Fotografia amadora, profissional e o mercado da fotografia em Brasília

Bernardo Moreira
Oct 10, 2017 · 3 min read

Graças aos avanços tecnológicos, a acessibilidade à fotografia, que antes necessitava de maiores recursos, ficou mais fácil. Ao mesmo tempo, o mercado pode ficar mais saturado e competitivo. Surgem novos nomes, novos perfis nas redes sociais on-line, novas propostas de produção comercial e artística. Precisamos entender como funciona hoje o mercado fotográfico na cidade de Brasília.

Brasília foi e é um berço pra artistas de diversas áreas e a fotografia não fica de fora.

Podemos dizer que o mercado de fotografia no Brasil vem crescendo a cada dia. Ela vem se tornando uma arte mais acessível com as câmeras digitais, onde antes era um recurso para poucos e com isso o mercado fica cada vez mais saturado e competitivo. É necessário ter um diferencial!

Ao mesmo tempo que temos um aumento do número de fotógrafos, temos também uma queda nas exportações nas câmeras digitais no mundo todo.

Essa queda se dá por conta dos smartphones que vem tomando espaço as câmeras portáteis e parte das profissionais, o que nos leva ao questionamento: o que diferencia um fotógrafo amador de um profissional?

Em pesquisar feitas na internet, encontrei quase as mesmas respostas para esta pergunta:

O que diferencia não é o equipamento, é o seu estudo! O fotógrafo profissional é aquele que está sempre em busca de novos conhecimentos, utiliza da fotografia como profissão, já o amador é aquele que não se prende a questões financeiras/ clientes.

Nesta matéria entrevistei dois fotógrafos, Ane Molina, professora de fotografia da Universidade Católica de Brasília e Victor Gifoni, trabalha com fotografia de celular e estudante de Audiovisual e Novas Mídias na Unifor.

1- O que diferencia um fotógrafo amador de um profissional?

Ane Molina -

2- Como você enxerga o mercado das câmeras de celular hoje em dia? Existem vantagens?

Victor Gifoni e Ane Molina -

3- Como você enxerga o mercado fotográfico em Brasília?

Ane Molina -

Infográfico Interativo — Mercado fotográfico de Brasília

https://infogram.com/flow-light-1gl8m3kg3lrj236

A facilidade de se tornar um fotógrafo e entrar no mercado fotográfico tem mudado o conceito de fotógrafo amador e profissional. Com a difusão da fotografia, os celular vem ganhando espaço nesse mercado e o acesso a essa arte cresce a cada dia.

Obrigado ❤

    Bernardo Moreira

    Written by

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade