Função Social do Contatinho

Oi, Sumido?

Nem lembro quando entrei em contato pela primeira vez com este termo, mas o fato é que ele já foi incorporado no linguajar do povo. Em qualquer roda de conversa, grupo de rede social ou chat vai ter sempre alguém que mencionará a palavra “contatinho”. Quer saber, quem nunca?

Quem nunca conversou com várias pessoas ao mesmo tempo só para se distrair? Quem nunca gostou de receber elogios naquele momento que a única coisa que você pensa é dar cabo aos espelhos da sua casa para não dar de cara consigo mesmo? Conversar e flertar virtualmente não é crime nenhum e não te faz alguém ruim. Mas vamos lá listar as funções sociais do contatinho — e assim diminuir a culpa de você ter vários. :)

Autoestima. Namoro acabou, tu levou aquele fora, dá vontade de dormir e acordar meses depois, resetar a vida ou evitar a rua durante um tempo. Quando estamos assim costumamos enxergar apenas a parte em que somos o cocô do cavalo do bandido. De vez em quando é bom conversar com quem nos enxerga a última coca-cola do deserto.

Conhece-te a ti mesmo. Pode até ser heresia usar a famosa frase, mas ter contatinhos pode revelar mais de você mesmo. As vezes achamos que estamos prontos para suspirar novamente, quando na verdade isso tá mais para uma puxada de fôlego. Dependendo das atitudes da outra pessoa conseguimos saber o que queremos ou não e isso é ótimo.

Lidar com o Outro. Cês acham que o mundo tá cheio de cordeirinhos por ai? De gente fina, elegante e sincera? Aprender a lidar com o outro é também aprender a lidar com pessoas que costumam utilizar mentiras para obter o que querem. Em geral, como possuem papos semelhantes, dá pra enxergar de longe os zé cilada.

Aprender a Dizer Não. Isso quer dizer que não é toda e qualquer pessoa que terá seu SIM. Não é preciso dar todo o seu melhor de cara. "Ah, mas sabe o que é? Sou muito intensa!" Guarde sua intensidade para outros momentos. Por enquanto, poupe sua energia e vá devagar. Tá paquerando ou correndo maratona?

Amizades. Nem sempre aquele papo vai evoluir para algo que contemplará romances e borboletas no estômago. Na pior das hipóteses você conhece mais pessoas e aumenta seu círculo social.

ps: contatinho é fase. Em geral, quando estamos bem com o que somos, não precisamos de ninguém dizendo o que já é nítido para nós. Com o passar do tempo, todo aquele mar de notificações no celular não é o ponto alto do seu dia. No mais, todo mundo já esteve em algum dos lados dessa comunicação: ora dando atenção, ora recebendo.