por Bernardo Vaz do Beiras d'Águas

Image for post
Image for post

O Festival de Brasília de 2018 premiou Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados como melhor curta-metragem. No filme o coletivo de realizadores e o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), narram uma noite em que famílias ocupam um terreno para construir suas moradias.

O filme foi feito com sons e imagens de arquivo de três ocupações distintas e na tela criam um espaço único. Ainda que seja um arquivo recente, produzido de 2015 em diante, de alguma forma me fez pensar que há tempos podemos ver nas ocupações mãos com enxadas, bocas de lobo, panelas e câmeras. Na época do videocassete tinha ocompanheiro que filmava os casamentos da comunidade e levava uma Panasonic de ombro. Às vezes alguém conseguia até articular um/a profissional. …


O Cerrado constitui o maior berço de águas totalmente brasileiro, pois nele se encontram três grandes aquíferos (Guarani, Bambuí e Urucuia). O bioma é responsável pela formação e alimentação de grandes rios do continente, entre eles o Rio São Francisco.

Image for post
Image for post
Foto: Peter Caton/ISPN

O bioma, suas águas e toda sua diversidade biológica, cultural, étnica e econômica estão ameaçados pelo avanço indiscriminado do capital financeiro internacional e da fronteira agrícola para a produção, em especial, o cultivo de eucalipto, soja e pecuária bovina. …


Image for post
Image for post

A Caravana do Semiárido contra a fome

Desde a modificação que nós tivemos no governo, ou melhor, do golpe que nós tivemos no governo brasileiro em 2016, as organizações, movimentos sociais e órgãos de monitoramento conseguem perceber que houve uma mudança substancial dos recursos aplicados nas políticas e programas sociais no Brasil. …


Image for post
Image for post

Dia 19 de abril: origens e transformação

Criou-se uma tradição no Brasil de pensar o dia do índio é o dia 19 de abril. Qual a origem disso? A origem disso vem de 1940, no México, quando se reuniram os países da América Latina em um congresso indigenista americano, e lá decidiram que cada país criaria um dia do índio. No Brasil, nós estávamos no período do governo de Getúlio Vargas, presidente populista que dizia falar para as massas. …

About

Beiras D'água

O Beiras d’Água é um acervo colaborativo de conteúdo audiovisual conectado pelas águas do Rio São Francisco.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store