Estabelecer qual a missão do seu negócio é importante sim!

Esqueça os clichês e construa um texto consistente.

Beatriz Marassi
Caronte Design
3 min readMar 1, 2018

--

“Em vez de procurá-lo pelo que você vende, os clientes
o procuram pelo que você sabe.” — Jim Morrisey

foto: Remi Jacquaint

Ao contrário do que muitos pensam a missão de uma empresa não é apenas um texto bonito pra enfeitar o site. Ela expressa a razão pela qual uma companhia existe, qual é sua área de atuação como quer ser reconhecida pelo público interno, externo e comunidade na qual está inserida.

Segundo Gilbert Churchill e Peter Drucker na obra Marketing: Criando valor para os clientes o planejamento estratégico começa com um desenvolvimento de uma missão, que declara o propósito específico da organização.

Logo, a missão é o propósito da empresa, e os objetivos da companhia são pautados sobre ela. Para desenvolver a missão respondemos as perguntas:
– Por que a organização existe?
– Qual é o propósito e qual deveria ser?
– Pra quem ela existe?

O conteúdo da missão tem que ser sucinto e claro para que todos possam entender e, sem dificuldades, pautar os objetivos estratégicos.

Algumas empresas disponibilizam sua missão, visão e valores no seu site para que o público tenha acesso. Assim, em uma pesquisa rápida pudemos notar que há diversas direções sendo tomadas, algumas companhias apelam para a emoção e outras para a razão. Notamos também que algumas são mais genéricas outras mais específicas na construção deste texto.

Exemplos de construção de texto

Esta é a missão da Chocolates Brasil Cacau:

“Acreditar e proporcionar felicidade. Promover a diversidade, a liberdade e valorizar as pessoas, refletindo nossa cultura popular com respeito e sabedoria, por meio de toda linha de produtos.” Chocolates Brasil Cacau, 2017

Esta empresa do ramo alimentício se utiliza das palavras felicidade, liberdade e sabedoria para trazer um lado emocional. Já uma empresa do ramo farmacêutico se comunica de forma diferente, usa termos associados a razão.

A Roche Diagnóstica cita excelência e crescimento dos negócios:

“Ser uma organização de primeira classe, buscando a excelência para superar as expectativas dos clientes e crescimento dos negócios da Roche Diagnóstica.” Roche Diagnóstica, 2017

Em uma comparação de outra ótica, a Vale, uma das maiores mineradoras do mundo, tem um discurso muito aberto:

“Transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável” Vale, 2017

A Gerdau, líderes no segmento de aços longos nas Américas, tem um discurso um pouco mais específico:

“Gerar valor para nossos clientes, acionistas, equipes e a sociedade, atuando na indústria do aço de forma sustentável.” Gerdau, 2017

Foto: Adi Goldstein

Os objetivos de uma empresa

Os objetivos são resultados ou metas para os quais todas as atividades organizacionais são direcionadas. Estas metas ajudam os funcionários de todos os níveis a estabelecer prioridades de como investir o tempo e o dinheiro.

Uma declaração de missão formal permite à empresa desenvolver objetivos organizacionais claros.

– Churchill e Peter (2013, p.90).

Segundo os autores, objetivos eficazes devem ser mensuráveis (devemos estimar aqui os lucros desejáveis, participação no mercado e prazo), alcançáveis, específicos e claros para que possam ser entendidos e aplicados por todos os colaboradores.

Se o objetivo organizacional está muito distante da realidade da empresa ele deixa de ser desafiador e passa a ser inalcançável. Os objetivos desafiadores estimulam mais as pessoas do que os objetivos fáceis.

Listei aqui alguns livros que podem te ajudar nessa:

  1. Marketing: Criando valor para os clientes.
    J. Paul Peter, Gilbert A. Churchill.
  2. Planejamento e Gestão Estratégica.
    Sylvia Constant Vergara,‎ Paulo Roberto Baldner,‎
    Felipe Decourt,‎ Hamilton da Rocha Neves.

--

--