Como alinhar o marketing tradicional ao marketing promocional?

Pensar em marketing promocional e entender oportunidades de colocar sua marca, seus produtos e serviços em contato com consumidores em potencial de forma que são impactados e se tornem consumidores de fato. Por isso é importante que suas ações e estratégia estejam em sincronia com uma mensagem transmitida pelo marketing tradicional da sua empresa.

Na prática isso pode ser um desafio, então estamos aqui para tirar suas dúvidas sobre a importância de construir iniciativas de marketing que andem lado a lado na atração e fidelização de clientes.

O que é marketing promocional?

Marketing promocional são aquelas ações que visam proporcionar a potenciais clientes o contato com sua marca de forma através de ações específicas que estimulem a compra de produtos e fidelização desses consumidores.

Tratam-se dos contatos com sua empresa que geram brand awareness, ou seja vão fazer o cliente perceber sua marca e se familizarizar com ela. Além disso, essas ações tem o potencial de incentivar o uso destes produtos pois são voltadas para a criação de experiências.

Podem ser ações de marketing promocional uma simples distribuição de brindes ou o desafio de fazer um test-drive.

Como o marketing tradicional se diferencia do promocional?

O marketing tradicional e o marketing promocional não são opostos e em geral se diferenciam pelo formato e tempo dedicado a cada ação. Quando pensamos no primeiro vem em mente estratégias como anúncios de rádio e TV, propagandas em jornais e revistas e outras formas de merchandising nas quais sua empresa provavelmente já investe.

Já o marketing promocional pensa ações efêmeras com o poder de capturar a atenção do consumidor, fazendo-o engajar-se com sua marca de forma a construir uma experiência.

Um outdoor com seu mais novo produto pode ser incrível, mas uma intervenção na rotina de seu consumidor em potencial vai garantir que sua marca seja notada.

Integrando as estratégias de marketing em sua empresa

Para fazer um bom marketing promocional é preciso que ele esteja em sintonia com as demais estratégias de comunicação de sua empresa. Existem várias formas interessantes de fazer marketing promocional e cada uma delas vai depender do seu ramo de atuação.

Quando falamos em aliar o marketing tradicional ao marketing promocional buscamos o equilíbrio entre ações que vão atrair um novo público consumidor, mas não vão descaracterizar as iniciativas comunicacionais que sua marca já efetua.

Uma empresa de produtos alimentares, por exemplo, tem muito a ganhar com abordagens diretas e distribuição de amostras grátis enquanto uma agência de publicidade pode investir em malas diretas criativas para clientes em potencial.

Entender o posicionamento do seu negócio e o público que deseja conquistar vai ser fundamental para realizar o planejamento desse tipo de abordagem. O segredo para um marketing promocional eficaz é criar situações novas para que consumidores entrem em contato com seu estabelecimento, desde que elas não fujam do seu objetivo final.

Ações promocionais são ideais para conhecer um pouco melhor seu público

Com o marketing promocional sua marca não se tornará apenas mais conhecida pelo que faz bem como também terá o terreno ideal para inovar, testando com clientes reais os resultados na introdução de novos produtos e serviços.

Além disso, por proporcionar um contato direto entre promotores e consumidores, será uma ótima chance de adquirir conhecimento sobre seu público-alvo. A chave para o sucesso é construir experiências positivas, que deixarão sua marca na memória do consumidor.

Adicionar estratégias de marketing promocional ao portfólio de marketing tradicional de sua empresa vai ser fundamental para construir uma marca memorável e presente na vida de seus consumidores.