O Regresso (2015) — FILME MAIS ESPERADO DE 2016

Grande campeão de indicações ao Oscar, concorre a 12 estatuetas, incluindo a de melhor ator para Leonardo DiCaprio . Será que dessa vez ele leva?

Assisti ao filme ontem, no dia do lançamento no Brasil. Sessão cheia, como esperado.

A história, baseada em fatos reais, mostra a jornada do explorador Hugh Glass após ser violentamente atacado por um urso e abandonado pelos seus companheiros para morrer, em busca de sobrevivência e redenção.

O Regresso é realmente um grande filme. Impressionante, violento, profundo, longo (com 2,5h!)… Não é meu tipo de filme preferido, mas é extremamente bem feito, diferente de tudo o que já vi, e, no fundo, uma história de amor de dois pais pelos seus filhos (apesar de parecer focar na vingança)… Retrata a relação entre os exploradores brancos e os índios nativos americanos no início do século 19 (1820), mostrando os índios não só como vítimas, mas também grandes guerreiros. Há também lindas cenas filmadas no Canadá e no Ushuaia (Argentina).

A classificação do filme é 16 anos, e realmente não é um filme para crianças ou pessoas mais sensíveis. Há cenas chocantes de mutilação e luta.

Dirigido e co-escrito pelo cineasta mexicano, vencedor do Oscar, Alejandro González Iñárritu, que eu ainda não conhecia. Buscarei outros títulos dele, como Birdman e Babel.

Frase mais marcante: Quando há uma tempestade e você se vê diante de uma árvore, se você olha para seus galhos, você teme que ela caia. Mas se você observa o tronco, você verá a sua estabilidade (When there is a storm and you stand in front of a tree. If you look at its branches, you swear it will fall. But if you watch the trunk, you will see its stability.) (mais).

Na minha opinião, merece todos os prêmios a que foi indicado no Oscar, inclusive o de melhor ator e melhor ator coadjuvante. Nunca fui fã de Leonardo DiCaprio, mas acho que nesse ele se superou.


Originally published at brunogrossi.com.br on February 5, 2016.