O mito do “cara legal”


Maria sempre teve relacionamentos ruins, com pessoas declaradamente babacas e destrutivas. Porém no seu novo emprego conheceu João, um rapaz normal, tranquilo e aparentemente nada problemático. Passou a sair e depois de um tempo, namora-lo. Logo passou a se incomodar com o seu mais novo relacionamento. Muitos de suas amigas a aconselharam para não acabar, já que João era o “melhor homem que ela poderia namorar em toda sua vida”, como se não houvesse mais nenhum cara que prestasse no mundo e a humanidade precisasse disso para se manter. Ok, de fato era um relacionamento bom (aos olhos dos outros, pelo menos), mas algumas coisas a incomodavam. Coisas pequenas comparadas aos seus outros relacionamentos, como por exemplo o fato dele se meter no seu trabalho dizendo que a sua maneira era a certa e ter fotos nuas de ex namoradas no celular para masturbações, de meninas com corpo padrão (Maria é gorda).
Se isso se parece com sua vida ou com um episodio de Girls, não é mera coincidência. João (nome modificado para não dar spoiler) é um cara legal, claro, para os outros. E como caras legais são raridades , é um crime não gostar de se relacionar com eles. Então, visto isso, apresento a vocês o mito do cara legal. Sim, aquele cara que é educado, romântico, engraçado e normal. Mas também é machista, racista, escroto e babaca. Talvez porque você não espere isso dele acaba se transformando no pior cara do mundo. Caras legais dizem que lutam a favor das feministas, mas lá estão cometendo Gaslighting quando podem. Dizem que não são racistas, mas não apresentam suas ficantes negras para seus amigos. São ciumentos, possessivos, ou podem não ser nada disso, mas na maioria das vezes se acham os seres mais perfeitos do mundo apenas por serem legais. Nada além da obrigação de ser uma pessoa gentil, certo?
Meu maior exemplo de “cara legal” é o Ross, do Friends. Ele tem PhD, dinheiro, é inteligente, engraçado, fofo, normal, enfim, um cara legal. Mas olhando mais de perto junto com seu relacionamento com a Rachel (Jennifer Aniston) e das outras meninas ele na verdade é ciumento, machista e babaca. Então porque ele, tão assumidamente uma pessoa não namorável, faz com que a maioria das mulheres ( e a Rachel) deseje caras como ele? Ou melhor, lutariam para que o relacionamento desse certo?
Quando adolescentes somos levadas a acreditar que caras legais são difíceis de achar, que “nenhum homem presta”, que todos os homens só querem sexo e os melhores homens são gays ou casados. Algum cara que seja legal e que não seja tão problemático é raridade, não é mesmo? E se eu falar que este tipo de história ajuda a ficarmos mais dependentes de relacionamento, principalmente juntando com aquela lenda de que a pior coisa para a vida de uma mulher é ter 30 e não ser casada. Vixe, pronto, criamos uma geração inteira com medo de ficar sozinhas e de se segurar no primeiro cara que nos faz cafuné.
De fato, homens que nos admiram como pessoas são difíceis de achar, como já falei por aqui, e sabemos que o motivo disso tudo é da nossa sociedade extremamente machista. E isso não deve ser algo alvo de desespero. Por acharmos que “ele é o mais legal que já namorei, vou ficar neste relacionamento de merda porque se acabar não vou achar mais ninguém” acabamos por deixar que abuso e baixa estima chegue a nossa vida e nos destrua por dentro. Afinal, ele é um cara legal, olha lá tentando desconstruir, eu vejo isso quando ele não fala mais das minhas roupas curtas (mas diz que está precisando perder uns quilos).
Sabe aquele ditado, o cara legal não tem que se parecer legal, ele tem que ser legal? Ter uma faculdade, um emprego bacana, um carro e uma visão política aparentemente de esquerda não faz com que ele seja o homem mais bacana deste mundo. Ele te trazer algum presente de alguma viagem pela Costa Verde, ouvir seus problemas e te perguntar se tá tudo bem não faz a pessoa mais perfeita do mundo, só faz mais que a obrigação de uma pessoa que gosta da outra, ou melhor, que RESPEITE a outra.
Meninas, não criem ilusões baseado no mito do cara legal, olhem através do bom papo e do cuidado que pode ser falso. Meninos, não se achem o último Oreo do pacote apenas porque vocês são legais, melhorem, por favor. E nunca se esqueçam: Há 7bilhõesoumais de pessoas no mundo. Há caras legais com certeza e de fato por ai, não se encham de energia negativa por causa de uma pessoinha que fala contigo depois de uma noite de sexo. Nunca se esqueçam: Somos melhores que isso.