122ª Edição

JANEIRO

Revista Betim Cultural
Jan 1 · 7 min read
Foto Juan Luca.

Ponha em prática o bem que aprendestes. #th

EDITORIAL

Tiago Henrique

Ano novo, vida nova! Frase sempre revigorante e animadora. É preciso olhar para si para entender melhor o mundo, que é um reflexo de nossos sentimentos, sensações e interpretações daí então conseguiremos compreender melhor o outro em seus vícios e virtudes, defeitos e qualidades, dificuldades e facilidades. Seja o melhor de si mesmo e seja melhor para o outro. A vida se renova sempre que nos renovamos em nós mesmos.

Seja bem-vindo a edição 122.

A seguir os autores e seus textos.

ERIK KALLEY

O Pequeno Príncipe
Solo veo bien con el corazón.

Talvez o sentido da frase de Antoine de Saint-Exupéry “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”, não seja propriamente estar juntos a vida inteira…

Nem todo mundo que passa por nossa vida permanece presente para sempre…algumas pessoas que hoje dizemos ser especiais e amadas podem ser as primeiras a partir no dia de amanhã…

A questão é que se você é especial para alguém, se você é amado por alguém, se você cativou alguém de alguma forma, você estará, (querendo ou não) para sempre, marcado dentro dessa pessoa… existe um lugar ali dentro, preparado para ti, e mesmo que você destrua esse lugar, ele sempre existirá. As lembranças que a tal pessoa terá de você, sejam elas boas e felizes ou ruins e dolorosas, sempre existirão. Não importa o que você (ou a pessoa) faça na intenção de apagar o que viveram, as lembranças sempre existirão.

Não catives alguém na intenção de partir na primeira chance que tiver, porque a responsabilidade sobre a morada no coração cativo que você mesmo criou, é e sempre será sua.

Nunca se esqueça: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas…”

Cultives o bem, o amor, o carinho… leve paz e cura às pessoas. Porque afinal, se em um dia qualquer você necessitar partir, o coração cativado será eternamente grato por sua estadia, e as lembranças de ti virão sempre acompanhadas de um sorriso e uma oração de agradecimento.

Talvez só entendamos essas coisas quando aprendermos isto, que “o essencial é invisível aos olhos. Só se vê bem com o coração.”

Os homens esqueceram essa verdade…

ANA CAROLINA LOPES

Lembranças
Qué vida tan animada, fue divertida al mismo tiempo extrovertida.

Vôlei, rouba bandeira, pega-pega, pique-esconde,
peteca, queimada.
Que saudade tenho dessa época!
Dá vontade de voltar no tempo
Em todas as vezes que lembro
Pois mexe comigo por dentro.

Não se vê mais crianças brincando,
Só jogando.

Celular, Tablet, computador, internet, vídeo-game
Que agonia danada
De ver tanta criança viciada!

Os pais acham que é natural
Viver essa vida anormal
Mas não sabem que estraga a vida real.

Seria um alívio
Se cada criança percebesse que está estragando a sua infância,
Largasse a tecnologia
E vivesse a verdadeira alegria.

ÁLVARO CÉSAR TRINDADE

Atualidade
Nuestros actos tendrán consecuencias

Em pleno século XXI enquanto muitos pensam que estamos evoluindo, a verdade é que estamos retrocedendo, cada vez mais. Uma sociedade em que está afundada no egoísmo, na ganância, na libertinagem, na ignorância, onde “tudo é permitido”, mas ninguém quer arcar com as consequências de suas escolhas.

Pessoas que buscam prazeres momentâneos, e que para adquiri-los praticam quaisquer atos. Homens sem domínio próprio (onde não sabem dizer não ao errado). Relacionamentos rasos e banais, onde os jovens tratam relacionamentos como diversões. Literalmente usam da sua liberdade uma libertinagem.

Que procuremos valorizar uns aos outros, dar valor ao próximo, sendo que são pessoas que tem sentimentos, se alegram, entristecem e que NÃO devem ser tratados como “objetos do meu querer”. E que lembremos de uma coisa: Nossos atos terão consequências, sejam elas boas ou ruins.

ANDRESSA SANTOS

Sentimentos
Quando estoy contigo olvido mis problemas y el mundo que me rodea.

Não sei o que fazer com esse sentimento, sentimento que não me dá paz um segundo se quer, não consigo te esquecer, mesmo que eu tente meu coração quando te vê fica contente. Mas porque escolhi amar você?

Mas a verdade é: quem manda no coração ?

Eu gosto de você e não queria que esse sentimento que nasceu de um diálogo de confiança, se tornasse esse amor tão peculiar e diferente. Por mais que não enxergue isso TE AMO mesmo assim. Quando estou com você esqueço meus problemas e o mundo ao meu redor, só consigo ouvir as palavras que saem de sua boca, e os movimentos de seus belos lábios. Não dá pra disfarçar, te olho a todo instante e fixo meu olhar em seu corpo, em sua beleza.

É um sentimento ainda confuso para mim. Quando estou perto de você é o mesmo que estar longe, pois não posso expressar meus sentimentos, queria te beijar, te abraçar, dizer o quanto EU TE AMO, mas infelizmente é impossível porque não sei qual será a sua reação, o que vai pensar, o que vai sentir, o que vai fazer. Tento manter sempre em segredo esse amor que sinto por você; mas espero que um dia perceba e compartilhe esse amor comigo. TE AMO!

Nos vemos na próxima edição. Obrigado por sua leitura!

Foto Robert Felipe.

Leia mais

IZABELA MENDES

Sensação inexplicáveis
La ansiedad no es un tema muy agradable de que hablamos.

Ansiedade não é um assunto muito prazeroso do qual a gente fala. A ansiedade é estranha, ela te deixa com medo, ela te dá dores, ela te irrita, ela te machuca, ela te faz sorrir, ela te faz chorar, ela te faz querer gritar para todos que você não aguenta mais senti-la, ela te dá uma sensação nem um pouco agradável, te faz sentir coisas que você nem imaginava que poderia sentir.

Seu peito dói e os seus sentimentos também, você fica tonta e com falta de ar, sente o seu coração na sua garganta, sente as suas mãos suarem, seu corpo inquieto. Você não sabe o porquê você só sente e torce para que isso passe logo, torce para que você consiga vencer isso e um dia tentar ter uma vida normal, ser uma adolescente normal, poder ter amigos e não esconder deles o que você está sentindo, não querer ficar sozinha o tempo todo, não se sentir estranha ou louca só porque você é diferente deles, só porque você tem sentimentos mais sensíveis ou possui medos mais profundos.

As pessoas te julgam, mas não sabem nem a primeira palavra da sua história, das dificuldades que levaram anos para serem curadas e superadas. Depois de lutar tanto você acha que tudo isso já passou, e por causa de uma recaída, você se sente insuficiente de novo, você se sente um fardo novamente, você volta a sentir sensações que você sentia no começo do seu tratamento, você tem vontade de chorar, mas não pode… para não demonstrar fraqueza. Então você desenvolve uma máscara, um sorriso falso e finge para todos que está tudo bem, quando na verdade não está.

Você chega em casa e só quer chorar e ficar sozinha no seu quarto, isso te destrói por dentro, porque você tem que fingir estar tudo bem para não preocupar as pessoas ao seu redor ou para não ser chamada de louca, para não ser excluída, para não ser desprezada, mas eles não fazem a menor ideia do que você tá passando, pelo que você passou, por tudo que você já enfrentou e está enfrentando, pelas suas lutas, pelas suas batalhas, pelas suas conquistas.

Você é vitoriosa, por mais que é a sua auto estima quase não exista… você é linda! Mesmo você não achando isso, é uma campeã, você é uma guerreira com uma armadura que já está se desfazendo de tantas guerras por quais você já passou, mas você continua firme porque você é forte.

Você sente uma guerra dentro de você, uma guerra entre seus sentimentos que nem você entende, mas no fim, tudo vai ficar bem, tudo isso vai passar, acredite em mim! Quem te ama de verdade vai ficar do seu lado e te ajudar nessas situações. Um dia isso vai ser só uma lembrança ruim, uma experiência de vida da qual você vai tirar uma lição, por menor que ela seja, vai ter uma lição…

Edições comemorativas
01 | 50 | 100 | 10 anos | Gerações

PARTICIPE

Envie textos de sua autoria para a Betim Cultural. Eles poderão ser publicados aqui no leia mais da revista. Interaja também com sugestões, comentários e críticas via whatsapp.

Edição publicada por
Tiago Henrique
thvirtual.com

GOSTOU DA REVISTA? LEIA OUTRAS EDIÇÕES AQUI.

Apoio:
Você pode ler todas as edições da revista em:
1ªGeração2ªGeraçãoAtual
CONHEÇA O MANUAL VEGANO

Revista Betim Cultural

Written by

Para leitores conscientes. www.betimcultural.com.br

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade