123ª Edição

FEVEREIRO

Revista Betim Cultural
Feb 1 · 5 min read
Foto Maria Isabel

Guarde silêncio, principalmente quando você estiver sendo atacado. Apontar a espada àquele que fere não irá cessar o seu furor. #th

EDITORIAL

Tiago Henrique

É incrível como uma edição se encaixa naturalmente na composição publicada. Em voga nas redações adiante um tema existencial e presente a todo momento em que respiramos: a felicidade; muitos morrem por ela como insetos em volta da luz, outros a encontram com uma sutil sabedoria de vida e ainda há aqueles que despreocupados vivem de modo feliz, sem a pressão social ou pessoal. A felicidade é subjetiva, não adianta tentar capturá-la em sorrisos falsos, fingidas fotos ou em um estado de aparências. A felicidade não se compra, enganados aqueles que vivem atrás da felicidade ao passo que ela se manifesta na paz de espírito, na atitude pura e na realização sincera de seus sonhos. Viva com plenitude e tal como a expressão lindíssima do poeta Mario Quintana, extraia essa lição de vida:

O segredo é não correr atrás das borboletas…
É cuidar do jardim para que elas venham até você.
No final das contas, você vai achar,
Não quem você estava procurando,
Mas quem estava procurando por você.

Seja bem-vindo a edição 123.

A seguir os autores e seus textos.

ISLAINE PEREIRA

Apenas existir
La vida continúa y simplemente te olvidas de vivir.

Você acorda. Toma café da manhã. Vai pra escola. Almoça. Vai trabalhar. Janta. Dorme. E todos os dias vai repetindo as mesmas ações automaticamente sem experimentar coisas novas, sem procurar emoções novas. Se uma pessoa pergunta como foi seu dia, ou como você está, você apenas se limita a dizer que o dia foi bom e está bem. As vezes você nem está bem, mas fala que tá bem no automático. Tem que lidar com pessoas que não querem tanto o seu bem, mas segue em frente. A vida continua e você simplesmente se esquece de viver.

FELIPE SANTOS

A busca da felicidade
La búsqueda de la felicidad es una de las mayores causas de tristeza

Eu tive esse devaneio há algum tempo, e veja que não é algo que nos faça muito sentido temos que concordar, mas observe bem a nossa humanidade, observe bem o interior de tudo o que sentimos.

É possível que de longe nós possamos perceber que a causa da tristeza que sentimos, que todos sentimos, é a frustração por não sermos notados por nossos amores, por não conseguirmos um emprego ou até mesmo por não receber uma atenção devida dos familiares ou no namoro, o que essas situações têm em comum é que todas tinham como objetivo prioritário e talvez oculto obter felicidade.

Quando colocamos na mente que tal ação vai nos trazer a felicidade que queremos, nós nos jogamos nela, nos esforçamos, criamos expectativas, e quando expectativas não são atendidas, vem a frustração, com a frustração a tristeza, vê? Mas, se nós quando buscamos a felicidade encontramos também tristezas, devemos então parar de querer a tão bela felicidade plena? NÃO.

A felicidade caro leitor, é consequência, ela vem do dia a dia, a felicidade é algo natural, que é obtida através de ações, grandes ou pequenas mas em ações, fazendo o que você gosta, ajudando alguém, fazendo seu amor rir, fazendo uma pessoa aleatória se sentir bem, entende? Aprenda que felicidade não é troféu que se obtém numa competição, e sim consequência de uma determinada ação, que fará você se sentir em paz e alegre consigo mesmo.

MIKAELE DOS SANTOS

A humanidade
Me pierdo en mis sueños.

A humanidade deleita-se em seus vis momentos
Buscando a felicidade em vagos sentimentos
Não percebem que nunca hão de alcançar
Essa tal “felicidade”.
Me perco em meus devaneios pensando se por um momento tive tal sentimento
Porém tenho meus olhos abertos e não me engano buscando completar-me com falsos amores e sentimentos.

SAMARA ELL SHADAY

Quem somos nós afinal?
A veces no tenemos que ser alguien en el mundo.

Quem é você no mundo? Quem é você para alguém? Essas são duas de várias perguntas que nos vem a mente. Talvez não sabemos responder pelo fato do mundo hoje em dia estar individualista o bastante para sermos “alguém” no mundo, ou na vida das pessoas, tanto quanto queridas ou passageiras.

Pode ser que você que esteja lendo esse texto seja alvo de grande importância para as pessoas, ou pode ser que não, mas não se fruste.

As vezes não precisamos ser alguém no mundo, e nem na vida de alguém, no princípio de tudo basta sermos o suficientemente feliz, é incrível pra gente mesmo por dentro.

Não espere o mundo ou as pessoas te dizerem quem você é, seja você, faça o seu lugar onde quer que você esteja porque no final sempre notam e sabem quem você é.

Nos vemos na próxima edição. Obrigado por sua leitura!

Foto Bruno Henrique

Leia mais

REGIANE NUNES

Você é incrível
Eres increíble, eres valiente, eres suficiente para ti y para todos.

Quem nunca desistiu de fazer algo só porque estava cansado e não tinha mais ânimo pra tentar continuar, quem nunca chorou em meio a crises de ansiedade, que em meio de tantos problemas procurou sorrir, que em dias difíceis se levantou tomou seu café e criou coragem pra encarar o mundo lá fora, que já escutou de pessoas sem senso que isso tudo é pra chamar atenção.

Acredite você é capaz de ser feliz, acredite mais em si mesmo, faça coisas para si, você sabe que é forte, não deixe a ansiedade dominar você, você é maior que ela, você pode fazer tudo o que quiser, não deixe ninguém dizer o que você pode ou não fazer, porque você é forte o suficiente pra aguentar tudo isso, seus dias serão os melhores!

Você é incrível, você é corajoso(a), você é suficiente pra si e pra todos, acredite no seu potencial, seu sorriso é lindo, solte seu cabelo, se arrume, fique lindo(a) para si mesmo(a), você é maior que os seus medos, saia, divirta-se, faça coisas com as pessoas que você ama mas não deixe seu medo estragar tudo, você conquistará tudo que você deseja, tenha fé em quem você é corra atrás dos seus sonhos!

Edições comemorativas
01 | 50 | 100 | 10 anos | Gerações

PARTICIPE

Envie textos de sua autoria para a Betim Cultural. Eles poderão ser publicados aqui no leia mais da revista. Interaja também com sugestões, comentários e críticas via whatsapp.

Edição publicada por
Tiago Henrique
thvirtual.com

GOSTOU DA REVISTA? LEIA OUTRAS EDIÇÕES AQUI.

Apoio:
Você pode ler todas as edições da revista em:
1ªGeração2ªGeraçãoAtual
CONHEÇA O MANUAL VEGANO
Revista Betim Cultural

Written by

Para leitores conscientes. www.betimcultural.com.br

More From Medium

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade