Meetup DevOps

A vida não é só código, e as vezes temos que sair das nossas telas para conversarmos e descobrir novos meios de fazer nosso trabalho melhor.

Ontem, eu fui de curiosa num mega MeetUp com uma palestra de Lamara Ferreira (salvem esse nome, pois vai ouvir falar muito dela) sobre uma teoria chamada DevOps.

Pra quem já trabalhou fora da área, talvez consiga ver algumas semelhanças com modelos como Lean e etc, de produção e qualidade. Essas teorias são focadas em cadeias produtivas de empresas no geral, não em produção de software.

Para isso, criaram o DevOps.

De uma maneira super explicativa Lamara definiu o DevOps como integração, visão sistêmica e não só como Automação.

Resumão de Devops

Pra você que, como eu, jogou Devops no Google e ficou meio perdido (pois a cada 5 palavras, ao menos 4 são automação) vou resumir para vocês o que aprendi com a palestra de ontem.

A ideia por trás do Devops é Feedback continuo, isso quer dizer : Você ter um bom diálogo com a sua equipe para poder, então, gerar algo de qualidade.

A imagem que coloquei ai em cima é um esquema simples que achei na net, entre planejamento, criação, Deploy e Operação temos o feedback continuo.

Aquele contato, aquela comunicação, aquele lembrete e aquela correção, que muitas vezes só é feita pouco antes do deploy, agora fica sempre vísivel, em forma de Feedback.

Há vários ciclos de DevOps, cada equipe escolhe o que melhor lhe atende.

Para que isso tudo funcione é nescessário definir o problema a ser resolvido, a áreas atingidas por ele e funilar as idéias de como resolver ele.

“O software que tu entregas é o resultado de como tu organiza tua equipe” 
Melvin Conway.

Interação especial

Para exemplificar esse modelo de gestão, fomos convidados à uma gincana muito especial: Teriámos que exemplificar o uso dessa teoria num serviço bem simples como preencher pacotes de balas.

Fomos divididos em 5 times : Infraestrutura, Desenvolvimento, QA, Segurança e Sys Adm.

Nessa mesma ordem recebiamos os pacotes, a infra montava, Dev escrevia os “códigos”, QA fazia uma verificação de qualidade, segurança cobrava que os pacotes estivem lacrados e que os códigos estivessem seguros, e o sys admin aprovava tudo isso.

No inicio eramos 4 á 5 pessoas em cada equipe seguindo esse roteiro e passando uma caixa cheia de guloseimas para sempre. Mas logo tivemos retrabalho, pois, em alguns pacotes tinhamos que fazer alterações das quais só algumas áreas tinham ciência.

E como não tinhamos comunicação entre todas as áreas, apenas um repasse de caixa, estavámos fazendo as coisas bem a cegas. E, esse pequenos processo, demorou cerca de 16 minutos.

O exemplo foi bobo, mas suficiente para termos noção que aquele meio de produção não funcionava.

Depois reunimos um reponsável por cada área em uma equipe. Fizemos 3 equipes com um pouco de cada área imbutida.

Com a minha equipe fizemos o processo em cercade 8 á 9 minutos, metade do tempo da primeira tentativa, pois agora estavamos todos bem mais unidos e tinhamos acesso aos requisitos de cada time.

E mesmo quando um de nós fazia suas tarefas por completo, ainda podiamos contar com o auxilio dele nas nossas.

A responsabilidde pela entrega era de todos nós, e sentiamos isso.

Agradecimentos

Primeiramente à Lamara, que fez uma palestra muito animada e de fácil entendimento. Em segundo, à Abuzitos e a Chacon Consultoria, que proporcionaram o jogo sobre Devops e reforçaram nosso conhecimento na área.

A AdaptNow, que forneceu um mega curso de DevOps aos vencedores da gincana.

Ao Gourmet Express que nos forneceu o espaço com um ótimo atendimento e até desconto no consumo final.

E a todos que fizeram desse Meet Up um sucesso!

Espero por mais ações assim na região, que é um polo muito grande de tecnologia a ser aproveitado!

Obrigada e até a próxima ❤

Quer saber mais sobre DevOps ? Links que vão te ajudar :