Corações Foliões

Taí uma verdade, poucas coisas me encantam tanto como a magia do carnaval. Aquele aglomerado de gente, tudo junto, na mesma cadência, pulando no mesmo ritmo de um som sem preconceito e cheio de amor realmente me deixa arrepiado.

Da minha experiência de carnavais conto nos dedos, por N motivos nunca fui a muitos carnavais. O de Salvador e de Olinda fui precisamente 0 (zero) vezes, o que conheço é por televisão e por experiência contada pelos outros mas de longe são os que acho mais bonito.

O carnaval de Salvador eu fico boquiaberto com a quantidade de hits que emplacou, a multidão que arrasta, praticamente a cidade começa a se preparar para o carnaval do ano seguinte no último dia de carnaval, é do povo, é a alegria e o amor deles que faz isso acontecer.

Tenho certeza que herdei o encanto que possuo por essa época. Só de pensar em carnaval me lembro de meu pai tocando instrumentos imaginários e minha mãe no ritmo que só ela tem e nenhum dos dois cansam desse carnaval só deles. O repertório vai de Capiba à Chiclete com Banana, passa um pouquinho no samba, um pagode talvez, mas o axé é o preferido.

Imagem do clipe oficical da banda digido por Glauco Neves https://www.youtube.com/watch?v=cbhAmsJrCw8

A energia que me toma quando ouço uma boa música de carnaval é indescritível. Automaticamente milhões de memórias começam a correr minha mente, vem uma sensação indiscutivelmente boa misturada com uma nostalgia e a vontade de está imediatamente em um bloco carnaval. E essa sensação surgiu com muita força ouvindo a música "Corações Foliões" da banda Vitrola Baiana.

Se eu pudesse escolher uma música para embalar todas as emoções que sinto e memórias que me tomam quando penso em carnaval, seria essa.

A levada da música é incrível, me sinto numa rede, de olhos fechados revendo a vida da melhor forma possível, alternando momentos entre tons cinzas e cores de Frida Kahlo. A forma como o amor está delicadamente cantado e estampado na letra é característico de uma obra de arte.

Tive a oportunidade de ir a um show do Vitrola aqui em Aracaju, fui convidado para ir ao show pela família da minha noiva que é da mesma família que o vocalista e baixista da Vitrola Baiana. Ali fui covardemente convencido que arte é a mais bela forma de expressar e celebrar.

Misturando clássicos de carnaval de Caetano e Gil, colocando as músicas deles entre uma e outra dessas lendas da música baiana dava para perceber com clareza que estão prontos para fazer história, a qualidade não caía, a energia só aumentava, a banda parecia que tocava todo final de semana aqui na cidade, não consegui ver ninguém parado!

Mas confesso que uma das coisas mais bonitas que vi foi os pais do vocalista e do baixista curtindo como dois adolescentes calejados de carnaval e que reconhecem quando a música faz o coração bater mais forte. Pois é, a familia, no caso deles, é amiga da arte.

Juntando tudo isso tenho a maior certeza que "Corações Foliões" vai me amolecer por muito e muito tempo. Automaticamente vou me lembrar de toda a alegria, amor de família e empatia pelo próximo, tudo isso num ritmo bem carnavalesco para ter certeza que a energia e a magia do carnaval só não tem quem não sabe amar.


Vitrola Baiana no Spotify: https://open.spotify.com/artist/3SLR4bLPEkRajIGlVgX5LG

Vitrola Baiana no Facebook:
https://www.facebook.com/vitrolabaiana

Clipe da música "Corações Foliões":
https://www.youtube.com/watch?v=cbhAmsJrCw8