é por acaso que existem produtos dedicados especificamente para o bigode, como pentes menores para estilos mais volumosos, ou mesmo uma pomada para modelar.

Os cuidados com o bigode, além do estilo, envolvem principalmente a atenção na hora de comer. E para tanto, temos duas boas indicações de matérias para você não ganhar um outro bigode, bem mais indesejado.

7 — Não seja Inconsequente nos cuidados na barba

Curtiu as dicas? Então não deixe de segui-las direito. Nada de passar shampoos para cabelo ou sabonete no lugar de shampoo para barba. não usar um bom pós-barba na hora de aparar, ou cortar de qualquer jeito que a barba não precisa de cuidados. Se pensar assim, no final o prejudicado será você mesmo. Não deixe esses cuidados indispensáveis para a sua barba de fora.

Fonte: https://blog.beard.com.br/cuidados-indispensaveis-para-barba/

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Barbearia Guedes’s story.