A real importância da Assessoria de Imprensa

Desde que lançamos nosso serviço inovador de Assessoria de Imprensa para PMEs, tenho percebido que muitas das conversas com meus contatos tem sido para explicar o que a Assessoria de Imprensa realmente faz.

A visão comum das pessoas sobre esse serviço é de que serve apenas para resolver crises com a imprensa e apagar incêndios na mídia. Aquele político que precisa responder alguma acusação, aquele hospital que teve um grave problema com algum paciente e precisa emitir uma nota para a imprensa, etc.

Mas essa é uma parte bem específica do trabalho de Assessoria de Imprensa. O que muitos não sabem é que, sem os assessores de imprensa, muitos sites, jornais, revistas e programas de televisão teriam grande dificuldade em criar seus conteúdos e preencher suas pautas.

O trabalho de uma Assessoria de Imprensa é um relacionamento constante com a mídia, através de disparo de press releases para emails de jornalistas do país inteiro. Periodicamente, a Assessoria de Imprensa envia esses textos falando sobre a empresa que a contratou e dando notícias sobre seus resultados, seus produtos inovadores, falando sobre novidades que ela tem implementado e mostrando a importância que a empresa tem na sociedade.

A partir disso, os jornalistas passam a conhecer aquela empresa. Pode até ser que ele não publique exatamente a matéria sobre a questão a qual o press release aborda, mas ele vai conhecer o cliente da Assessoria. Consequentemente, sabendo que essa empresa existe, quando surgir uma pauta em que ele precise de um especialista sobre um assunto que esteja relacionado àquele negócio, ele vai lembrar daqueles press releases recebidos periodicamente e vai querer usar essa empresa como fonte para sua matéria.

Ou seja, a real importância da Assessoria de Imprensa está no relacionamento da marca com a mídia, mas não somente para grandes empresas ou pessoas públicas em momentos de crise, e sim, para toda e qualquer empresa que queira aparecer na mídia. Sabemos que alguém que aparece em sites, jornais, revistas e programas de TV tem um aumento considerável de credibilidade para o público em geral.

Assessoria de Imprensa é mais uma ferramenta que as empresas podem utilizar para a divulgação do seu negócio e, com isso, ganhar a chancela de credibilidade da mídia perante seus clientes e leads.


Originally published at clienter.com.br.