Um gostinho de vida acadêmica

Alguns companheiros de jornada

Conheço algumas pessoas que são bastante interessadas na vida acadêmica, mas a veem como algo inalcançável. Claro que toda atividade tem suas partes legais e outras nem tanto assim. E que só se conseguem coisas concretas com muita dedicação e trabalho. Então para quem tem interesse e acha inalcançável — eu já fui uma dessas pessoas — acho que pode ser bacana deixar aqui algumas informações que fui pegando pelo caminho, seja indo atrás, seja por meio de pessoas sensacionais que o cruzaram. Acho que isso pode ajudar a pensar inclusive se é isso que a pessoa quer.

Para além das atividades da graduação, uma forma de se aproximar do meio acadêmico é indo a eventos acadêmicos. Há muitos que são gratuitos e inclusive dão direito a certificado. (se tem interesse na área acadêmica, guarde direitinho seus certificados, ok?) Na área da Comunicação, por exemplo, acontecem nos próximos dias aqui em Porto Alegre dois eventos desse tipo, e são bem interessantes: em 27/11, o 5º Encontro de Ubiquidade Tecnológica, na PUCRS, e em 04/12 , a Jornada dos 20 anos do Núcleo de Pesquisa Cultura e Recepção Midiática, na FABICO/UFRGS. É um modo de conhecer o que está sendo pesquisado e de que formas. E também de ver se aquilo interessa mesmo, se faz seu coração vibrar etc.

Há muitos caminhos possíveis: quando ainda se está na graduação, a iniciação científica, por exemplo (nos corredores das universidades sempre tem cartazes das seleções de bolsistas. eu não fui uma.). Também é possível ser aluno especial ou não regular de disciplinas de mestrado, cursando-as em separado, sem estar oficialmente integrando o programa. Com isso se pode vivenciar melhor como funciona, como se organizar com as leituras, seminários, debates, produção de artigos e ver bem se essa é a sua. Os editais de seleção normalmente saem depois que as universidades concluem os períodos de matrícula, no final/início ou então metade do ano. Cada instituição tem suas datas, prazos, exigências, enfim, então basta estar atento para verificar tudo isso. Além, claro, dos processos seletivos para ingressar nos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) em si, para quem já tem certeza de que é esse o caminho que quer, e que têm suas exigências e etapas próprias também. De qualquer forma, nessa época do ano se pode verificar as informações sobre esses processos, para se preparar com calma e antecedência.

O trabalho na área acadêmica é árduo como todo trabalho, e tem, claro, suas características específicas. Para quem gosta e tem prazer em se dedicar a ele, pode ser realmente apaixonante (para mim é).

Acho que aqui trago algumas luzes para quem observa com curiosidade esse mundo, no qual ainda me considero uma recém chegada e do qual ainda tenho muito o que aprender. Mais adiante pretendo, em outros posts, detalhar um pouco mais alguns itens que mencionei aqui, até como forma de retribuir — jogando para o universo! — a ajuda que muitas informações e gestos me deram para estar hoje cursando o mestrado e me desenvolvendo na área acadêmica.

_______

Atualização em 05/07/2016: no post Vamos publicar? eu explico um pouco como começar a ter publicações acadêmicas, o que é necessário para muitos processos seletivos de mestrado.

____________

Onde estou:
facebook.com/belisagiorgis
twitter.com/belisa_
instagram.com/belisa_
snap: belisagiorgis
belisa@gmail.com
lattes.cnpq.br/2459878756377891
feevale.academia.edu/belisagiorgis