Persuasão: como convencer alguém mantendo a ética

Bernardo Gontijo
Nov 26, 2019 · 3 min read

A origem da palavra persuasão tem raízes latinas. Em latim, o termo “persuadere” expressa aconselhar alguém, induzir, levar a crer. Já no âmbito da língua portuguesa, a palavra tem o sentido de levar alguém ou a si próprio a crer ou aceitar, a convencer outro ou a si mesmo. Neste sentido, a persuasão é uma ferramenta de comunicação utilizada para fins de convencimento.

Ela é muito aplicada por profissionais da área de vendas, comunicadores em geral, professores, advogados, políticos ou qualquer pessoa em uma função de liderança. Nestes casos, a capacidade de persuadir é imprescindível.

Isso se deve pelo fato de que a habilidade persuasiva auxilia na eficácia de uma comunicação que necessite impactar outras pessoas com base simplesmente na elaboração e apresentação argumentativa de ideias.

Mas claro que qualquer indivíduo pode desenvolver e fazer uso da persuasão dentro dos mais variados contextos, recorrendo a recursos lógicos e emocionais que fundamentem um determinado ponto de vista que se queira transmitir a outros.

Persuasão x Manipulação

Há um conflito de entendimento do que seria de fato a persuasão. Muitas vezes interpretada como algo negativo, que se confunde com a manipulação, a persuasão se distingue pelos seus propósitos.

É compreensível a confusão que se faz entre os dois termos porque a manipulação se apropria de técnicas persuasivas para chegar ao seu objetivo. Ela parte da premissa do convencimento para o alcance de vantagens pessoais ou de determinados grupos.

Já a persuasão parte do princípio de que os interesses de todos os envolvidos no processo de comunicação importam da mesma forma.

São excelentes exemplos de referências na arte da persuasão figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King e Mahatma Gandhi. Todos eles, em suas respectivas áreas e com suas formas peculiares de argumentação, tiveram em comum a enorme e eficiente capacidade de influenciar milhões de pessoas em suas crenças e atitudes, fazendo com que houvesse mudanças em prol de um bem comum.

A palavra-chave que separa esta linha tênue entre a persuasão e a manipulação é a intenção. Pessoas bem-intencionadas, com os propósitos positivos de convencer outros por acreditar que aquilo será benéfico para a coletividade tendem a não serem manipuladoras. Portanto, é possível ser persuasivo de forma ética, com princípios morais, não recorrendo às táticas de manipulação.

Image for post
Image for post

Para obter êxito nas técnicas de persuasão, é muito importante focar em alguns aspectos, sendo um dos principais o conhecimento. A arte de convencer alguém a respeito de uma ideia ou ação tem que se basear no conhecimento e no aprendizado sobre a pessoa ou público que se deseja convencer.

Aliado a isso é preciso encontrar um momento adequado para iniciar uma argumentação, pois por mais preparado e seguro que alguém esteja para ser persuasivo, se a situação for inapropriada de nada vai adiantar. Até os mais flexíveis não vão se sensibilizar com as intenções persuasivas.

Outra boa tática de persuasão é não mencionar os pontos fortes pessoais na argumentação e, sim, fazer referência aos pontos positivos de quem se deseja persuadir. Esta tática cria o sentimento de empatia, fundamental na arte do convencimento.

Também é importante ser assertivo nas argumentações. As afirmações e ideias de natureza positiva, que se afastam de pensamentos negativistas, atraem mais a atenção do público que se quer atingir.

A transmissão de ideias claras, diretas e objetivas são mais propensas a serem assimiladas e seguidas pelos outros.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store