proposta de ilustração

Caderno Pedagógico: Agroecologia, desenvolvimento territorial e políticas públicas 


Apresentamos a seguir a “linha mestra” da proposta de ilustração. Ela vai orientar a criação da capa, abertura dos capítulos e ornamentação do caderno.

Para desenvolver esse trabalho junta à Aicó Culturas, convidamos a ilustradora e arquiteta Clara Moreira, que por uma bela sintonia dos destinos já trabalhou com a FASE em Recife. Gostamos muito da sensibilidade e delicadeza do traço dela. É leve, humano e natural. Segue alguns detalhes de outros trabalhos que ela fez:

Desenho em lápis de cor (por Clara Moreira)
Lápis grafite e lápis de cor

O portifólio completo está no link: http://cargocollective.com/claramoreira


Para o “Caderno Pedagógico: Agroecologia, desenvolvimento territorial e políticas públicas” nossa proposta é criar um “plano sequência” que envolve processos naturais e trabalho humano em um contexto que fala de biodiversidade e da convivência entre agricultura e mata atlântica.

Fizemos uma esquete desse plano sequência. Ou seja, apenas um rascunho em lápis. Já que só poderemos desenvolver isso completo em cores, se a ideia for aprovada. Seguem os 4 rascunhos:

Primeiro plano: semente brotando e mata pouco densa

Segundo plano: semente sendo regada e mata um pouco maior
Terceiro plano: já se vê espécies da agricultura e mata atlântica
Quarto plano: mata e agrocultura bastante intensas

Segue um detalhe, de um desses esquetes, mas ainda em grafite e lápis. A arte final seria em ricas cores, assim como é em nossa agroecologia:




Essas aberturas não terão caráter didático, mas sim estético e artístico. Ao longo do caderno seriam feitos no mesmo traço um trabalho de ornamentação e tratamento dos gráficos, mapas, tabelas, esquemas, o que deixa tudo numa mesma linguagem, colaborando para o entendimento e também no prazer de ler e interagir.

Estamos há alguns anos lado a lado do movimento agroecológico, sempre matutando como podemos fortalecer as coisas boas e buscar coisas novas. Acreditamos que essa experiência com a Clara pode trazer algo que o movimento já conhece e identifica e algo que vão se surpreender.

Esperamos que gostem e aguardamos retorno.

Abraços, Bernardo