Sobre velas

Beta Miranda
Aug 23, 2017 · 4 min read

A cera corresponde ao corpo físico; o pavio, a mente; e a chama, ao espírito ou alma…” Gerina Dunwich — escritora livros de Wicca e astrologia. Não conheço bem a escritora, achei por acaso um livro há alguns anos sobre magia das velas, vale a pena conferir.

No decorrer da queima é possível saber como está a sua energia no momento e do ambiente. Alguns sinais de alerta, são: apagar demais, chorar, vazar, dificuldade pra acender e explodir (podem ser pequenos estalos também).

Certifique-se sempre ao comprar velas se a embalagem nao está furada, danificada, trincada, quebrada em velas de 7 dias/votiva e palito/comum).E em relação ao tamanho nao é recomendado usar velas palito pequenas demais. Menor que número 05 para fazer pedidos, orações em intenção de alguém ou algo.Velas pequenas na macumba são utilizadas para retirar ebó, fazer feitiços ruins, ou seja, compre velas palito número 06+. Abaixo imagem do tamanho de velas palito, as votivas escolha as com no minimo 250g

“A chama é um ser sem massa e, no entanto, é um ser forte — Bachelard

“A meditação diante de uma chama torna-se segundo a expressão de Paracelso, uma exaltação de dois mundos — Bachelard

Essas citações são do livro “A chama de uma vela” do Bachelard nao é sobre misticas, é filosofia.

Uma exaltação, comunicação entre dois mundos. Por isso faça com calma, respire, acenda um incenso, tome um banho antes se possível. E tenho dito: A espiritualidade requer sacrifícios. Não seja imediatista, faça pedidos claros, simples e que não altere a vida de outras pessoas negativamente. Não peça bobagens, cuide de seu mental, nao seja paranoico!

É importante saber o que simboliza cada cor de vela, a principio irei falar somente sobre a branca e no final tem dois rituais com velas de cor cedidos por minha amiga Verônica. Depois vou fazer um post sobre velas coloridas e mais algumas informações, uma coisa de cada vez.

Está aflito/angustiado? com alguém querido precisando de reza, luz? firmar pro anjo da guarda/santo de devoção? Vamos as instruções básicas:

Não se queima a bunda/fundo da vela, se equilibra. O motivo está no começo do texto, a vela é seu corpo ou de quem você intencionou. O menos pior é pingar parafina e grudar, mas tente equilibrar primeiro, cuidado com locais com madeira, tecidos, perto de janelas por causa de rajadas de vento e por favor longe de animais e crianças eles podem derrubar.

Se for pra anjo da guarda nao esqueça de colocar um copo d’agua perto. Santos pode colocar água também.

Nao se esqueça que velas pra anjo da guarda e santos nao podem ser acesas no chao, em banheiros. E as de anjo devem estar acima do umbigo, o ideal é acima da cabeça, lugar alto. Seu altar tem que ficar num cantinho reservado, longe de olhares curiosos ou com muito movimento de estranhos, pessoas da família é ok.

Pega a vela, olha pra ela, reza e pode encostar no frontal (testa) por alguns segundos, sem acender! Se achar que consegue fazer isso com ela acesa já, pode! Ou pode fazer essa mentalização, consagrar, fazer pedidos e depois acender, findando com um pai nosso ou a oração que vier no seu coraçao. Pronto a vela tem digamos uma “copia da sua energia”. Depois vou fazer um post com fotos de velas queimadas e porque ficam desse jeito, estou reunindo fotos, se quiser pode enviar a sua pra analise.

Costumo firmar velas de anjo da guarda/7 dias toda segunda-feira, você pode acender o dia que quiser. Não recomendo usar velas de maior duração, deixe de preguiça, renove seu compromisso de 7 em 7 dias.

Se for pedir pra um amigo saúde, livramento de algo ou prosperidade e quiser colocar a fotinha dele perto, pode sim!

É isso. Vamos a colaboração da minha amiga Verônica @sampsycho no site twitter.

1- Na lua crescente pega uma vela branca/palito e escreve na vela pode ser com caneta, nao precisa ficar tinta da caneta na vela, escreve de baixo pra cima o que você quer, você deseja. Recapitulando: tem que ser na lua crescente e tem que ser vela branca/palito. Acende a vela, do lado de fora da sua casa virada pra lua.

2- Na lua minguante você pega uma vela amarela, escreve no sentido do pavio pra base alguma coisa do que você queira se livrar, acende do lado de fora virada pra lua. Recapitulando: tem que ser na lua minguante e tem que ser vela amarela/palito. Quem mora em apartamento acende na sacada

3- Durante o período de lua crescente, pega uma vela verde/palito, um prato branco, sementes de girassol e lentilha, coloca a vela no centro do prato junto com as sementes.
Primeira noite você acende e faz uma oração pedindo prosperidade financeira e abertura de caminho pra você, principalmente prosperidade, pode pedir pra amigos e familiares também.
Durante 7 dias faz a oração e apaga. E no ultimo dia deixa a vela queimar. É pra ser acendida acima da cabeça, geralmente deixo em cima da geladeira.
Depois pode usar o prato normalmente e as sementes jogar num lugar que tenha mato, vaso de plantas.

Hoje firmei minha vela de anjo da guarda, segue imagens:

Axé!

)

Beta Miranda

Written by

macumbera millennials e cozinheira

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade