Xamarin no VisualStudio 2019/ VisualStudio 8 for Mac — Novidades

Fala galera!

Tudo beleza?

As vésperas do lançamento oficial do VisualStudio lhes trago um compilado de novidades do Xamarin tanto no VisualStudio do Windows como o do Mac.

Vou aproveitar esse artigo para falar de algumas novidades do VS do Mac também. Pois no meu cenário atual ,é minha IDE principal de trabalho ;).

E pra fechar com chave de ouro, se querem ver as novidades do asp.core 3.0 e VisualStudio 2019 do Windows, indico o Medium do meu amigo MVP Renato Groffe. Ele fez diversos artigos bem legais explorando as novidades!

Muito bem! Vamos as novidades!


Xamarin + Visual Studio 2019 = ❤

1 — Começando com o pé na porta, a primeira novidade é a velocidade de criação de um novo projeto Xamarin. A galera reduziu em quase 50% a velocidade do mesmo :O !!!! Alem de melhorar a inclusão dos pacotes Nuget usados no mesmo :

Comparação de Criação de um projeto Xamarin no VisualStudio 2017 x 2019 (Fonte clique aqui)

2 — Informações mais detalhadas no Build, agora você vai saber o que esta demorando no seu Build hehehe :

Indicador de progresso do build do Xamarin (Fonte clique aqui)

3 — Agora temos o IntelliCode com o XAML do Xamarin.Forms, a Mesma experiencia do editor C# no Xaml :

IntelliSense assistido — XAML

4 — Agora é possível alterar os atributos dos controles controles, células e layouts do Xamarin.Forms :

Painel de propriedades do Xamarin.Forms (Fonte Clique aqui)

5 — Temos agora um Pré-visualizador do Xamarin.Forms aprimorado, para visualizar como sua interface fica em determinados tipos de telas e aparelhos:

Pré-visualizador do Xamarin.Forms (Fonte Clique aqui)

É possível testar controles customizados por você também, para isso basta seguir essa documentação.

6 — O Shell chegou! Agora temos o novo template de projeto Xamarin.Forms Shell (logo vai sair um artigo aqui no meu Medium falando dele) , integrado ao VisualStudio. Inclusive falando em novo, agora o Xamarin.Essentials esta presente nos projetos Xamarin.Forms ! Isso mesmo, ao criar um projeto ele estara la (by Julius pai do Cris).

7 — Finalmente o Build do Android mais rápido! No novo visual studio o build do Android foi reduzido drasticamente , melhorias de compilação do mesmo e um novo emulador para resolver os velhos problemas da integração com o hyper-V :

Build do Android, agora mais rápido (fonte clique aqui)

8 — Falando em Xamarin.Android o mesmo agora é compatível com o compilador dex (d8) e o redutor de código (r8) ! Para utiliza-los basta definir as propriedades do MSBuild $(AndroidDexTool) e $(AndroidLinkTool) para d8 e r8, respectivamente, em seu arquivo .csproj :

9 — Temos um novo Layout Builder para o Xamarin.Android, foram adicionadas melhorias do Intelisense ,arrastar controles ,propriedades igual falei do Xamarin.Forms ,velocidade no carregamento de design e muito mais! É muita melhoria pro Designer Android.Xamarin :

Novo Designer para Xamarin.Android (Fonte clique aqui)

10 — Pra fechar tivemos diversas alterações nos projetos UWP. Melhorias de design Xaml. Remoção dos emuladores do WindowsPhone (R.I.P.). Remoção da compatibilidade dos projetos .jsproj do visualstudio 2019.

Xamarin + Visual Studio 8 for Mac = ❤

Antes de falar das novidades do Xamarin, queria dizer que a versão 8 do VisualStudio do Mac deu uma boa repaginada na IDE.

Pra quem não sabe o VisualStudio do mac foi feito em cima do antigo Xamarin Studio, e foi criado quando a Microsoft adquiriu a Xamarin. Dai pra frente a empresa focou em inserir diversas funcionalidades presentes na Versão do Windows para melhorar a experiencia de nos utilizadores :D

1 — A nova versão ja começa chutando a porta com o novo Code Editor Preview, que unifica o editor c# do VisualStudio do Mac , deixando igual o da versão Windows :

Para habilita-lo basta ir em Visual Studio > Preferences… > Text Editor > General :

2 — Um novo IntelliSense poderoso com novas opções de sugestões e alterações de código :

3 — Finalmente podemos abrir varias instancias do VS do Mac!!! Cheguei atea fazer um artigo ensinando um jeito de abrir varias, mas agora temos nativo :

4 — Xamarin: Assim como na versão de Windows temos melhorias para a velocidade da criação de novos projetos Xamarin ,valocidade do Build do Android em 50%, Design Builder pro Android 9.0, inclusão do Shell como Template e Xamarin.Essentials nos projetos novos.

5 — Correções de Erros do Xamarin.iOS ao conectar na Applestore para assinar apps e no XCode.

6— Facilidade em executar Multiplos projetos. Agora com uma simples opção é facil definir quais projetos serão executados juntos :

7 — Novas Exibições de Exceção :

8 —Tiveram diversas correções de bugs! Como disse no inicio a microsoft esta buscando unificar os editores, então muitas das novidades citadas no VS2019 estão começando a vir para o vs do Mac!!

Se quiser ver todas as novidades / correções de bugs do VisualStudio 2019 Windows Clique aqui.

Se quiser ver todas as novidades / correções de bugs do VisualStudio 8 for Mac Clique aqui.


Aproveitando, dia 02/04/2019 (Data oficial do Lançamento do VisualStudio),estarei participando a convite do meu amigo MVP Renato Groffe de uma Mesa Redonda no Canal Coding Night sobre todas as novas funcionalidades do VisualStudio!!

Então se inscreve clicando aqui e participe da discussão também!

Quer ver outros artigos sobre Xamarin ? Clique aqui.

Espero ter ajudado!

Aquele abraço!