127ª Edição

JUNHO

Revista Betim Cultural
Jun 1 · 7 min read
Foto Ana Carolina de Souza.

Mantenha o seu pensamento fora da dificuldade. #th

EDITORIAL

Tiago Henrique

Sabedoria de vida, todo mundo já ouviu essa expressão e todo mundo conhece alguém que simboliza esse significado. Os sábios, não são só aqueles medalhões da filosofia ou as figuras antigas em livro, eles estão ao nosso redor.

Cada um de nós traz de suas múltiplas experiências sagrados conhecimentos, demonstramos isso em pequenas doses ou circunstâncias do dia-a-dia. Do mesmo modo com que auxiliamos, inúmeras vezes somos os auxiliados.

Confie em sua sabedoria, respeite a sabedoria do outro e mantenha em mente a sua vontade de progredir. O pensamento sincero e pulsante conduz a ação, a ação transforma a realidade, e a atitude não as palavras, demonstram a verdadeira sabedoria.

Seja bem-vindo a edição 127.

Mª EDUARDA MÜLLER

Conversações com a natureza
Lo único que los hombres respetan es su voluntad y su poder .

Hoje, em um jardim qualquer, uma linda Flor com admirável beleza se distrai conversando com seu melhor amigo… o Sol. O assunto?A Flor não entende o por que do Sol estar tão agressivo pois seus raios cada vez mais se parecem com flechas de veneno! Disse a bela Flor.

O Sol irritadíssimo com a acusação descabida, explicou a Flor que o planeta Terra era para ele o mais belo do universo, e que desde o princípio conspirou para que as mais geniais criaturas pudessem chamar este planeta de lar. Surpresa, a linda Flor que não sabia o quão era antigo seu amigo na existência, então perguntou a ele o que mais lhe interessa: Qual é a história dos homens?… No início até de mim eles tinham receio, viviam pensando em como sobreviveriam na manhã seguinte…

Eles enxergavam as flores? Digo, eram pelo menos respeitosos? Bom, sua existência dependia desse respeito. E por que não depende mais? Por que nos arrancam do solo de maneira tão covarde e rude, parecem que não sabem que somos amantes, almas gêmeas, que não existimos plenamente se não estivermos em constante comunhão. O solo fica frio e seco sem minha presença.

Eu entendo minha amiga, e concordo porém, o Tempo foi cruel com os homens. Eles deixaram de acreditar que faziam parte da natureza e que dela precisavam. Infelizmente agora acreditam que são seu donos e como propriedade, a natureza deve corresponder a seus interesses…

Meu amigo vendo isso, você se arrepende de ter amado a Terra? Não, jamais, porém vejo que minha amada está morrendo.Eu sinceramente não entendo os homens! Por que adoecer a Terra? Arrancar minhas irmãs? Qual o motivo dessa total desordem? Bela Flor, os homens não conseguem ver os dois lados das coisas no seu mundo… O único que os homens respeitam é a vontade e seu poder. Gostaria de perecer com a memória de que um deles me observou atentamente e disse: Mas que dádiva! Olhe que bela flor!

NEYRIELLE FERNANDES

Folhas de chá
Otro dia como cualquier otro.

Mais um dia
como qualquer outro,
O mesmo vazio
a dor sem consolo

Podre existência,
marcada por fracassos e rejeições;
Eles vão te julgar
Depois te ignorar

Você só existe
enquanto ainda pode entretê-los
então sorria
mesmo morto

Mais um dia
como qualquer outro
Tristeza reprimida
alegria fingida
assim se seguirão todos os dias
de decadência e desilusão
Suave intenso sopro de solidão

Folhas de chá
Flutuam em sua caneca favorita
você anseia pelo fim da vida
mentindo pra si mesmo
não vê outro jeito de fugir deste pesadelo
depositado no fundo da caneca
sombra de morte
seu futuro está nelas

Mais um dia
como qualquer outro
um corpo flutua em uma corda
enquanto sua alma vaga amaldiçoada
Quem se importa?
Folhas de chá
em uma caneca…

MÁRCIA RODRIGUES

Julgar menos e amar mais
El mundo necessita más amor.

Vivemos em um mundo tão desigual, seja por ter uma classe social diferente, por pensar diferente dos outros, por ter um estilo diferente.

Muitas vezes achamos que só nós pensamos certo, que temos de estar sempre no “padrão” descrito pela sociedade, por medo de não ser aceito no meio das pessoas.

Mas, por que ter medo? Se estamos fazendo o que é certo, se fazemos o que gostamos, se estamos sendo nós mesmos.

Essa sociedade precisa ter mais empatia! Ao invés de julgar o próximo devemos ajudar ele, dar conselhos independente da sua classe social ou de seu jeito.

Tem dias que estamos tão para baixo e só precisamos de um abraço ou uma companhia que nos acrescente algo.

Nossa geração, precisa de mais amor, amor pelo próximo, amor pela pessoa maravilhosa que ele é.

Nos dias de hoje, o que mais vemos são pessoas com depressão, seja jovem ou adulto, e o que mais fazemos é julgar, mas por que julgar se não é a nossa dor?

Muitas vezes, até nós fazemos uma pessoa ficar mal, seja por palavras mal ditas ou por algo que você fez e a magoou, por isso é importante ter amor, acho que o amor faz superar todas as tristezas, faz superar a depressão ou qualquer dia ruim que parece que o mundo vai acabar.

Independente do que as pessoas digam ou pense você é uma pessoa maravilhosa, acredite em você mesmo!

FELIPE OLIVEIRA

Conhece-te a ti mesmo // @Oliveira.329
Conoce tu alma.

Esta frase em que se baseia esse texto, e que diz muito sobre viver bem de verdade, e o que podemos entender com ela é o seguinte, é necessário que nós nos conheçamos para uma vida melhor e mais saudável.

A partir do momento em que nos conhecemos muda tudo em nosso redor, então se conheça, conheça sua alma, crie intimidade com você mesmo, se alegre com sua presença antes de se alegrar com a presença de outras pessoas, seja você seu melhor amigo, se conhecer é desenvolver em si a própria felicidade, é ter paz.

É de extrema importância que você se conheça para se sentir completo, para se sentir bem consigo mesmo, é quando nos conhecemos que vemos que o vazio que sentimos é a falta de amizade entre nós e nosso “eu”, e que nossa carência de coisas superficiais cessa. Conhecendo-se você se ama de verdade, pois quando não nós amamos, não nós conhecemos realmente, pois o autor disse “é impossível amar aquilo que não conhecemos”.

Quer ter uma real identidade? Saiba quem você é, se conheça a fundo, se descubra caro leitor(a), antes de descobrir-se vazio por não ter uma forma. Saber quem é, é mais importante que conhecer alguém para nos acompanhar na vida, pois se não se conhece, como alguém pode te conhecer?

Nos vemos na próxima edição. Obrigado por sua leitura!

Foto Kamyla Victoria.

Leia mais

KAILLANE SILVA

Sentimentos, versos e pensamentos
Las personas a mi alrededor quieren vivir de reputación, pero lo que quiero de ellos es integridad.

Gratidão, é a palavra que define!
Perdão…
Perdão, perdão por essa intensidade!
É que eu só tenho essa vida, e nem sei até quando…

Vejo na tv filmes repetidos,
Pra matar o tempo eu devoro livros.
Eu só quero alguém pra conversar de madruga!

Más eu prefiro a solidão, do que viver na ilusão!
As vezes eu acordo assim: um furacão dentro de mim.
Perdida e carente!
E pior que o cansaço físico é o mental,
te esgota, as coisas ficam fora do normal.

Vejo situações iguais a minha, não aconselho, pois já teve dias que não quis nem olhar no espelho. Sempre há uma esperança, e lembro-me de quando eu era criança… tem momentos que dá saudades da infância!

É difícil explicar, mas creio que há um Deus a me guardar.
Sim, sou tão pequena e frágil!
Mas não quero implorar por ajuda, o tempo é o melhor remédio!

Já me apelidaram de bomba relógio…

Mas aprendi que na vida tudo tem sentido e descobri que sempre tem alguém que quer o nosso bem, e que o final é bem melhor e o que virá é tudo parte de um propósito…

Sempre estivestes aqui, Tua palavra nunca falhou, e nunca me deixou, deposito toda minha confiança em Ti.

Texto: dedicado a minha amiga Maria Eduarda Silva Müller, minha inspiração pela história de vida e por momentos que ela já teve que enfrentar.

Edições comemorativas
01 | 50 | 100 | 10 anos | Gerações

PARTICIPE

Envie textos de sua autoria para a Betim Cultural. Eles poderão ser publicados aqui no leia mais da revista. Interaja também com sugestões, comentários e críticas via whatsapp.

Edição publicada por
Tiago Henrique
thvirtual.com

GOSTOU DA REVISTA? LEIA OUTRAS EDIÇÕES AQUI.

Apoio:
Você pode ler todas as edições da revista em:
1ªGeração2ªGeraçãoAtual
CONHEÇA O MANUAL VEGANO

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store