119ª Edição

OUTUBRO

Revista Betim Cultural
4 min readNov 16, 2019
Follaje. Foto Ramayane Martins.

Esteja onde você pode fazer diferença ou onde pode fazer diferença para você #th

EDITORIAL

Tiago Henrique

Sabe aquela história: há três coisas na vida que nunca voltam, a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida… Me lembrei dela nesse instante e quis compartilhar com você, é uma boa reflexão para exercitar diariamente.

Explicado e organizado as novas edições com a 4ª geração da Revista Betim Cultural, vim colocar em dia as publicações ainda não realizadas em relação aos meses desse ano. A partir de dezembro a RBC terá publicações mensais agendadas para todo dia 1º de cada mês. Acompanhe e tenha uma literatura autêntica.

Seja bem-vindo a edição 119.

A seguir os autores e seus textos.

DEMETRIO ALVES

Praia
Mi primer viaje a la playa fue un desastre.

Eu estava com 10 anos, tinha um medo danado de mar e meu pai resolveu ir a praia nas férias. Chegando lá, o hotel em que iríamos passar a noite estava sem vagas. Ficamos até 01:00 da manhã procurando hotel. Quando finalmente achamos fomos avisados que o hotel ia ser fechado 5:00 para manutenção. Quando deu 5:00 em ponto meu pai ficou com tanta raiva que voltamos pra casa sem aproveitar a praia.

PAULA FERRAZ

Infância
Pero infelizmente yo crecí.

Na minha infância …
Eu me diverti
Brinquei e sorri
Estudei e aprendi

Na minha infância …
Muito brinquei
Mas como todos os outros
Também me machuquei

Na minha infância …
De tudo eu vivi
Mas infelizmente
Eu cresci.

ALEXANDRE LOPES

Descobrindo as pessoas
La envidia de los otros es la incapacidad de ser como tú.

Um dia você vai descobrir que as pessoas só te atacam quando se sentem ameaçadas. E essa é a principal razão pela qual alguém não ama e critica você, é exatamente a inveja e a incapacidade de ser como você. Afinal, quem acha feio simplesmente ignora, agora, quem crítica sabe que jamais vai conseguir chegar aos seus pés.

JUAN LUCA

Uso e usos
Días, olores, ella, otros, yo… Sin duda olvidaré.

Pode parecer somente uma blusa, mesmo sendo…
Ainda sim tem seu valor
Começou quando comprei

Ela tem traçados próprios
Buscava novos sentidos,
Procurou novos cheiros,
Em troca protegeu do frio

Voltou, para que eu inalasse todo o cheiro
E meu cheiro de novo reinou
Em outras, novos cheiros foram encontrados
E voltaram para satisfazer um simples prazer

Velha, já tão experiente, tão bem usada, tão mal vestida,
Já se desfazia as costuras
As linhas já aparentes
Ainda servia de consolo para o frio

De mero sentimentalismo
Encontrou alguém que costurastes seus rasgos
Em troca, seu calor
Não morno nem frio, apenas teu calor

Seu cheiro facilmente terminaria com “ína”
Como qualquer outra droga aumenta a percepção

E agora qual será o fim?
Remendada, velha, fedida
Seria fácil simplesmente jogá-la no lixo
Seria mais emocionante guardá-la
Sentidos, cheiros, lembranças;
Dias, cheiros, ela, outras, eu…
Certamente esquecerei.

Nos vemos na próxima edição. Obrigado por sua leitura!

Al anochecer. Foto Ketlyn Cristiane.

Espaço aberto

TARSO CORRÊA

Correntes de ácido
Ni sentimientos o razón, solo el vacío, el frío de la noche.

Nas esquinas da madrugada,
Escondidos nas sombras da sociedade,
Nas curvas da hipocrisia,
Sob a luz amarela dos pelourinhos,
Criaturas da noite metamorfoseadas,
Desnudam suas almas peladas.
São dores contidas,
Salgadas pela maresia dos falsos carinhos;
Segredos engolidos, tragados,
Lavados por lágrimas secas.
Vida amarrada, apequenada, atalhada.
Rostos pintados, cores fortes, a esconder o olhar triste,
A marcar o caminho não seguido.
A constante presença da morte.
O corpo a venda, denegrido, puído,
Perdido nas dobras do relógio.
A alma sangrando, rasgando,
Dois seres em um, perdidos a se distanciar;
Buscando a afirmação, o necrológio;
Mas, só o que lhe resta, nada mais que a solidão,
Nem sentimentos ou razão,
Só o vazio, o frio da noite,
O açoite da indiferença,
A concretude da sentença.

Edições comemorativas
01 | 50 | 100 | 10 anos | Gerações

PARTICIPE

Envie textos de sua autoria para a Betim Cultural. Eles poderão ser publicados aqui no espaço aberto na revista. Interaja também com sugestões, comentários e críticas: participe@betimcultural.com.br

Edição publicada por
Tiago Henrique
thvirtual.com

GOSTOU DA REVISTA? LEIA OUTRAS EDIÇÕES AQUI.

Apoio:
Você pode ler todas as edições da revista em:
1ªGeração2ªGeraçãoAtual
CONHEÇA O MANUAL VEGANO

--

--