Gestalt: Um olhar além da imagem.

Diariamente milhares de pessoas veiculam fotos em suas redes sociais, essa propensão em registrar momentos, é refletida ao acesso rápido para adquirir essas imagens. O ato de fotografar passou a ser algo banal em meio a tantos recursos e facilidades para obter uma imagem. Esses instantâneos recursos acaba gerando o que conhecemos por: distorções da realidade, é quando uma imagem não condiz com o real acontecimento.

A importância da análise da imagem vai além da sua estética, é algo a ser estudado e analisado com parcialidade, é o que Alberto Manguel ressalta na sua obra “Pablo Picasso, A imagem como a violência”. Pablo Picasso um artista idolatrado, fez nome no mundo das artes ao pintar quadros em ilusórias formas geométricas, ao transpor seus sentimentos obscuros em pinceladas. Seus relacionamentos fracassados, foram sua fonte de inspiração. Picasso não conseguia nutrir sentimentos profundos por outras pessoas, além de suas pinturas. Sua insensibilidade cruel, foi capaz gerar conturbações na vida de suas amantes, causando problemas psicológicos. Dora Maar é umas das suas ex-companheira mais famosas em suas telas, sofreu por nutrir sentimentos profundos por alguém tão cruel e insensível de se amar.


Diante aos seus estudos, Celso Guimarães ressalta a importância da análise da imagem, um contexto técnico e histórico além da fotografia, experiências particulares para obter uma ótima imagem. É algo além do ligar uma câmera e tirar várias fotos, mas sim, um momento de reflexão e paciência até obter uma fotografia significamente complexa. Nessa complexidade em gerar imagens, está ligada diretamente com a política do contexto histórico por trás da fotografia. A estética e análise da fotografia estão ligadas diretamente, é de grande essência obter além da técnica a política da imagem, uma mera fotografia é capaz de modificar a realidade. É quando Pablo Picasso transforma seus sentimentos violentos por suas amantes em belos imagens,percebe que a distorção da realidade é algo de sequências anteriores, que é de suma importância ao gerar imagens obter todo o processo histórico por trás.