Carboidratos

Simples e Complexos.

Fonte da imagem

Publicação original: Quero viver bem.

A principal função do carboidrato é fornecer energia para o organismo.

O Carboidrato é de extrema importância para o nosso organismo, pois uma de suas funções é a geração de energia. Quando ingerido ele se transforma em glicose e glicogênio. A glicose é armazenada nos músculos (gerando energia e assim, força muscular).

Mas as fibras musculares têm um limite de armazenamento e o que se excede vira glicogênio (e gera energia para as células), ingerido em grande quantidade serão encaminhadas para as células adiposas (células de gordura).

E aí está o “problema”. Ao iniciarmos uma dieta, qual a primeira coisa que pensamos ou ouvimos? Cortar o carboidrato das refeições. Mas pense que, fazendo isso, estará bloqueando a entrada de uma importante fonte energética do seu corpo, e possibilitando o aparecimento de males como indisposição, irritabilidade, dores de cabeça e mal humor. Por isso que o grande segredo é se alimentar adequadamente e com quantidades adequadas de carboidrato.

Antes de iniciar qualquer dieta — seja de perda ou de ganho de peso — é essencial conhecer os 2 tipos de carboidratos: simples e complexos.

CARBOIDRATOS SIMPLES

(DE ALTO ÍNDICE GLICÊMICO) São fontes de energia imediata e facilmente digeridos pelo organismo, aumentando os níveis de glicose na corrente sanguínea. Recomendado antes de treinos rápidos e intensos.

Mas se a intenção é perder peso, procure evitá-los, os carboidratos de alto índice glicêmicos, quando não eliminados, se transformam em gordura. Alguns exemplos deles são:

Arroz branco, Macarrão, Pão branco, Açúcares, Refrigerante, Doces
Biscoitos, Pipoca, Sorvete, Bebidas isotônicas, Chocolates.

CARBOIDRATOS COMPLEXOS

(DE BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO) São digeridos mais lentamente pelo organismo, distribuindo energia aos poucos e aumentando menos e gradativamente os níveis de glicemia no sangue.

Se você está fazendo dieta para perder peso, opte pelos carboidratos de baixo índice glicêmicos, além de serem muito mais nutritivos e conterem fibras, vitaminas e minerais, te proporcionam a sensação de saciedade por mais tempo. São alguns deles:

Arroz, macarrão e pães integrais, Mandioca, Batata doce, Grão de bico, Abóbora, Aveia, Brócolis, Milho, Ervilha, Linhaça, Tomate (vegetais em geral).

Agora que você já sabe a importância do carboidrato e a diferença dos simples e dos complexos, fique atento ao iniciar uma dieta. Escolha o alimento certo para seu tipo de programa alimentar e atividade física. Lembre-se, eles não devem ser eliminados da nossa vida!

Acesso em 24/01/2018.


Nutrientes
Proteínas
Cálcio
Ferro
Carboidratos
Fibras
Vitamina D
Vitamina B12
Sem glúten

Você pode ler todas as edições da Revista em:
Memorial 1
Memorial 2
Atual

Vamos lá, compartilhe!

MANUAL DO VEGANISMO
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store