Infográfico: 5 Benefícios da Leitura Comprovados em Pesquisas

Apaixonados pela literatura, leitores leem pelo prazer de se aventurar por diferentes lugares, épocas e entrar na pele de diferentes personagens. Para alguns, a leitura de livros é uma necessidade diária, atividade que se tornou tão importante quanto navegar na internet ou assistir televisão são para muitos. Entre o encantamento das palavras e a imaginação, pesquisadores têm investigado os benefícios da leitura para a mente.

No Brasil, o índice de leitura ainda é baixo. Segundo a edição de 2015 da pesquisa Retratos da Leitura, houve um leve aumento da leitura no país: 4,9 livros lidos por ano em relação a 4 livros por ano, em 2011. Ainda de acordo com a pesquisa, as mães são as principais influenciadoras da leitura, em seguida acompanhada pelos professores e pais.

Na escola e na universidade, os livros, artigos, teses e demais textos são lidos por alunos pensando no aprendizado, discussões e desenvolvimento de pesquisas, entre inúmeras outras possibilidades. Mesmo nos ambientes de ensino, para muitas pessoas, a leitura é uma atividade ainda vista como obrigação e pouco desenvolvida como um hábito que deve ser levado para a vida inteira.

Mais do que um hobby, para muitos blogueiros literários e booktubers, por exemplo, a leitura acaba sendo inspiração para compartilhar indicações de obras e suas paixões por autores, personagens e histórias. Já para os escritores, ler é uma atividade essencial para desenvolver a criatividade e aprender mais sobre a escrita, técnicas e estruturas, bem como diferentes maneiras de explorar a linguagem textual.

Incentivar o hábito da leitura é algo que vai além de uma necessidade de manter o mercado editorial nacional oxigenado, ganhar dinheiro com a venda de livros. Ler faz bem em tantos sentidos, mas para aqueles que gostam de um empurrãozinho da ciência, não restam dúvidas: os livros são ótimas ferramentas para exercitar o cérebro, bem-estar, melhorar o aprendizado e a escrita e aceitar mais as diferenças. As pessoas estão envelhecendo mais do que antigamente e ter uma boa higiene mental pode ser benéfico para todos, além, é claro, de ajudar a prevenir doenças e custos com saúde pública.

Pensando em compartilhar os benefícios da leitura, criei um infográfico. Para quem não é muito fã de infográficos e prefere informações textuais, abaixo da imagem escrevi algumas das informações e citei algumas fontes para os interessados em saber mais sobre os estudos.

CONFIRA O INFOGRÁFICO COM OS 5 BENEFÍCIOS DA LEITURA COMPROVADOS EM PESQUISAS:

*Gostou do infográfico? Compartilhe o post do blog e/ou compartilhe a imagem, mas não remova o crédito no rodapé.

1) Protege contra sintomas de demência

A leitura de livros, revistas e jornais, assim como outras atividades que ajudam a deixar a mente afiada, como o xadrez, palavras-cruzadas e quebra-cabeças, ajudam a proteger o cérebro. Segundo pesquisas, as pessoas que mais praticavam atividades de estimulação intelectual têm menos chances de desenvolver demência e Mal de Alzheimer em relação aos que não exercitam o principal órgão do sistema nervoso. Outro ponto preocupante nas pesquisas é que quanto menor o grau de escolaridade e alfabetização, maiores são as chances de perda da função cerebral, afetando a memória, raciocínio, linguagem, comportamento e até mesmo a personalidade.

Fonte: https://www.nia.nih.gov/alzheimers/publication/preventing-alzheimers-disease/search-alzheimers-prevention-strategies

2) Reduz o estresse

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Sussex, em 2009, a leitura pode reduzir até 68% do estresse e ser mais efetivo do que muitas outras formas de relaxamento, como a música. Entre os benefícios da leitura para quem deseja relaxar estão: reduzir os batimentos cardíacos, relaxar os músculos, reduzir a pressão sanguínea e a tensão.

Fonte: https://www.psychologytoday.com/blog/live-long-and-prosper/201402/travelling-companions-the-healing-power-books

3) Desenvolve empatia

Um estudo realizado pela The New School em Nova Iorque encontrou evidência de que a leitura de ficção literária ajuda a desenvolver a habilidade de entender o que os outros estão pensando e sentindo (empatia). Segundo a pesquisa, como as obras literárias se focam na psicologia de personagens e seus relacionamentos, o leitor passa a entender melhor diferentes personalidades, reduzindo o preconceito.

Fonte: https://www.scientificamerican.com/article/novel-finding-reading-literary-fiction-improves-empathy/

4) Exercita o cérebro

Segundo especialistas em linguagem da Haskins Laboratories e da Tufts University, assim como os músculos se beneficiam dos exercícios físicos, o cérebro se beneficia com a leitura, conectando diferentes circuitos neurais como os da visão, linguagem e aprendizagem associativa. Os pesquisadores lembram que mesmo quando o conteúdo da leitura é superficial, o ato de processar as palavras estimula o cérebro.

Fonte: http://www.oprah.com/health/How-Reading-Can-Improve-Your-Memory#ixzz2VYPyX3uU

5) Melhora habilidades de aprendizagem

De acordo com pesquisadores da Universidade do Estado da Califórnia, a leitura tem consequências cognitivas que vão além tarefa de decodificar passagens do texto, mas são acumulativas, seja de maneira positiva (espiral ascendente) ou negativa (espiral descendente), influenciando profundamente uma gama de capacidades cognitivas. Entre as vantagens da leitura citadas pelos pesquisadores estão: Melhora do vocabulário; Aumento da bagagem de conhecimento e mais familiaridade com as estruturas sintáticas complexas.

Fonte: http://www.csun.edu/~krowlands/Content/Academic_Resources/Reading/Useful%20Articles/Cunningham-What%20Reading%20Does%20for%20the%20Mind.pdf

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e do livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1), disponível no Wattpad.